Se você fez um financiamento e está pensando “posso transferir meu financiamento para outro imóvel”, saiba que esta é uma dúvida recorrente e vamos ajudar a entender o tema.

Veja a seguir como a transferência de dívida funciona, como a transação pode ser realizada e como transferir o financiamento de um imóvel para outro. Acompanhe o conteúdo a seguir e confira.

Como funciona a transferência de financiamento

“Posso transferir meu financiamento para outro imóvel?”. Sim! Na verdade, esta é uma transação de compra e venda. Isso porque é necessário vender a sua casa ou o seu apartamento financiado para haver a compra de um novo imóvel.

Para isso, é preciso vender o imóvel atual e solicitar ao banco credor um boleto com o saldo devedor da dívida para pagamento. Com a venda autorizada, o valor pendente é quitado. Então, o saldo restante pode ser direcionado à aquisição do imóvel novo.

Dessa maneira, um novo processo de financiamento imobiliário é iniciado, e você conclui a transferência do financiamento para a sua nova propriedade.

Você ainda pode estar se perguntando “posso transferir financiamento para outro imóvel quantas vezes?”, e a resposta é: quantas vezes julgar necessário. Não há limitações quanto à venda de uma propriedade financiada em seu nome. Basta ter capacidade de pagamento para realizar a operação, que é aprovada após a análise de crédito.

Então, como transferir para outra pessoa?

Outra dúvida comum envolve como transferir financiamento de imóvel para outra pessoa. Muitos não sabem, mas isso é possível, desde que o banco credor autorize a transação. O terceiro, que vai assumir a dívida, precisa passar por uma análise de crédito, que vai checar o histórico de pagamento e a renda mensal e verificar possíveis pendências ou restrições com a instituição.

posso transferir meu financiamento para outro imóvel

Com a aprovação do banco, é iniciado um novo processo de financiamento. Um novo contrato é emitido em nome do novo proprietário e ele passa a ser responsável pelo pagamento das parcelas.

O repasse de financiamento imobiliário é, na verdade, a venda de um imóvel não quitado. Ou seja, você repassa o financiamento a um terceiro, que compra o seu imóvel, mesmo que não tenha terminado de pagar as parcelas do seu contrato.

Também é possível que, no momento de transferir financiamento de imóvel para outra pessoa, haja a mudança de instituição financeira. Isso porque o mutuário consegue fazer o processo com outro banco, desde que não existam pendências.

Entenda a portabilidade imobiliária

Já se estiver pensando “posso transferir financiamento de imóvel para outro banco”, também existe solução. A qualquer momento, você consegue solicitar a portabilidade do seu financiamento imobiliário.

O principal motivo que leva as pessoas a buscarem a portabilidade imobiliária são as altas taxas de juros impostas pelo banco para a aquisição de um imóvel. Ao constatar que existem instituições praticando taxas mais atrativas e vantajosas, você pode solicitar a transferência de banco.

Para isso, solicite o extrato da dívida ao credor atual, como se fosse quitar o contrato. Dessa maneira, o cálculo do saldo devedor vai excluir os juros, e você sabe quanto efetivamente tem pendente com essa instituição.

O próximo passo é contatar o novo banco e propor a portabilidade. Para isso, você precisa verificar qual é a instituição financeira que oferece melhores taxas, condições e até atendimento. Fazendo a transferência de banco, você vai passar a pagar melhores preços para o mesmo financiamento.

Transações permitidas na portabilidade de financiamento

A portabilidade não tem limite de transações permitidas. Assim que encontrar melhores propostas de mercado, você consegue solicitar a migração de seu contrato. Vale lembrar que o prazo do financiamento deve ser mantido.

Dicas para fazer a portabilidade de maneira assertiva:

Para a negociação acontecer de maneira rápida e segura, confira a seguir as nossas dicas. Assim, você entende melhor como funciona o processo de portabilidade de financiamento e tira as suas dúvidas.

Tenha cuidado com as taxas indevidas. Pode acontecer de uma cobrança inexistente ser embutida em seu contrato. Se isso acontecer, encaminhe ao Banco Central como uma venda casada.

O imóvel passa novamente por uma análise física e jurídica, por isso preste atenção nos valores da nova avaliação da propriedade e se informe a respeito da avaliação.

Com o banco em posse da sua documentação, a tratativa é realizada entre as instituições financeiras e não há a necessidade de comparecer a uma agência para realizar a portabilidade.

Procurando alternativas para o seu financiamento imobiliário? Conte com a Melhortaxa!

Agora que seu questionamento sobre “posso transferir meu financiamento para outro imóvel” foi esclarecido e que abordamos outras possibilidades de transferência de um imóvel financiado, o que acha de conferir se existem propostas mais interessantes e vantajosas para o seu contrato?

A nossa equipe especializada em crédito imobiliário pode encontrar soluções mais atrativas para o seu processo atual. Por meio da portabilidade imobiliária, você economiza e paga o seu financiamento de forma mais tranquila, sem pesar no orçamento. Envie seu formulário de cadastro agora mesmo e confira!