Em busca de uma vida mais tranquila longe do agito das grandes cidades? Então, saiba que você não está sozinho! A busca por imóveis rurais cresceu mais de 50% em 2020. Para realizar esse sonho, muitos brasileiros têm pesquisado sobre como financiar uma chácara.
Morar no campo pode trazer inúmeros benefícios, desde uma maior qualidade de vida até a possibilidade de investir em produção agropecuária. Independentemente do seu objetivo, é importante se atentar às regras de solicitação do crédito rural, já que ele se diferencia das modalidades urbanas.
Quer comprar uma chácara, mas não possui o montante necessário para pagar à vista? Acompanhe o texto a seguir e saiba quais são as opções de crédito imobiliário disponíveis e a melhor forma de financiar imóvel rural.
Como funciona o financiamento de um imóvel rural?
A primeira informação que você deve ter em mente quando se pergunta como financiar uma chácara é em relação ao funcionamento desse tipo de crédito. Isso porque o financiamento rural se diferencia da modalidade urbana em diversos aspectos.
O financiamento de imóvel rural abrange propriedades fora do perímetro urbano, o que significa um imposto diferente e outras particularidades. Enquanto o IPTU é o responsável pelas taxas de imóveis nas cidades, nas zonas rurais, há o Imposto Territorial Rural (ITR).
Outro ponto fundamental a se analisar é que nem todas as instituições credoras disponibilizam a opção de financiamento rural. Em alguns casos, os créditos envolvendo propriedades como sítios e chácaras se limitam a produtores que já residem no campo ou empresas do ramo.
Portanto, se você deseja comprar uma chácara apenas para fins de moradia e/ou lazer – isto é, sem uma ligação profissional –, é fundamental que apresente a proposta ao banco e especifique o interesse. A instituição pode exigir garantias, como outros bens imóveis, para aprovar o crédito.
Diferenças entre financiamento urbano e rural
O financiamento de um imóvel urbano pode ser feito pelo Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e o Sistema Financeiro Imobiliário (SFI), já a compra de um imóvel financiado no campo abrange outras modalidades. O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) é uma das alternativas oferecidas para trabalhadores rurais.
Outra diferença diz respeito às garantias: quem já possui propriedade urbana e decide realizar um financiamento para imóvel rural, por exemplo, pode utilizar o bem como parte da negociação. As regras variam entre cada instituição, portanto é melhor detalhar sua intenção ao máximo.
Quais são os requisitos para financiar uma chácara?
Então, como comprar uma chácara financiada? Como você pode perceber anteriormente, é necessário seguir alguns requisitos para ter o crédito rural aprovado. O primeiro passo é definir seu perfil de contratante, para então estabelecer a modalidade que mais se encaixa no seu objetivo.
Se você trabalha como produtor rural, há programas que permitem aos profissionais da área comprar ou reformar imóveis por meio de financiamento. Apesar de terem regras próprias, consideram-se idade (maior de 18 anos), comprovação de renda familiar e garantias para o parcelamento – assim como qualquer linha de crédito.
Caso você não resida no campo, é necessário que apresente garantias ao banco que sustentem a decisão de financiar uma chácara. Em alguns casos, é fundamental que haja comprovação de utilidade, como a necessidade de comprar o imóvel para investir em uma empresa de produção rural, por exemplo.
Qual é a melhor linha de crédito para imóvel rural?
Por fim, mas não menos importante: na hora de planejar como financiar uma chácara, é preciso estabelecer a melhor linha de crédito. Instituições estatais, como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil, oferecem programas específicos de financiamento rural.
Como financiar uma chácara pela Caixa? O Programa Nacional de Habitação Rural (PNCF) é uma das opções destinadas para quem já reside no campo. Considerada uma vertente do Casa Verde e Amarela, ele contempla famílias da zona rural que desejam construir ou comprar a casa própria.
Bancos privados como Itaú e Santander disponibilizam apenas incentivos para empresas, que são voltados para o desenvolvimento econômico no campo. Se você não possui ligação com a zona rural e deseja financiar uma chácara, é possível realizar um refinanciamento e utilizar um bem urbano como garantia.
Refinanciamento imobiliário é com a Melhortaxa
A melhor forma de saber como financiar uma chácara é definir o seu perfil na hora de solicitar crédito. Se você está em busca de um imóvel no campo, mas não possui vínculo profissional na área, é possível utilizar a modalidade de refinanciamento.
A Melhortaxa ajuda a simular diversas opções de créditos do mercado! Faça um cadastro em nosso site e receba as melhores propostas de empréstimo com garantia de imóvel para realizar seu sonho.