Quem nunca ouviu a famosa frase: “que vontade de largar tudo e ir morar na praia”, não é mesmo? Se esse pensamento já passou pela sua mente, saiba que você não está sozinho. Esse é um desejo frequentemente comum entre os brasileiros, especialmente de quem se apega a nenhum lugar em específico.
O estresse gerado pelos grandes centros urbanos e os novos hábitos adquiridos durante a pandemia culminaram em um aumento na procura por imóveis na praia. Está cogitando fazer as malas e se mudar para o litoral? Então, é importante começar o planejamento antes de qualquer decisão.
Afinal, morar na praia é bom? Para ajudar nessa missão, a Melhortaxa preparou um guia com dicas para você se organizar, além de uma lista com as principais vantagens. Confira!
Como se planejar para morar na praia?
Se você deseja morar na praia, o primeiro passo para concretizar esse sonho é se planejar. Comece por um estudo sobre a cidade escolhida. Lembre-se de que mesmo algumas capitais estão localizadas no litoral, portanto nem toda cidade marítima necessariamente significa tranquilidade e conforto.
Os imóveis na praia tendem a ser uma boa fonte de investimento para quem deseja comprar uma propriedade para alugar. Isso porque a alta temporada é acompanhada de muita procura por residências nessa região, e você pode aproveitar a demanda para fazer um dinheiro extra em feriados e finais de ano.
Realize uma pesquisa aproximada sobre a oscilação de preços durante os períodos de férias e alta temporada, para você encontrar um imóvel mais afastado da orla. Dessa forma, você foge dos pontos mais turísticos sem perder a qualidade da vivência próxima da maresia.
As principais vantagens de morar na praia
Estar próximo do litoral sempre foi visto como sinônimo de qualidade de vida. Não é para menos, afinal o simples barulho do mar pode trazer sensações de conforto e relaxamento. São diversos os benefícios que morar na praia pode trazer para a sua vida. Confira os principais:
Melhora da saúde em meio à natureza
É inegável que viver próximo do mar significa estar próximo da natureza, o que traz benefícios imensuráveis para a saúde. Estudos comprovam que morar no litoral gera maior sensação de bem-estar entre a população, que consequentemente passa mais tempo realizando atividades ao ar livre.
O clima das cidades praianas é mais ensolarado, o que faz aumentar consideravelmente a dose de vitamina D. Sem contar que, só de imaginar estar próximo do som do mar, de paisagens relaxantes e do canto dos pássaros, você provavelmente já se sente melhor mentalmente.
Atividades de lazer ao ar livre
Você é daqueles que sente preguiça de fazer exercícios físicos, porque tem que se deslocar para uma academia lotada e fechada todos os dias, ou não se sente motivado a correr na rua por conta do trânsito e do barulho das cidades? Então, a praia é o lugar perfeito para se viver.
A rotina corrida dos grandes centros impossibilita a realização de atividades alternativas em meio à natureza. A praia é um ambiente perfeito para a prática de diversas modalidades, como futevôlei, corrida na areia e trilhas, e o melhor: é gratuito.
Oportunidades de negócios e investimentos
Entre as vantagens de morar na praia, a oportunidade de valorização do imóvel, além da possibilidade de negócios alternativos, é um ponto de destaque. Como as cidades litorâneas são pólos turísticos, isso pode ser o empurrão que faltava para você abrir um empreendimento temático.
Além disso, morar na praia é uma excelente maneira de aumentar o patrimônio familiar, já que é possível alugar a propriedade e fazer uma renda extra em época de férias e alta temporada. A valorização de um imóvel no litoral é constante, mesmo em casos de venda futura.
Quais são as principais cidades litorâneas do Brasil?
Há vários estilos de cidades litorâneas no Brasil, desde as mais movimentadas e agitadas até localidades pacatas e tranquilas. Como dito anteriormente, um planejamento bem feito ajuda você a escolher o município com base nas suas preferências e no seu estilo de vida.
Se você é fã de praia, mas ainda quer manter uma vida equilibrada entre centro urbano e litoral, as capitais são a melhor escolha para esse objetivo. Cidades como Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PB) estão entre as mais procuradas nesse quesito.
Outra capital que se destaca é Vitória (ES), que mantém um ritmo desacelerado e pode ser uma escolha inteligente para quem quer viver na praia sem abrir mão da infraestrutura urbana – porém, com conforto. Já se você deseja fugir das grandes cidades e viver em localidades tranquilas, Búzios (RJ), Linhares (ES) e Ilhabela (SP) são excelentes opções.
Saiba onde morar com a ajuda da Melhortaxa!
Agora que você já conhece as principais vantagens de morar na praia, que tal se planejar para fazer sua mudança? Se ainda não está convencido de que esse é o melhor local para viver, a Melhortaxa pode ajudar! Confira os textos do nosso blog e receba dicas sobre onde morar.