Quem sonha em comprar o primeiro automóvel ou até trocá-lo por um modelo mais novo, provavelmente, já se deparou com o termo consórcio de carros. Ele é uma forma de adquirir seu veículo dos sonhos sem pagar o valor completo de uma só vez.

Esse investimento pode ser realizado em uma concessionária, um banco ou uma administradora de consórcios. Porém, antes de bater o martelo, é necessário entender como funciona um consórcio de carros.

Por isso, a Melhortaxa preparou este conteúdo que explica o que ele é, quais são os benefícios de uma compra planejada e como fazer um consórcio de carros. Acompanhe para saber tudo sobre o assunto!

Consórcio X financiamento

O consórcio de veículos é uma modalidade de crédito em que você participa de um grupo de compras novo ou criado há um determinado tempo. Cada participante paga uma parte do automóvel, de modo semelhante a um financiamento, mas dividido entre mais pessoas.

É muito comum associarem consórcio e financiamento, mas há uma grande diferença entre eles. Na primeira opção, a compra do carro pode ser feita depois de anos de ingresso no consórcio (a depender do sorteio, que será explicado mais adiante). Já o financiamento funciona como um empréstimo para a compra.

Além disso, a cota de consórcio de carros é parecida com a da poupança, pois os recursos arrecadados de maneira coletiva serão utilizados para a aquisição dos automóveis.

Como funciona?

Após definir o modelo do automóvel e o valor que cabe no seu orçamento, a administradora pode direcionar seu caso ao grupo ideal. Todos os participantes do grupo devem pagar as parcelas do plano mensalmente, por meio de boletos on-line ou enviados por correspondência.

A cada mês, a administradora sorteia quem receberá a carta de crédito para a compra do automóvel. Além disso, ocorre uma espécie de leilão, em que o maior lance leva à contemplação.

A carta de crédito destinada ao vencedor funciona como se fosse uma compra à vista. Mesmo após a contemplação, o pagamento deve ser realizado até o final do plano.

Atente-se às multas

Em caso de inadimplência, são cobrados juros e multas de acordo com o atraso, e há o risco de exclusão do grupo. Para evitar as dores de cabeça, organize suas finanças para cumprir com todas as parcelas.

Em caso de desistência do consórcio de carros, o investimento é devolvido ao final do grupo. Entretanto, os valores de taxa de administração, seguros, fundos de reserva e multa por quebra contratual são descontados.

Vantagens do consórcio de carros

A essa altura, você deve estar se perguntando quais são as vantagens do consórcio. Tem diversas! Diferentemente do financiamento, o consórcio não tem juros inclusos nas parcelas.

Então, será cobrado apenas o valor das parcelas somado a uma taxa de administração do consórcio. No entanto, se houver reajuste anunciado pelo fabricante do veículo, o valor a ser pago também passa por um reajuste.

Pessoa entregando chave de carro para outra

Outra vantagem desse modelo de crédito é que você determina o valor das parcelas e o prazo. Assim, você adapta a compra do carro à sua realidade financeira e, ao mesmo tempo, usa os benefícios do consórcio.

Além disso, há chances de vencer o sorteio da carta de crédito logo nos primeiros meses de contrato. Esse benefício tem o mesmo formato para os grupos de carros novos e seminovos.

Carros seminovos

Os veículos seminovos têm menor desvalorização, o valor é mais acessível e as parcelas são menores em comparação com os de quilometragem zerada. Por isso, esse grupo tem mais flexibilidade na análise de crédito para receber a carta.

Como escolher o consórcio?

Não há consenso sobre qual é o melhor consórcio para investir, porque a resposta varia de acordo com a quantidade de parcelas, a quantia que você se dispõe a pagar, o prazo desejado e sua condição financeira.

Como não há uma resposta pronta, você precisa considerar alguns pontos antes de escolher sua administradora e ingressar em algum grupo de planos de consórcio de carros.

Um passo fundamental é pesquisar e verificar as informações sobre o contrato. Confira as informações sobre a administradora no site do Banco Central, bem como as avaliações e as reclamações dos clientes.

A organização financeira também é um fator importante para você não se embaraçar nas contas. Estabeleça prazos e valores de parcelas fixas desde o início, tendo em mente os valores destinados à taxa de administração e ao fundo de reserva. Lembre-se de que, se você desistir do contrato, esses valores não serão devolvidos. 

Também é importante checar se, no leilão, os lances no decorrer do prazo serão livres ou fixos, bem como conhecer a tabela de consórcio de carros. Com os valores praticados pela administradora, é possível fazer simulações do investimento de modo a tomar a melhor decisão.

Conheça as modalidades de crédito na Melhortaxa!

Agora que você entende mais sobre o consórcio de carros e as vantagens dele, que tal conhecer também outros tipos de crédito? O blog da Melhortaxa está repleto de informações e dicas sobre finanças, investimentos e mercado imobiliário. Acesse e tire as suas dúvidas antes de adquirir seu imóvel ou automóvel!