Encontrou o imóvel dos sonhos? Então, você deve se atentar aos trâmites cartorários que envolvem a negociação. Além do contrato de compra e venda, a escritura e o registro são importantes para a regularização da propriedade. Quer saber quanto tempo demora para registrar um imóvel no cartório?
Essa é uma dúvida frequente, afinal esse registro proporciona a garantia final de que a propriedade é sua. Por isso, é importante atentar-se às etapas exigidas pelo Cartório de Registro de Imóvel da sua cidade, além dos prazos estipulados.
Para que você possa se planejar com antecedência e adiantar os processos, separamos as informações mais úteis para esse momento. Acompanhe o texto a seguir e confira os detalhes.
Para que serve o registro de imóvel?
Antes de responder quanto tempo demora para registrar um imóvel no cartório, é importante avaliarmos a importância do registro. A principal funcionalidade do documento é atestar que você é o proprietário do bem.
O registro do imóvel é elaborado pelos cartórios regionais e deve ser redigido na mesma cidade onde o imóvel está — diferente da escritura, que pode ser feita em qualquer localidade. Saber diferenciar essas duas certidões também é essencial para o processo de solicitação dos documentos.
Somente após registrar imóvel no cartório é que a casa ou o apartamento que você comprou será legalmente seu. Em caso de uma venda futura, por exemplo, é importante que os documentos estejam em dia e no nome dos donos para evitar imprevistos legais na negociação.
Como solicitar o registro de imóvel?
O que é preciso para registrar um imóvel no cartório? O primeiro passo é entrar em contato com o Cartório de Registro de Imóveis da sua região e informar-se sobre o procedimento. Cada ofício possui regras próprias. Assim, a solicitação ou não de documentos adicionais dependerá da situação do imóvel.
Quando a negociação de compra e venda é feita por intermédio de uma imobiliária, é natural que os profissionais definam os detalhes burocráticos antes da negociação ser concretizada. Porém, caso você negocie diretamente com os antigos donos, é preciso averiguar cada detalhe.
O mais importante é reunir o máximo de documentos, tanto dos vendedores quanto dos compradores, para adiantar os procedimentos e desburocratizar o pedido. Dependendo da cidade, o cartório pode demorar mais dias que o normal para regularizar a situação.
Quais são os documentos exigidos para registrar um imóvel?
Como dito anteriormente, o processo de solicitação do registro de imóvel exige uma série de documentos e atestados de garantias sobre a regularização do bem. Além dos documentos pessoais dos envolvidos, há certidões da propriedade e comprovantes de pagamento de impostos relacionados.
Está em dúvida sobre quais são os principais documentos para registrar um imóvel no cartório? A lista pode variar conforme a situação do imóvel e da cidade onde ele está localizado, mas, em geral, os mais pedidos são:
- contrato de compra e venda;
- escritura do imóvel;
- RG, CPF e Certidão de Casamento (quando houver);
- comprovante do último IPTU pago;
- matrícula atualizada da propriedade;
- comprovante de pagamento do ITBI.
Qual é o prazo para recebimento do registro de imóvel?
Mas, afinal, quanto tempo demora para registrar um imóvel no cartório? Após a entrega de todos os documentos citados no tópico anterior, o tabelião responsável fará uma análise detalhada de todas as certidões entregues. Com a escritura em mãos, o profissional dará andamento aos próximos passos.
Durante o processo de análise, é possível que sejam pedidos novos documentos, caso haja pendências a serem atualizadas. Esse tipo de solicitação costuma atrasar o processo do registro, mas o prazo não passa de 30 dias.
Se você está se perguntando qual o valor para registrar um imovel no cartório em SP, por exemplo, vale lembrar que cada ofício trabalha com regras próprias para a determinação dos valores. Porém, o registro do imóvel costuma ter um custo aproximado de 1% do valor venal do imóvel.
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Agora que você já sabe, em média, quanto tempo demora para registrar um imóvel no cartório, ficará muito mais fácil se planejar para realizar o sonho da casa própria! Que tal se manter atualizado sobre todos os procedimentos burocráticos que envolvem a compra e a venda de uma propriedade?
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