Antes de avaliar se fazer um consórcio vale a pena, é preciso estar bastante esclarecido sobre o que significa um consórcio e todos os conceitos envolvidos. O sistema de consórcios é uma ferramenta de progressão social que viabiliza acesso a serviços e bens.

Em um consórcio, pessoas físicas ou jurídicas que tenham um objetivo em comum se unem para criar um capital, conhecido como Fundo de Investimentos, através do pagamento de parcelas. Todos os participantes do consórcio podem utilizá-lo, seja para adquirir bens ou serviços.

A Melhortaxa preparou este conteúdo exclusivo para você, que está com dúvidas se compensa fazer consórcio e quais as vantagens e desvantagens da modalidade. Confira:

Conceitos importantes sobre Consórcios

É bastante comum os consórcios serem descritos como investimentos, mas essa não é uma afirmação verdadeira. Como são mais vantajosos que um financiamento, as pessoas – de forma equivocada – acabam confundindo. Para que não ocorram dúvidas, vamos aos conceitos básicos antes de decidir se consórcio vale a pena.

Administradora de Consórcios

Pessoa jurídica responsável pelos grupos de consórcio, a administradora é a pessoa jurídica responsável para que o crédito seja atribuído a todos os participantes do grupo. O Banco Central do Brasil precisa autorizar a administradora de consórcios para que ela opere.

Banco Central do Brasil

É responsável pela supervisão, coordenação, fiscalização, normatização e controle de todas as atividades do Sistema de Consórcios desde 1991, através da Lei dos Consórcios. É ele também que concede a autorização para o funcionamento da Administradora.

consórcio vale a pena

Lei dos Consórcios

A Lei nº 11.795 de 2008 é que disciplina todo o Sistema de Consórcio e trata da modalidade de autofinanciamento. A Lei dos Consórcios é complementada por outros atos normativos que são editados pelo Banco Central do Brasil.

Vantagens do consórcio

Agora que você já está por dentro dos conceitos básicos para saber se vale a pena fazer consórcio, é preciso estar bastante atento aos prós e contras. Assim, é importante uma avaliação cuidadosa para saber se o consórcio compensa para sua necessidade e perfil. Confira as vantagens:

  • No Sistema de Consórcio as parcelas são mais baixas que a de um financiamento;
  • Consórcios têm prazos mais longos e que variam de acordo com o preço e a natureza do bem;
  • O Sistema de Consórcios permite a antecipação de parcelas caso o cotista deseje receber antes do prazo sua carta de crédito, que pode ser através d lance ou sorteio;
  • Pode ser feito um consórcio de imóveis. Com a carta de crédito em mão é possível comprar sua casa ou outro imóvel, inclusiva utilizando o FGTS para antecipação da contemplação do bem. Neste caso, o consórcio de imóvel vale a pena,
  • A carta de crédito pode ser utilizada para qualquer finalidade, desde a compra de automóveis à cirurgia plástica.

Desvantagem do consórcio

A avaliação se consórcio vale a pena ou não exige que você conheça as desvantagens da modalidade:

  • Caso você não seja sorteado ou não consiga dar um lance, será necessário aguardar até o término do prazo para então poder resgatar a carta de crédito;
  • Para dar lances e antecipar a carta de crédito, é preciso ter alto valor em dinheiro disponível;
  • A desistência de um Sistema de Consórcio é demorada e burocrática, e ainda incide o pagamento de multa caso desista depois dos sete primeiros dias;
  • O crédito só é liberado se, no momento da concessão, o cotista estiver com o nome limpo.

Conheça a Melhortaxa!

Agora que você já conhece os conceitos, é possível avaliar se consórcio vale a pena para a sua necessidade. Para quem ainda tem dúvidas se consórcio compensa ou não, é importante analisar as linhas de financiamento e linhas de crédito disponíveis no mercado que mais se encaixam em seu perfil.

Se você deseja realizar o sonho da casa própria, a Melhortaxa pode te ajudar a escolher o caminho mais vantajoso. Acesse nosso site, preencha o formulário e usufrua de nossos serviços e equipe de analistas especializados. Vem para Melhortaxa!