Para ter a certeza de estar fazendo um bom negócio no mercado imobiliário, o comprador precisa de uma assessoria especializada. Esse papel é do corretor de imóveis, profissional que precisa ser regulamentado e devidamente certificado pelo CRECI. Mas você sabe o que é CRECI?

Saiba tudo a respeito dessa certificação obrigatória no conteúdo que a Melhortaxa preparou com exclusividade para você. Veja como funciona esse documento, como ele deve ser emitido e muito mais! Confira!

O que significa CRECI

Se você se pergunta o que é CRECI, saiba que é a sigla para Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Os conselhos regionais são parte do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci), órgão nacional de regulamentação da profissão, fundado em 1962. Desde essa data, cada estado do país possui a sua sede do CRECI.

O Conselho é responsável por fiscalizar e controlar a prática da profissão no Brasil, o que significa que ele registra e habilita os corretores, mas também pode aplicar punições caso um profissional esteja em desacordo. Além disso, o CRECI promove eventos e presta apoio jurídico necessário aos corretores afiliados.

É obrigatório que a pessoa interessada em ingressar na profissão cumpra as exigências estabelecidas. É necessário fazer um curso na área, cuja grade curricular aborda matérias como Administração, Processos Gerenciais, Direitos do Consumidor, Planejamento Urbano e Ambiental, entre outras.

Vale ressaltar que existem diferentes modalidades de formação, que vão desde cursos técnicos à graduação. Os prazos dos cursos também variam; é possível encontrar cursos técnicos com duração entre 10 e 12 meses e graduação de dois a quatro anos.

Outra exigência é o estágio supervisionado obrigatório. Para realizá-lo, a pessoa deve solicitar um registro do conselho. O caminho envolve acessar o site do órgão correspondente ao estado em questão, preencher o formulário, assinar, reunir a documentação e pagar as taxas.

Como a profissão é regulamentada e reconhecida por lei, existem tais condições e parâmetros que devem ser seguidos. Caso algum corretor esteja em desacordo com as exigências, estará sujeito a penalidades por crime de contravenção penal.

Como solicitar o registro

Depois de entender o que é CRECI, é preciso saber como solicitar o registro. Com o diploma emitido e o estágio concluído, o profissional deve fazer a solicitação do registro através do site do CRECI e protocolar em uma delegacia do conselho.

O processo é semelhante ao registro de estágio; ou seja, basta acessar e preencher o formulário, recolher os documentos, pagar as taxas e protocolar em uma delegacia do conselho ou na sede da região.

As inscrições passam por análise, e pode ser que outros documentos sejam solicitados. Se a comissão do conselho julgar que está tudo correto, o registro será emitido e o profissional, devidamente registrado no CRECI regional.

Apenas com a carteira definitiva em mãos será permitido dar início às atividades de corretor de imóveis. O profissional pode atuar no mercado de maneira autônoma ou compor o quadro de imobiliárias. Além disso, devidamente registrado, o profissional está apto para:

  • avaliar os imóveis;
  • fazer operações imobiliárias de maneira legal;
  • cumprir a função de acordo com a legislação e o código de ética;
  • associação e assistência do sindicato.
o que é creci

Custo

Depois de verificar como funciona o CRECI, é preciso compreender que, por se tratar de um registro profissional, existe um custo para a taxa de inscrição, além de anuidade. O valor varia de região para região, e a anuidade é referente à época de inscrição, ou seja, o proporcional.

É necessário estar em dia quanto ao pagamento da anuidade do conselho regional. Em caso de inadimplência, há o risco de ação judicial, como ocorre em dívidas de qualquer espécie, além da perda do registro.

O valor da taxa de inscrição gira em torno de R$ 633, enquanto a anuidade custa em média R$ 1,3 mil. Importante ressaltar que existe variação nos valores dependendo da região.

Assim como há um valor a ser pago para o registro, o profissional que atua na área segue uma tabela de comissão do CRECI. Consulte a sua região para verificar o valor aplicado.

Corretor sem CRECI

Como mencionamos anteriormente, o corretor que atua sem o devido registro está sujeito a penalidades. Uma delas é na esfera cível, como em casos em que existem falhas em serviços que foram prestados ao consumidor e que geraram prejuízos financeiros.

Há ainda situações específicas, nas quais pode ser constatada a prática de estelionato em transações imobiliárias. O corretor, então, sofrerá punições na esfera criminal.

O CRECI estabelece as regras de atuação do corretor de imóveis e regulamenta a profissão perante a lei. Por isso, o profissional que for autuado em flagrante e em desacordo com as exigências, além das punições, pode ser multado em até dez vezes o valor da taxa de anuidade em vigor.

Entenda o mercado imobiliário com a Melhortaxa!

Compreender o que é CRECI é importante para que as suas transações imobiliárias sejam realizadas de forma segura, amparadas pela legislação e fiscalizadas pelo conselho regulador da profissão.

Por isso, acompanhe o blog Melhortaxa e saiba tudo sobre o mercado imobiliário. Confira como garantir as melhores opções para a compra da sua casa nova e saiba o que significam os termos comuns da área. Mantenha-se informado conosco!