A escolha da sua residência nova envolve a definição de alguns critérios, como compra ou locação, o tipo de imóvel, a localização. É preciso ainda decidir se o ideal para você e a sua família é viver em um bairro comercial ou residencial.
Para isso, é importante conhecer as características da infraestrutura local que mais se adaptam ao seu perfil. Por isso, acompanhe o conteúdo a seguir e saiba quais são as vantagens de um bairro comercial, bem como as diferenças entre ele e um residencial. Confira!
Os bairros mais comuns
Depois de bater o martelo em relação ao tipo de imóvel em que você quer investir e à cidade que abrigará o seu novo endereço, é preciso avaliar os bairros. Isso, porque tanto os bairros residenciais quanto os bairros comerciais têm as próprias características, incluindo vantagens e desvantagens.
Você sabe quais são as suas prioridades? O que é bairro comercial? Considera que ter uma infraestrutura completa por perto é mais importante que viver em locais mais tranquilos? Essas são perguntas essenciais que devem ser feitas antes da tomada de decisão.
Enquanto um bairro residencial tende a ser pacato, tranquilo, silencioso, composto por ruas largas e muitas casas, os bairros comerciais garantem praticidade. Ou seja, resolver questões do dia a dia torna-se mais fácil e rápido com a proximidade do comércio.
Dependendo do estilo de vida da sua família, algumas características particulares dessas duas modalidades de endereços podem ser mais compatíveis. Por isso, faça essa avaliação.
Bairro comercial
O bairro comercial contribui com a otimização de tempo e a organização do dia a dia. Afinal, ter uma gama de opções de serviços e lojas de conveniência garante praticidade e agilidade à rotina.
Outras vantagens são a alta demanda de transporte público para as principais vias de acesso da cidade e a proximidade de supermercados, farmácias, hospitais e centros comerciais, bem como serviços de alimentação. Essas regiões tendem a ser mais populosas e ter grande fluxo de pessoas.
Os imóveis em um bairro comercial geralmente são menores, mas funcionais, voltados a quem precisa poupar tempo e se deslocar com rapidez. Além disso, são estrategicamente localizados próximos a pontos de transporte e vias de acesso rápido.
Mas é claro que toda essa praticidade tem um custo, que tende a ser mais elevado do que os praticados em bairros residenciais. A comodidade e a economia de ter à mão produtos e serviços fazem a compensação no preço.
Por outro lado, uma das desvantagens de bairros comerciais é a maior incidência de poluição sonora para quem vive nas proximidades. Ainda, a região mais movimentada pode despertar a atenção de assaltantes, tornando os bairros comerciais mais perigosos.
Diferenças entre bairro comercial e residencial
Os bairros residenciais são regiões mais tranquilas, silenciosas. Por não haver fluxo intenso de pessoas, são locais que garantem privacidade. Eles diferem entre si, já que alguns são mais populosos, outros são mais simples, e existem ainda aqueles compostos por muitos condomínios.
A infraestrutura local oferece comércios voltados aos moradores da região, para facilitar a rotina de quem vive por ali. Então, é possível encontrar minimercados, farmácias, hortifrútis e açougues, por exemplo.
As casas e os apartamentos em um bairro residencial tendem a ser espaçosos, e o valor depende da estrutura do imóvel. Em muitos casos, os preços em bairros residenciais, mais afastados do grande comércio e região central, são mais em conta.
Essa distância, inclusive, pode ser considerada uma desvantagem de viver em um bairro residencial. Isso, porque o deslocamento para o trabalho ou a escola das crianças pode ser desgastante e, consequentemente, uma despesa extra para os moradores.
Tipos de bairros
O bairro comercial e o residencial são os mais comuns em uma cidade, porém há outras categorias de bairros para conhecer e avaliar.
- Bairro industrial: existem em poucas cidades, e são bairros extensos, onde são instaladas grandes indústrias. As atividades nesses locais geram ruídos, emissão de gases tóxicos e circulação de veículos de grande porte. As residências são geralmente voltadas aos trabalhadores.
- Bairro misto: são compatíveis com as grandes cidades e compostos por bairros sem uma característica única. Existe a presença de casas, comércios e indústrias.
- Bairro rural: locais distantes dos centros urbanos, onde a atividade rural gera empregos e renda. Contam com grandes espaços territoriais e produção agrícola.
Em dúvida sobre onde viver? A Melhortaxa te ajuda!
Depois de conhecer tanto as características de um bairro comercial quanto as de um residencial, ainda está em dúvida sobre onde vai morar? Aqui no blog Melhortaxa você pode encontrar muito conteúdo que vai te ajudar a tomar a decisão!
Considere a infraestrutura, a possibilidade de valorização em longo prazo, o endereço, o tipo de bairro e o de imóvel. Assim, a sua avaliação pessoal será feita com propriedade e certeza de suas escolhas! Acesse agora mesmo e saiba tudo sobre onde morar!