Se estiver considerando financiar uma casa própria, é importante saber quais tipos de apartamento você pode encontrar à venda no mercado imobiliário. Assim, fica mais fácil escolher o imóvel que mais corresponde às suas necessidades, seja com muitos metros quadrados, seja com um espaço menor.

Quer entender mais sobre o assunto? No conteúdo a seguir, a Melhortaxa detalha as principais características dos modelos de apartamentos mais comuns. Com essa lista em mãos, basta contar com uma corretora de imóveis e uma instituição financeira para comprar seu lar.

Tipos de apartamento

Embora muitas pessoas sonhem em ter uma casa, nem sempre isso é viável e prático. Isso porque os apartamentos são um tipo de propriedade mais fácil de encontrar à venda, já que proporcionam mais segurança (devido ao monitoramento diário) e até lazer para as crianças, quando têm piscina ou playground.

Muito populares nas cidades e nos centros urbanos, por conta da estrutura vertical, existem vários tipos de apartamento. Porém, mesmo sabendo que há essa variedade, você conhece as diferenças entre cada um e sabe qual seria seu lar ideal? A seguir, explicamos melhor essas distinções para guiar a escolha do seu futuro imóvel.

Apartamento padrão

O tipo mais comum é o apartamento padrão, que possui divisões bem marcadas com cômodos simples. Geralmente, essa versão clássica está presente na maioria dos folhetos de apartamentos na planta, pois costuma ser mais acessível quando é comprada diretamente na planta. 

Em geral, ele tem dois ou três quartos, além de sala, cozinha, banheiro — algumas vezes, suíte — e área de serviço simples. É uma opção ideal para uma família, já que pode chegar a 150 m². Quanto maior e mais bem localizado ele for, maior o valor de investimento, por isso é preciso um planejamento prévio. 

Kitnet

A kitnet tem dimensões bastante reduzidas, já que sala, cozinha e banheiro ficam em um único cômodo. Por conta do tamanho, é comum encontrá-la nas regiões mais centrais das cidades, em que as propriedades são menores devido à presença dos estabelecimentos comerciais, e em áreas próximas a universidades, em que muitos estudantes buscam opções mais econômicas.

Com 40 m² em média, a kitnet é um dos tipos de apartamento mais procurados por jovens solteiros ou quem está saindo da casa dos pais, em busca de um lar para se adaptar à nova realidade. Em outras palavras, pode ser uma boa escolha de primeiro imóvel.

menina olhando notebook
tipos de apartamento

Flat

O flat é um apartamento pequeno — com aproximadamente 50 m² — que possui serviços comuns em hotéis. Limpeza do espaço, serviço de quarto, lavanderia, restaurante interno e minimercado na área da recepção são alguns exemplos encontrados nessa moradia. 

Então, ele é ideal para pessoas com menos tempo para as atividades domésticas, desde que elas não se incomodem com a rotatividade de pessoas. Isso porque é possível encontrar tanto moradores fixos, como pessoas que pagam aluguel, quanto turistas, que reservam quartos por curtos períodos.

Studio

Para quem gosta de um conceito mais dinâmico, uma boa opção entre os tipos de apartamento é o studio, que não possui divisórias entre sala, cozinha e até quarto. O único ambiente com paredes divisórias é o banheiro, que necessita de privacidade para maior conforto.

Por conta desse conceito aberto, o studio apresenta um ar mais moderno e uma arquitetura planejada para promover a sensação de maior amplitude no imóvel, já que costuma ser pequeno em comparação com o apartamento padrão.

Loft

O loft é um dos tipos de apartamento que chegou há pouco tempo no mercado imobiliário. Seguindo a filosofia de tornar cada parte do lar útil, a arquitetura e o design dele prezam por uma estética jovial e recriam a impressão de espaços maiores, com boa circulação.

Assim como o studio, ele não contém muitas divisões entre os cômodos, mas não é necessariamente pequeno. Por isso, é mais indicado para recém-casados que querem financiar o primeiro imóvel e evitar gastos que fogem do orçamento. Como há tamanhos diversos, a escolha pode considerar a área total e a localização.

Cobertura

Como opção de apartamento grande, existem as coberturas, imóveis com alto valor aquisitivo que ficam no topo de prédios de padrão mais alto. Elas oferecem bastante espaço e, normalmente, uma área de lazer própria, como piscina, churrasqueira e mezanino. Também há outros dois modelos: 

  • duplex: é voltado a um público específico, de maior poder aquisitivo, pois é um imóvel grande de dois andares. É raro encontrá-lo fora das coberturas, mas também pode existir.
  • triplex: ainda mais luxuoso, tem três andares. O terceiro nível pode ser transformado em uma grande sacada, uma área de lazer ou um novo cômodo. Indicado para pessoas com disposição financeira e família grandes, ele se localiza principalmente em áreas urbanas.

Financie um ímovel com a Melhortaxa!

Agora que conhece melhor os tipos de apartamento existentes no mercado, você tem mais segurança para realizar um investimento imobiliário, escolhendo a versão que mais combina com seu perfil e seu orçamento.

Se você deseja um financiamento para a compra do seu imóvel, a Melhortaxa pode ajudar. Tire suas dúvidas e veja como funciona a concessão de crédito no blog, e entre em contato com o time de especialistas para dar o próximo passo no seu futuro!