Como um imóvel é um bem durável e caro, é importante verificar uma série de fatores antes de assinar o contrato de compra. Então, o que avaliar na compra de um imóvel? Há vários quesitos em jogo: casa ou apartamento? Novo ou usado? Na cidade ou no interior? Bairro residencial ou comercial?

Tem outro detalhe: se você é casado, essa discussão precisa ser feita em conjunto. Se pretende ter filhos, veja as facilidades ao redor da futura casa e se ela fica perto do trabalho dos cônjuges. Também é possível optar por uma compra conjunta e unir os rendimentos para dar entrada no imóvel.

Ainda há a documentação do imóvel: é fundamental ver se a casa tem escritura, se o pagamento do IPTU está em dia, se há a planta da construção, a hidráulica e a elétrica para futuras reformas. Assim, você tem a certeza de adquirir um imóvel em bom estado e evitar problemas futuros.

Novo ou usado?

É um dos primeiros detalhes sobre o que avaliar na compra de um imóvel, há vantagens e desvantagens. Esse critério depende do tempo que você pode esperar para já fazer as mudanças e trocar de casa. No caso do imóvel novo, há aquele na planta e o recém-construído. 

Imóveis novos

Imóveis na planta têm a vantagem de serem mais baratos, mas é necessário aguardar a conclusão da obra, que pode sofrer atrasos. Casas ou apartamentos recém-construídos não têm problemas com vazamentos, instalações elétricas nem de pintura, mas tendem a ser mais caros. 

Em ambos os casos, imóveis na planta ou novos são construídos com projetos mais modernos, com otimização de espaço, reúso de água, iluminação e ventilação naturais. Há construções que contam até com aquecimento ou energia solar ainda na fase de construção.

Imóveis usados

Então, o que avaliar na compra de um imóvel usado? Veja o estado de conservação. Ele é mais barato, mas é fundamental ver se há a necessidade de reformas estruturais. Se for o caso, vale negociar com o proprietário. Outro detalhe é a documentação: se está tudo certo com a escritura e o pagamento de impostos.

Imóveis usados, principalmente antigos, tendem a ser maiores, ter pés-direitos mais altos e estar mais bem localizados, perto do centro da cidade. Se isso for importante para seu projeto de futuro, eles são uma boa opção ao comprar imóvel.

Localização do imóvel

Outro detalhe importante sobre o que avaliar na compra de um imóvel é onde ele fica: você quer morar em um bairro residencial ou comercial, perto do centro ou em locais mais isolados? A localização do imóvel conta muitos pontos na escolha, afinal não adianta ter uma casa confortável se a região não ajuda.

o que avaliar na compra de um imovel

Se você quer facilidade de encontrar padarias, supermercados, farmácias e postos de saúde, vale considerar um imóvel perto do centro ou em bairros comerciais. Uma desvantagem é a movimentação intensa, com bastante ruído. Esse é um detalhe para considerar sobre como avaliar um imóvel.

Por outro lado, se desejar sossego, um bairro residencial vem a calhar. Eles são formados predominantemente por casas, e há o que se chama de comércio local, com padarias, mercados e farmácias. São vizinhanças mais tranquilas, e os vizinhos tendem a se proteger entre si.

Dessa forma, veja as vantagens e desvantagens antes de sair fazendo as malas. O tipo de bairro também faz parte dos quesitos sobre o que avaliar na compra de um imóvel. Além disso, vias de acesso, sistema de transporte público e entrega de encomendas são diferentes nesses locais.

Casa ou apartamento?

Você quer espaço ou praticidade? Afinal, faz diferença se você vai morar sozinho ou casar-se, se pretende ter filhos ou viaja muito, só para ficar em alguns exemplos.

Morar em casa tem a vantagem da liberdade. Por mais que tenha vizinhos ao redor, não é preciso seguir regras de condomínio (a não ser que fique em um condomínio de casas). Isso significa horários rígidos para fazer reformas ou receber entregas de grandes volumes.

Casas também tendem a ser maiores, especialmente as mais antigas. Assim, para quem gosta de espaço e pretende ter filhos, separar algum cômodo como um escritório ou abrir um negócio próprio, são uma boa opção de compra. Reformas para readequar o local também são mais fáceis de realizar.

Morar em apartamento

Por outro lado, os apartamentos ganham na praticidade. Os mais modernos têm até lavanderia coletiva, em que você pode lavar e secar sua roupa pagando um valor baixo ‒ o que dispensa uma máquina de lavar. Há também as academias de ginástica: você nem precisa sair do condomínio para se exercitar.

Como os apartamentos têm uma portaria, você pode ficar tranquilo quanto ao recebimento de encomendas e correspondências, pois há sempre quem as receba. Em alguns casos, há um serviço de limpeza do ambiente, mediante pagamento extra ‒ o que facilita a vida de quem passa o dia todo fora.

Entretanto, reformas precisam ser combinadas e acertadas com o síndico. Há as regras de condomínio, quanto a barulho, entrada e saída de visitantes, por exemplo. Apartamentos mais novos são menores, o que pode ser um problema para quem gosta de espaço.

Faça sua simulação de financiamento imobiliário com a Melhortaxa!

Já escolheu o seu tipo de imóvel? Agora, basta procurar aquele que tem a sua cara e contar com a Melhortaxa para fazer uma simulação de financiamento. Com nossos especialistas, você consegue saber quanto pode dar de entrada e o valor das parcelas.

Acesse nosso site agora mesmo e fique por dentro também das melhores opções de investimento. Deixe seu dinheiro trabalhar por você e aproveite os rendimentos que ele pode trazer!