Entenda como funciona

1

Faça seu pedido

2

Receba propostas

3

Encontra a melhor solução

4

Receba o crédito

O refinanciamento de veículos é uma opção de crédito para aqueles momentos em que o orçamento aperta. Ele é oferecido por diversas instituições financeiras e tem algumas características específicas.
Na prática, o refinanciamento de veículos consiste em colocar o automóvel em garantia para pegar o dinheiro emprestado. É importante entender como funciona esse crédito, antes de solicitá-lo. Conheça!

Valor do crédito

No empréstimo com garantia de veículo, o valor que o interessado pode tomar no banco pode corresponder a até 90% do carro. Isso vai depender do ano e do modelo do carro. A avaliação do automóvel leva em consideração o preço de mercado, conforme o indicador da tabela Fipe.

A porcentagem máxima é determinada de maneira diferente em cada instituição. Um banco pode liberar até 50% do valor do veículo, enquanto outro pode emprestar 90%. Além disso, é necessário que o automóvel tenha até 10 anos de fabricação. Os modelos mais antigos não são elegíveis para serem colocados em garantia.

Quando e para que usar o refinanciamento

O uso do dinheiro tomado no refinanciamento de veículos é livre. O cliente é quem escolhe como e quando usar o crédito, seja para resolver algo do aspecto pessoal ou profissional.

Esse montante pode ser uma alternativa para momentos difíceis, em que as dívidas se acumulam. Também é possível usar o dinheiro para a concretização de planos, como uma reforma na residência.

Melhores condições

O refinanciamento de veículo é um crédito atraente, pois conta com juros baixos. As taxas são bem menores que outras modalidades, como empréstimo pessoal e cheque especial.

As condições para pagamento também são interessantes. O cliente pode pagar o empréstimo em até 48 meses. Além disso, é possível antecipar as parcelas para ganhar um desconto dos juros. Isso pode ser feito, por exemplo, ao receber o 13º salário e a restituição do imposto de renda.

Quem pode solicitar o refinanciamento de veículos

O refinanciamento de veículos pode ser solicitado por qualquer pessoa que preencha os requisitos. Alguns bancos disponibilizam o crédito para quem está negativo, mas, nesse caso, os juros cobrados podem ser mais altos.

Para solicitar esse empréstimo, o interessado deve ter um carro em seu nome. O automóvel é, então, colocado em alienação fiduciária de veículo.

Na prática, isso significa que o banco passa a ter a posse indireta do bem. Para o proprietário nada muda, pois ele pode continuar usando o automóvel. Assim que a quitação é realizada, o carro volta a ser apenas do cliente.

Há uma série de documentos que o interessado no refinanciamento de veículos devem apresentar. São eles:

  • CPF e RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se for o caso);
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV),
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Comprovação de renda

Um dos requisitos para refinanciar um veículo é comprovar a renda. Por lei, as parcelas do crédito só podem ser de até ⅓ do rendimento mensal do interessado. Isso evita que o cliente se complique e tenha dificuldades de arcar com os compromissos firmados.

Para demonstrar a renda, as instituições podem solicitar diversos documentos, como imposto de renda e extratos bancários. Apesar de haver a garantia, essa etapa, que consiste na análise financeira, é obrigatória para todos os solicitantes.

Como refinanciar o seu veículo na Melhortaxa

Refinanciar um veículo na Melhortaxa é muito mais fácil do que se imagina. O primeiro passo consiste em preencher um formulário, para que possamos identificar as melhores oportunidades.

Depois disso, o cliente recebe um e-mail com algumas propostas e escolhe a que melhor se adequa ao que procura. Quando o banco tiver sido escolhido, ele irá demandar alguns documentos que deverão ser enviados o quanto antes.

O refinanciamento de veículos é um processo que acontece rapidamente. Mas é importante destacar que quanto mais rápido o cliente providenciar o que for solicitado, mais rápido o dinheiro poderá ser liberado.

Com os documentos em mãos, a instituição irá avaliar as condições do cliente e o próprio automóvel — que, nesse caso, é a garantia do crédito. As últimas etapas são a análise jurídica e a assinatura do contrato.

Vantagens de refinanciar na Melhortaxa

Precisa fazer um refinanciamento de veículo? Compare as taxas cobradas pelos bancos em um só lugar e sem sair de casa. Aqui, com apenas alguns cliques, é possível acessar as melhores condições do mercado.

Se precisar, você pode ainda tirar as suas dúvidas com a nossa equipe de especialistas. Além disso, os clientes da Melhortaxa participam de um clube de benefícios exclusivos, que inclui descontos em seguros, vinhos e eletrodomésticos.

Aproveite já para garantir o refinanciamento de veículos, de acordo com seu perfil e otimize o seu orçamento. A Melhortaxa ajuda você nisso!

Quer saber mais sobre refinanciamento?

Veja o nosso guia

Você não precisa ser um expert em finanças para reverter a sua situação econômica e organizar o orçamento. Na Melhortaxa, você conta com uma assessoria exclusiva que pode ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Encontre as propostas ideais para o seu projeto em um só lugar. O procedimento para obtenção do empréstimo ocorre rapidamente. Desse modo, em poucos dias você já pode estar com o montante de que precisa. Vale notar ainda que todo o nosso serviço é gratuito, pois não repassamos custos aos clientes. Aproveite já para encontrar as melhores oportunidades para estruturar o seu orçamento. Preencha o nosso formulário e receba, sem sair de casa, as propostas de refinanciamento de imóvel que mais se encaixam ao seu perfil. A Melhortaxa te ajuda!