Muitas pessoas se perguntam como abrir um negócio com pouco dinheiro, a fim de se tornarem os próprios chefes. Nesse sentido, algumas atitudes empreendedoras podem ser fundamentais para contornar a falta de capital para investimento — além, é claro, de uma ideia boa para vender.

Pensando nisso, a Melhortaxa separou três dicas empreendedoras para quem deseja abrir um negócio com pouco dinheiro, além de alguns tipos de empreendedorismo que podem servir de inspiração para dar o primeiro passo nesse universo. Confira a seguir!

Dicas empreendedoras para abrir seu próprio negócio

Saber como abrir um negócio com pouco dinheiro pode ser um desafio para muitas pessoas. Boa parte dos empreendimentos costuma ter um custo elevado — superior a R$ 30 mil. Caso a pessoa não disponha de um grande saldo disponível ou um sócio para o investimento, é importante focar nas atitudes a tomar em relação ao negócio.

Dica 1 – Tenha pensamento empreendedor: conta mais que o dinheiro injetado

Quando não se tem tanto dinheiro, é mais indicado investir em um ramo de maior conhecimento seu do que se aventurar em outras áreas. Pensar grande também pode ser uma boa ideia, mas, para não se arriscar muito ao ponto de perder todo o progresso, é recomendado dar pequenos passos no começo.

Por isso, antes de aprender como começar um negócio, é preciso se dedicar ao estudo de empreendedorismo e educação financeira. Ambos andam lado a lado, ajudando você a definir os passos de um plano de negócio e administrar cada departamento que faz a empresa funcionar corretamente.

Dica 2 – Faça testes de aceitação do seu produto antes de abrir um negócio

Focar em um nicho para entender a demanda e o comportamento do seu público-alvo é uma tarefa importante antes de iniciar um negócio com baixo investimento. Tentar vender o produto antes mesmo de a empresa estar aberta é uma maneira de descobrir o comportamento dos consumidores.

Com isso, entende-se a aderência diante da concorrência, além de necessidades, desejos e aspirações dos possíveis clientes com relação ao seu produto. De modo geral, qualquer estratégia de obtenção de dados e informações interessantes do seu novo investimento ajuda você a saber como abrir um negócio com pouco dinheiro.

Dica 3 – Coloque a criatividade em jogo

Se você realmente quer saber como empreender com pouco dinheiro e fazer o investimento dar certo, é preciso usar sua criatividade! Criações de autoria própria podem ser um dos melhores negócios para surpreender o público, destacar-se no mercado e colher bons frutos. 

Na internet, diversas plataformas ajudam a impulsionar as vendas de produtores independentes. É possível confeccionar peças artesanais, por exemplo, e vendê-las para pessoas de diferentes regiões em um portal comercial. Tais espaços ajudam no começo, pois já vêm com sistema de pagamento por cartão de crédito ou débito, bem como cálculo de frete pelos Correios.

Pessoas sentada conversando em cozinha

Melhores negócios para investir com pouco dinheiro

Já tem uma noção básica sobre como abrir um negócio, mas não tem ideias de áreas para sua futura empresa? A Melhortaxa reuniu ideias recorrentes de quem está iniciando no empreendedorismo. A vantagem é que são serviços ou produtos simples, que não exigem habilidade para as pessoas produzirem em casa.

Alimentação

A alimentação costuma figurar entre as ideias mais comuns de quem já empreende e em materiais que ensinam como montar um negócio, pois geralmente têm uma boa demanda. Comida congelada em forma de pratos individuais, entrega de marmitas e alimentos para festas são alguns exemplos.

Um nicho em especial vem se desenvolvendo entre quem pensa como abrir um negócio com pouco dinheiro: alimentação especial. Dá para fazer cardápios com poucas calorias, para veganos, para vegetarianos ou para pessoas com restrições alimentares, como intolerantes à lactose ou glúten. Você pode fazer na sua casa e entregar as refeições congeladas ao cliente.

Microfranquias

As microfranquias são boas ideias para empreender com pouco dinheiro, já que o investimento é feito em uma marca com certa experiência e tempo de mercado. Há microfranquias em diversos setores, como turismo, ensino e reparos automotivos, que aceitam investimentos de R$ 5 mil, por exemplo. 

Presentes customizados

Como ser criativo é indispensável para empreender, abrir uma loja com presentes customizados é um caminho para colocar isso em prática. Ao entender a necessidade do seu cliente, você pode ajudá-lo. Aqui, vale um pouco de tudo: cesta de café da manhã, agenda, itens de higiene, entre outros.

Inicie seu negócio com a ajuda da internet

Para empreender com pouco dinheiro, você pode começar no seu próprio lar. Trabalhar de casa pode facilitar a vida de quem tem o próprio empreendimento, pois economiza o custo do aluguel de um imóvel para sediar a empresa, de transporte e de deslocamento.

Quando não há um aporte financeiro grande para propaganda, a solução é divulgar em redes sociais e no famoso “boca a boca” para todos os conhecidos. A internet possibilita que muitas pessoas empreendam com pouco dinheiro, uma vez que é um dos canais mais acessíveis para a maioria da população.

A Melhortaxa também pode ajudar!

Agora que você já sabe como abrir um negócio com pouco dinheiro, saiba que é possível contar com a ajuda da Melhortaxa! Além dos conteúdos gratuitos, há opções de financiamento de imóveis para você sediar sua empresa onde sempre sonhou. Faça uma simulação agora mesmo!