Comprar um imóvel é uma decisão importante na vida, afinal, é um bem de valor elevado e um sonho que muitos brasileiros têm. Você sabia que, além do financiamento e do empréstimo pessoal, o consórcio desponta como uma das opções preferidas dos brasileiros? Você sabe o que é consórcio imobiliário?

Essa modalidade de crédito é ideal para quem busca menores taxas de juros, já que possui cobrança apenas de taxas administrativas. Entre as vantagens, também está o fato de que as prestações podem ser pagas em até 15 anos.

Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac), a venda de novas cotas de consórcios em 2021 cresceu 34,9%. Ficou interessado para saber mais? Acompanhe o texto a seguir e saiba como funciona o consórcio de imóvel.

Como funciona o consórcio imobiliário?

Como vimos anteriormente, o consórcio imobiliário vem se tornando mais popular entre os clientes. Diferentemente do financiamento, por exemplo, o consórcio consiste na organização de grupos com um objetivo em comum — no caso, o de comprar uma propriedade.

Nesse grupo, é definido um valor para que todos contribuam com parcelas mensais. O valor é estabelecido de acordo com o objetivo dos consorciados e dividido de forma igualitária. Ao longo dos meses, são realizados sorteios para definir os contemplados, que vão ter acesso às cartas de crédito para adquirir o imóvel.

Outra forma de receber o valor antes do final do consórcio é oferecer lances mensais, que devem ser, no mínimo, no mesmo valor da parcela. Toda a logística do consórcio é organizada por uma empresa administradora que se responsabiliza ainda pela marcação das reuniões mensais.

Consórcio x financiamento

Quando se fala sobre o que é consórcio imobiliário, podemos perceber que é uma opção interessante para facilitar a aquisição do imóvel próprio, além de apresentar vantagens flexíveis. As principais vantagens são as parcelas mais baixas, os prazos mais longos e antecipação do recebimento da carta de crédito.

Por outro lado, as desvantagens do consórcio são ter de esperar o fim do período do contrato para ter acesso ao imóvel, o alto valor dos lances e, no caso de desistência, o processo para se desligar do grupo de consórcio é mais burocrático que o do financiamento.

Como participar de um consórcio?

Ficou interessado e quer saber como fazer um consórcio imobiliário? O primeiro passo é buscar uma administradora de confiança. Ao estabelecer seu objetivo, a empresa apresenta opções conforme o teto máximo que você deseja pagar em um imóvel.

Assinado o contrato de adesão, você deve comprar uma cota de consórcio para oficializar a adesão ao grupo e então realizar o pagamento mensal das parcelas. Em caso de inadimplência, corre-se o risco de perder a carta de crédito, mesmo em casos de contemplação.

Portanto, além de entender o que é consórcio imobiliário, é importante que você conheça todas as regras de utilização e as consequências do atraso de pagamento das parcelas. Caso seja utilizado de maneira correta, ele é uma opção segura e frequentemente utilizada no mercado imobiliário. 

Homem explicando os termos do contrato.

Lance livre vs. lance fixo

Há basicamente dois tipos de lances disponíveis nos grupos de consórcio. Essa informação é importante para saber o que é consórcio imobiliário. O lance livre é o valor que o cliente oferece nas assembleias e funciona como um leilão: quem oferecer o valor maior é o vencedor.

Já o lance fixo é estabelecido pela administradora, que geralmente é um percentual calculado sobre o valor da carta de crédito e varia de acordo com a empresa. Caso você seja o único a oferecer o lance, você leva a carta de crédito. Caso haja mais de um, a empresa usa critérios de desempate.

Dessa forma, para determinar o melhor consórcio imobiliário, veja o contrato com cuidado, com as cláusulas de desistência e os tipos de lance disponíveis. Assim, você pode escolher o que mais se adapta às suas finanças e acaba fazendo um bom negócio.

O que são as cartas de crédito?

Cotas, leilões, assembleias, cartas… vários são os termos que rondam o mercado de consórcios imobiliários. Compreendê-los ajuda você a decidir qual é o melhor consórcio imobiliário e o que melhor atende às suas necessidades.

Em linhas gerais, as cartas de crédito representam a contemplação de um sorteado do grupo, após realizada uma assembleia. Ou seja, se for sorteado, você terá direito a usufruir o valor do consórcio contratado. A carta de crédito é o pagamento à vista para comprar seu imóvel antes mesmo do fim do contrato.

Vale lembrar ainda que a carta é bastante flexível e pode ser utilizada tanto para a compra de imóveis como de terrenos, além de construções e reformas. Ou seja, com o consórcio imobiliário contemplado, quem decide a melhor forma de utilização é o próprio consorciado.

Mercado imobiliário é com a Melhortaxa

Compreender o que é consórcio imobiliário é fundamental na hora de analisar as diferentes linhas de crédito disponibilizadas pelo mercado. Aliás, isso contribui para um melhor planejamento financeiro. Por conta disso, é fundamental se programar para entrar em um consórcio e não se apertar financeiramente.

Gostou do conteúdo e quer se manter atualizado sobre o mercado imobiliário? Acompanhe o blog da Melhortaxa e fique por dentro das principais novidades sobre o setor.