O cálculo de empréstimo, feito através da calculadora de empréstimo, é uma ferramenta que simula operações de crédito a partir de dados fornecidos pelos usuários. Com ela, é possível ter uma previsão sobre os valores e o número de parcelas que incidirão sobre o valor a ser emprestado. 

As simulações auxiliam você a entender a diferença entre os juros e as parcelas de um financiamento, por exemplo, com as do empréstimo. As instituições financeiras oferecem inúmeras opções de calculadoras para vários tipos de linhas de crédito disponíveis on-line e gratuitamente.

Como fazer o cálculo?

A fim de fazer uma simulação, você precisará simplesmente preencher os campos disponíveis da calculadora de empréstimo, que geralmente contêm o valor a ser emprestado, a quantidade de parcelas e o quanto pode pagar por elas. Isso ajuda muito a checar qual é o tipo de crédito mais indicado para você.

O cálculo de empréstimo envolve muito mais do que somente as taxas de juros que, via de regra, são as únicas preocupações do usuário. É preciso estar atento à totalidade de valores envolvidos na operação: o chamado Custo Efetivo Total (CET).

O que tem no CET?

Para calcular os juros de empréstimo, uma das taxas que entram na conta é o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), obrigatório e cobrado sobre linhas de crédito, operações de câmbio e títulos imobiliários, além de ser incluído no valor total. Ainda, existem as taxas administrativas, para manutenção do cadastro.

Há, também, a Taxa de Abertura de Crédito (TAC) — que, embora não seja obrigatória, é cobrada por muitos agentes financeiros para cobrir custos com pesquisa sobre a situação financeira do cliente. Por fim, o CET pode incluir algum tipo de seguro, visando garantir o pagamento em caso de desemprego ou morte do titular.

Calculadora de empréstimo

As instituições financeiras têm a obrigação de oferecer ao consumidor qual é o CET antes da contratação. Dessa forma, comparar os custos das empresas e fazer o cálculo de empréstimo são ações que farão toda a diferença na hora de escolher a melhor oferta.

A fórmula de cálculo é complexa; por isso, como forma de facilitar a vida dos cidadãos, as empresas disponibilizam essa ferramenta de maneira gratuita e bastante simples. É possível até simular empréstimo, no caso de você possuir uma linha de crédito pré-aprovada.

Como falamos há pouco, nas calculadoras de empréstimo, os bancos solicitam o valor do crédito, o número de parcelas ou o prazo para pagamento, bem como quanto você poderá pagar por parcela.

Homem fazendo contas na calculadora que está perto de pilhas de moedas e uma mini casa.

Como o banco calcula taxas de juros?

Esse cálculo leva em consideração fatores que vão desde a situação econômica do país até a política de crédito aplicada pelas empresas do setor financeiro. A somatória dos requisitos que compõem a taxa de juros do empréstimo leva em conta a taxa Selic, o custo de aquisição por cliente e a taxa de retorno para o banco.

Cada empresa pode cobrar taxas diferentes, de acordo com suas políticas de crédito e o perfil do cliente. Por isso, é superimportante comparar as condições de cada uma antes de decidir onde solicitar o crédito.

Depois de fazer o cálculo de empréstimo e antes de fechar contrato, revise suas despesas e faça um planejamento compatível com seu orçamento. Pague dívidas anteriores antes de contrair uma nova, além de escolher corretamente a instituição financeira, a fim de poder pagar menos juros.

Tipos de empréstimo

Vale conhecer um pouco mais dos tipos de linhas de crédito disponíveis e ver como o CET pode variar. O empréstimo pessoal é o mais comum e de mais rápida aprovação, além de não precisar de garantia. Porém, as taxas cobradas pelas instituições são mais altas, por isso vale fazer uma boa pesquisa.

Há, também, o empréstimo saque-aniversário, que antecipa o valor do saque-aniversário do FGTS para o cliente. Assim, em vez de aguardar o mês para poder usar esse dinheiro, essa linha de crédito adianta o valor. As taxas de juros são mais baixas e, no dia que o valor do saque é liberado, ele serve para pagar o banco.

O empréstimo consignado é outra forma bastante popular. Como ele é descontado diretamente na folha de pagamento ou no benefício do INSS, ele possui uma das taxas mais baixas de juros. O prazo de pagamento também é mais estendido, podendo chegar a até 60 meses.

A internet como ferramenta

Pesquisar se as instituições são seguras para solicitar um empréstimo e as taxas cobradas é algo fácil de ser feito pela internet. Uma vez com essas dúvidas sanadas, fazer um empréstimo on-line é mais confortável e oferece mais facilidade na hora de acompanhar o processo.

Entenda com a Melhortaxa a melhor solução de crédito para você 

A Melhortaxa tem o objetivo de auxiliar os consumidores para que encontrem as melhores ofertas de crédito no mercado imobiliário, bem como de financiamentos, além de informações do mercado financeiro. Com a ajuda de uma equipe de especialistas, você tem a melhor experiência sem sair de casa.

Com a ajuda da Melhortaxa, você consegue entender como fazer o cálculo de empréstimo e muito mais. Acesse o nosso site, preencha o formulário e receba simulações de crédito.