São vários os critérios a serem considerados na escolha de um imóvel. Há quem prefira espaços amplos, bem como aqueles que preferem residências compactas. Fato é que, hoje em dia, os condomínios prediais conseguem englobar as duas coisas. Você conhece as vantagens de morar em apartamento?

Com rotinas cada vez mais atarefadas, muitas pessoas desfrutam pouco de suas casas como nossos pais faziam em gerações passadas. Porém, isso não significa morar mal. Se for algo bem planejado, um apartamento pode unir conforto, segurança e praticidade independentemente do tamanho.

Quer saber se vale a pena morar em apartamento? Veja vantagens e desvantagens de morar em apartamento para que você possa optar pela melhor opção na hora de decidir. Confira as dicas que separamos a seguir.

1. Segurança

Um dos fatores que mais pesam na escolha de um imóvel é a segurança. Entre as vantagens de morar em apartamento, a mais atrativa é a sensação de proteção. Independentemente do tipo de apartamento que você escolher, ele provavelmente contará com serviços de portaria, monitoramento e acesso eletrônico. 

Habitar uma casa, muitas vezes, gera uma sensação de vulnerabilidade, pois o contato com o ambiente externo é direto, e você precisa lidar com mais uma insegurança na rotina. 

Quando moramos sozinhos, a preocupação se torna maior. Nesse caso, morar em apartamento traz ainda mais benefícios. A necessidade de viagem, por exemplo, deixa de ser um incômodo quando a residência é predial. Afinal, basta trancar o apartamento e contar com a segurança oferecida pelo condomínio.

2. Economia

Ainda não há consenso no mercado sobre a compra de um apartamento ser mais econômica que a de uma casa, contudo, outros aspectos pesam na soma dos gastos no papel. Quando falamos a longo prazo, é nítida a economia gerada por residir em prédios, e essa é uma decisão que conta muito quando se fala em apartamento para morar.

Veja o valor do condomínio e quais tipos de serviços ele engloba. Isso é importante para ver se realmente você os utiliza. Por exemplo, se o prédio tem academia, mas você prefere frequentar um lugar externo, verifique se o condomínio não fica muito mais caro por conta disso.

Vale lembrar que serviços de jardinagem, manutenção e limpeza também entram na conta. Em uma casa, você precisaria dispor de gastos individuais para manter o ambiente limpo, seguro e confortável. Portanto, quando se pergunta como é morar em apartamento, lembre-se da vantagem de ratear os gastos com os vizinhos. 

Mulher dentro da caixa de mudanças.

3. Praticidade

Para além da segurança e da economia, há outras vantagens de morar em apartamento — e a praticidade é uma delas. A partir do momento em que serviços como portaria, manutenção e lazer estão disponíveis, um imóvel predial naturalmente torna a rotina mais eficiente. 

Já parou para pensar que, residindo em um apartamento, você não precisa estar em casa para receber a correspondência? Ou, então, que não há necessidade de dedicar um fim de semana inteiro para limpar o jardim? 

Mesmo famílias maiores se beneficiam dessas praticidades, afinal muitos prédios contam com playground para as crianças, além de academias, bibliotecas etc. Hoje em dia, inclusive, há lançamentos de apartamentos mobiliados e já prontos para serem ocupados. Tudo isso é feito para tornar a rotina mais prática.

4. Convivência

Outro aspecto importante ao avaliar as vantagens de morar em apartamento é a convivência com vizinhos conhecidos. Mesmo quem mora sozinho se sente mais acolhido em um prédio, já que os andares geralmente são divididos com outros residentes.

Para famílias com filhos, podem surgir novas amizades entre as crianças nos espaços de lazer, sem contar a segurança que os pequenos têm ao brincar dentro de uma área protegida. Os vizinhos do prédio são mais facilmente identificados que os de casas, por exemplo, graças à catalogação de cada apartamento. 

5. Localização

Estar próximo de linhas de transporte público, comércios e hospitais otimiza a rotina de qualquer pessoa. Seja para morar em apartamento alugado ou comprar um imóvel, é fato que a maioria dos lançamentos imobiliários encontra-se em regiões estratégicas e privilegiadas. 

As incorporadoras responsáveis pelos projetos realizam estudos para avaliar os melhores bairros, o valor do metro quadrado e as oportunidades de valorização a longo prazo. Portanto, é bem provável que você levará, na bagagem, todos esses benefícios já previamente calculados. 

Desvantagens de morar em apartamento

Ao falar como escolher um apartamento, essas vantagens devem ser consideradas, mas há outros fatores também. Prédios têm regras de convivência e penalidades quando os moradores as descumprem. Veja os horários para fazer reformas, barulho e mudança; se infringi-las, por exemplo, você poderá arcar com multas.

Por conta disso, as regras para morar em condomínio podem se tornar um problema, caso você tenha um perfil diferente dos moradores do prédio. Antes de adquirir esse tipo de imóvel, leve isso em consideração para não se arrepender depois.

Em dúvida sobre onde morar? Conte com a Melhortaxa!

Após conhecer as vantagens de morar em apartamento, que tal estudar outros fatores de mercado para fazer a escolha certa? Afinal, qual bairro combina mais, residencial ou comercial? Kitnet ou studio? Como decorar um imóvel alugado?

Essas e outras dúvidas podem ser sanadas com auxílio do blog da Melhortaxa! Confira nossa seção de dicas imobiliárias e saiba como planejar a sua mudança da melhor forma.