O investimento no mercado imobiliário é considerado um dos mais seguros, visto que as propriedades dificilmente perdem valor. Pensando nisso, muitas pessoas se perguntam se vale a pena comprar imóveis para alugar.

Para entender como funciona esse mercado e como a aquisição deve ser realizada, acompanhe o conteúdo que a Melhortaxa preparou para você. Saiba tudo sobre o investimento em imóveis para locação. Confira o conteúdo a seguir!

O investimento vale a pena?

Para quem quer investir, aumentar os rendimentos ou viver de renda passiva, o ideal é passar por uma análise, que vai indicar os melhores tipos de investimento de acordo com perfil e expectativas. Para quem se interessa por um investimento de baixo risco, comprar imóveis para alugar pode ser a alternativa ideal.

Observando essa movimentação do mercado imobiliário, as construtoras e incorporadoras passaram a lançar imóveis próprios para o investimento, como os apartamentos pequenos e com localização privilegiada.

Uma grande característica dos imóveis para investimento é o potencial de valorização em longo prazo. Se um apartamento for comprado na planta, com um valor atrativo e vantajoso, após a entrega ele tende a valer mais. Consequentemente, isso aumenta a margem de lucro do investidor, que no futuro pode vender esse imóvel.

Vale lembrar que, para quem tem planos de comprar imóveis para alugar, observar o preço praticado no mercado e os índices de retorno do investimento é fundamental. Isso pode garantir a rentabilidade ─ ou não ─ da aquisição e até indicar investimentos mais rentáveis e com menores riscos.

Compare as suas opções de investimento

Para que você tenha certeza de que o investimento em imóveis é realmente interessante para os seus objetivos, será necessário comparar. Por isso, pesquise a renda que pode ser gerada a partir da compra de imóveis e de uma carteira de investimentos, por exemplo.

Considere que é possível contratar uma gestão especializada, capaz de direcionar você corretamente e fazer com que as suas aplicações financeiras alcancem um rendimento de 4% ao ano.

Para que um imóvel locado seja a melhor alternativa para você, será preciso encontrar um que gere 0,6% ao mês o valor da propriedade. Assim, você tem uma opção de negócio rentável. Caso contrário, essa é a alternativa menos vantajosa financeiramente.

O que você precisa ter em mente é que um planejamento financeiro eficaz e organizado pode ditar os rumos das suas aplicações. Descubra o seu perfil de investidor e tenha objetivos definidos, tanto em médio quanto em longo prazo.

comprar imoveis para alugar

Conheça o mercado imobiliário

É necessário se informar sobre o mercado imobiliário antes de fechar negócio. Outro ponto essencial é saber quais são as expectativas de ganhos com a locação imobiliária; só a partir disso é possível calcular se vale a pena investir em imóveis.

O índice FipeZap mede o valor de venda e locação nas cidades do país e pode ser usado como referência. Além disso, verificar o IGP-M, responsável por medir a inflação do aluguel, e conhecer as despesas de um financiamento imobiliário são passos essenciais para compreender se o investimento vai trazer o retorno esperado.

Isso, porque você pode se deparar com períodos em que o imóvel estará desocupado. Nesse caso, todas as despesas como manutenção, impostos e pagamento das parcelas mensais serão de responsabilidade do proprietário.

Os rendimentos provenientes da locação imobiliária devem ser considerados um tipo de retorno do investimento. Por isso, o ideal é calcular a rentabilidade, pois os recebíveis devem compensar o valor gasto com a aquisição.

Faça as contas incluindo as despesas gastas com reformas, móveis (se o imóvel estiver mobiliado), impostos e calcule se o retorno vai compensar o investimento.

Pode alugar imóvel financiado?

Para quem fez a compra de um imóvel financiado, a dúvida se a locação pode ser realizada durante o financiamento é comum. E sim, o imóvel pode ser locado durante o financiamento, a não ser que ele tenha sido adquirido através do Programa Minha Casa Minha Vida (atual Casa Verde e Amarela), que não permite operações comerciais nos imóveis.

Outro ponto de atenção é em relação ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), pois para usar o saldo do FGTS para a entrada do imóvel a legislação exige que o comprador seja, de fato, o morador.

Vai financiar um imóvel para locação? A Melhortaxa pode ajudar!

Depois de consultar as opções de investimentos, você decidiu comprar imóveis para alugar? Saiba que a Melhortaxa pode ajudar a encontrar um ótimo negócio e, assim, contribuir para os seus rendimentos.

Acesse o nosso site e envie o seu formulário de cadastro. O nosso time especialista em crédito imobiliário vai encontrar as melhores propostas, personalizadas de acordo com o seu perfil e a sua renda mensal. Depois disso, você escolhe aquela que mais atende às suas expectativas. O processo é rápido, online e gratuito! Dê crédito ao seu sonho!