Para quem está planejando comprar um veículo, é importante entender como calcular o financiamento, considerando a amortização e as taxas de juros. Porém, essa transação ainda tem a aplicação do Imposto sobre Operações Financeiras. Por isso, é fundamental saber sobre o IOF de financiamento.

Conhecer como calcular a aplicação do imposto em seu financiamento de veículo vai te ajudar a fazer o planejamento correto e assertivo. Dessa maneira, você saberá quanto aproximadamente vai pagar em cada parcela.

Para saber mais sobre o IOF para financiamento de automóveis, acompanhe o conteúdo que trouxemos para você e veja como preparar as suas finanças para partir em busca do carro novo.

O que é o IOF

O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado sobre diversas operações financeiras, como crédito, câmbio, seguro ou títulos e valores mobiliários. Ele é regulamentado pelo Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, tendo a função de regular a economia brasileira. 

A aplicação do IOF serve para controlar o mercado, que pode ficar estimulado ou não, dependendo da alíquota vigente. Por meio do valor recolhido junto à cobrança do imposto, a Receita Federal e o governo percebem a movimentação da demanda de crédito no Brasil, visto que o IOF é proporcional às transferências financeiras efetuadas.

IOF no financiamento de veículos

Para entender como se dá a aplicação do IOF para financiamento de veículos, é importante saber como funciona o CET (Custo Efetivo Total) da operação. A parcela do financiamento é composta por amortização, juros, taxas — Gravame e Taxa de Abertura de Crédito (TAC) — e Seguro Proteção Financeira (SPF).

No financiamento de automóveis, é aplicada a cobrança de 0,38% sobre o valor total do empréstimo. Ainda existe uma segunda taxa, correspondente a 0,0082% ao dia ou a 3% ao ano, repassada pelos bancos ao governo federal.

A porcentagem do IOF de financiamento representa um aumento considerável nas transações financeiras cujo valor é mais alto. Por isso, é importante incluir essa conta quando decidir comprar um carro novo. Use simuladores de financiamento para avaliar se a despesa cabe no seu orçamento.

iof de financiamento

Quando o IOF é cobrado

Como mencionamos anteriormente, existe a aplicação do IOF sobre financiamento e diversas transações financeiras. Há a incidência do imposto em operações de crédito, seguro, compra e venda de moeda internacional, títulos e valores mobiliários. Observe a aplicação do IOF nas categorias abaixo.

  • Financiamentos/empréstimos: a aplicação do IOF financiamento imobiliário é a alíquota de 0,38% sobre o crédito total contratado mais a alíquota diária cobrada em cima dos valores pendentes;
  • Crédito rotativo do cartão de crédito/cheque especial: existe a alíquota de 0,38% sobre o valor atrasado e a aplicação de cobrança de 0,0082% ao dia até o pagamento do débito. Então, se a sua dúvida se refere a o que é IOF de financiamento na fatura, esta é a explicação;
  • Compras internacionais (cartão de crédito ou débito): neste caso, a aplicação do imposto é maior que o IOF de financiamento e incide em cada transação efetuada. A taxa é de 6,38%;
  • Seguros: aqui, o IOF recai sobre o prêmio, e há a incidência sobre o valor pago à seguradora no ato da contratação. O seguro auto tem a alíquota de 7,38%;
  • Resgate de investimentos: no caso do Tesouro Direto e dos CDBs, existe a aplicação de IOF, enquanto a alíquota pode variar dependendo do tempo. Por isso, quanto mais dias se passam, menor é o IOF.

Existe a isenção do imposto?

Esta é uma dúvida recorrente, mas existem situações em que o imposto é isento. É o caso de investimentos na poupança, ações da Bolsa de Valores e transações imobiliárias por meio do leasing.

Para as compras e as vendas pelo leasing de imóveis, também existe a isenção de IOF de financiamento. Isso porque a operação não é considerada uma transação financeira efetivamente.

O leasing funciona quando o consumidor loca o seu bem, no caso, um imóvel, transformando-o em um arrendamento mercantil, também chamado de locação financeira, sendo feito por meio de uma locadora ou uma arrecadadora.

Quer entender mais sobre Finanças? A Melhortaxa pode ajudar!

Agora que você sabe o que é IOF de financiamento, continue aqui, no blog, e veja a nossa seção especial de Finanças Pessoais. Lá, há uma seleção de conteúdos inteiramente voltados à organização financeira.

Você pode conferir dicas para economizar no orçamento mensal, tirar juros de uma dívida e remover o seu nome do cadastro de negativados. Acesse agora mesmo e mantenha-se informado!