Antes de comprar uma casa ou um apartamento, por exemplo, o processo de avaliar imóvel é importante. A avaliação serve para determinar o valor do bem e para ver se ele está dentro do orçamento, além de possibilitar um planejamento financeiro. É a avaliação que mostra o estado da propriedade e suas qualidades. 

Independentemente do motivo, se é um imóvel para venda ou aluguel, é importante saber como esse processo é feito e quais pontos devem ser considerados. Saiba mais sobre a avaliação no texto abaixo! 

Consulte sempre um profissional 

Para avaliar imóvel, é necessário procurar profissionais credenciados e com boa reputação. Corretores devidamente conhecidos e imobiliárias de confiança no mercado são uma boa opção a fim de evitar possíveis dores de cabeça no futuro. 

Apenas o profissional habilitado vai fazer a avaliação de imóveis de maneira correta, mostrando-lhe a realidade do bem de forma que você pense nos próximos passos. Ainda assim, você pode observar alguns itens que lhe permitem avaliar o imóvel, mesmo que informalmente, e ver se as informações passadas batem.

Como fazer a avaliação do imóvel

Por mais diversos que sejam os motivos de fazer uma avaliação imobiliária para financiamento ou para outras operações, como locação ou inventário, por exemplo, é necessário ter atenção durante o processo e não esquecer nenhuma etapa. Confira, abaixo, alguns pontos importantes a considerar. 

Localização

Um dos primeiros itens a serem considerados ao avaliar imóvel é a localização do bem. Ela que ajuda a determinar não só o preço médio da região, mas também o perfil de comprador que se interessa pela propriedade, as facilidades da região e até mesmo algumas características físicas do bem. 

Imóveis localizados em bairros próximos a vias de acesso a transporte coletivo, além de grandes avenidas, costumam ser mais caros devido à grande procura e à facilidade de acesso. Esse é um dos fatores que mais influencia o preço e a hora de fazer a avaliação de imóveis.

Se a propriedade desejada fica em um bairro nobre e conceituado, ela será mais cara, mesmo que não possua uma grande metragem ou características mais nobres. Da mesma forma como os imóveis que estão em bairros mais acessíveis serão mais baratos, mesmo que possuam diversos cômodos ou acabamento fino. 

Corretor de frente para um casal de possíveis compradores do imóvel.

Características físicas

Ao avaliar imóvel, outro detalhe são as características físicas daquele bem. A área útil construída, o tipo de acabamento, o número de cômodos e a condição das estruturas e instalações elétricas costumam ser os primeiros itens lembrados — afinal, se precisar de alguma reforma, é possível fazer uma negociação com o proprietário. 

Veja o valor da metragem do espaço na prefeitura da cidade, ou até mesmo em corretoras de imóveis. Essa determinação é de fundamental importância ao se falar sobre como avaliar um imóvel, pois, a partir dela, pode-se calcular qual é o seu valor base.

Isso conta muito, porque considera o que há na área construída. Por exemplo, um imóvel que possua 200 m² terá um valor específico, que pode ser menor se comparado a outro imóvel que tenha os mesmos 200 m², mas que possua uma piscina. 

Leve tudo em consideração

Não é porque a casa tem piscina que necessariamente será mais cara. Se a piscina estiver em más condições e precisar de reformas, essa característica pode pender mais para o lado negativo do que para o positivo. É por esse motivo que analisar as condições da estrutura construída é tão importante ao avaliar imóvel.

Com a análise da fiação elétrica, da solidez da construção, da documentação na prefeitura, das fundações e de outros itens, é possível perceber se aquele imóvel está em boas condições ou não. Ao vistoriar e avaliar o imóvel, pode-se ver se o valor pedido por ele é justo ou se o bem está sendo superestimado.  

Média de preço da região 

A média de preço da região é um bom termômetro para estimar qual será o preço do bem, antes mesmo de avaliar imóvel para inventário ou outro motivo. Por meio dela, é possível perceber se aquele bem está muito acima ou abaixo da média, determinando se é um bom negócio ou se é melhor ter cautela. 

Por exemplo, se a média das casas da região é de R$ 500 mil, uma casa que custa R$ 250 mil pode parecer uma economia. No entanto, o imóvel pode estar tão barato por haver graves problemas estruturais que demandam reformas extensas, gastando mais dinheiro de seu futuro proprietário. 

Vale lembrar, também, que nem sempre os vendedores serão honestos e revelarão todos os problemas que o imóvel possui. Por isso, é de extrema importância apostar em um profissional que seja de confiança para realizar uma vistoria. Assim, ele pode emitir um laudo de avaliação de imóveis com todas as informações necessárias.

Avaliação on-line é confiável?

Há serviços de avaliação de imóvel on-line que, embora não contem com a precisão de um especialista, ajudam muito na hora da escolha. Na verdade, esse tipo de avaliação funciona como uma triagem. O sistema considera a localização, a área do terreno e a construída.

Ou seja, em vez de procurar um imóvel para comprar ou financiar sem ter muitas referências, essa avaliação traz uma ideia sobre o quanto aquela casa ou aquele apartamento vale e, assim, você limita as opções de escolha, para facilitar o processo.

Avaliando imóveis para financiar? Conheça a Melhortaxa! 

Se você vai financiar sua casa própria, saiba avaliar imóvel antes visando fazer a melhor escolha. Conte com a ajuda da Melhortaxa! Aqui, nós pesquisamos as condições do mercado e as opções que mais se adequam à sua realidade! Converse com os nossos especialistas e conheça nossas soluções.