Usar seu imóvel como garantia em um empréstimo é uma forma de poder saldar dívidas, investir em um projeto ou em um negócio próprio. Essa modalidade tem vantagens que devem ser levadas em consideração; por isso, é muito importante saber como refinanciar um imóvel.

Por ser uma linha de crédito especial, que apresenta juros mais baixos, ela tem algumas peculiaridades. Assim, antes de decidir se essa é a melhor modalidade para você, veja como funciona o refinanciamento de imóvel antes de assinar o contrato. Confira algumas dicas que separamos para você.

1- Fazer um cadastro na Melhortaxa

Antes de mais nada, recomendamos realizar um cadastro no site da Melhortaxa e contar com a ajuda de nossa equipe durante a contratação do crédito. Ao analisarmos seu perfil, comparamos os juros das maiores instituições do país e verificamos quais atendem melhor seu perfil e oferecem as melhores condições.

Não se preocupe: o cadastro na Melhortaxa é isento de taxas; todo o trabalho de orientação e oferta das propostas é gratuito — além de você poder se informar melhor sobre outras modalidades de crédito.

Uma das grandes vantagens do refinanciamento é que o solicitante pode continuar morando no imóvel, mesmo estando atrelado a uma alienação fiduciária. Com isso, esse processo se torna mais atrativo em relação às famosas hipotecas, consideradas burocráticas e mais perigosas ao cliente.

Juros mais baixos

Geralmente, os juros cobrados pelo refinanciamento de imóvel ficam na casa de 1,15% a.m. ou 14% a.a. Se comparados aos empréstimos pessoais, esses valores são mais baixos e vantajosos. Além disso, é possível pagar as parcelas do crédito em até 240 meses — 20 anos — e, assim, obter mais facilidades.

Imagine a seguinte situação: o imóvel a ser dado como garantia está avaliado em R$ 700 mil, logo será possível receber de crédito até 50% do seu valor total (R$ 350 mil). Tal número é superior a qualquer montante recebido via outro tipo de empréstimo, deixando-o ainda mais vantajoso.

Vale lembrar que a taxa de juros cobrada pelos bancos leva em consideração também o IPCA, a inflação oficial do Brasil, além de outros encargos. Essa informação é importante para saber como refinanciar um imóvel.

2- Faça a solicitação

Escolhida a instituição com a ajuda da Melhortaxa, o passo seguinte consiste em verificar se a propriedade está com a escritura em seu nome. Nesse caso, tanto propriedades residenciais quanto comerciais podem ser usadas, e o contrato envolvendo os trâmites do processo fica registrado no cartório.

De modo geral, ao fazer a solicitação do refinanciamento imobiliário, as instituições fornecem formulários a serem preenchidos on-line com todos os seus dados. É preciso, ainda, ter em mãos um conjunto de documentos pessoais e do imóvel; são eles:

Homem de terno apontando para uma mini casa de madeira em cima da mesa enquanto mostra documentos.

  • RG e CPF;
  • certidão de nascimento (aos solteiros) e de casamento (aos casados com ou sem comunhão total/parcial de bens, ou em regime de separação);
  • comprovante de residência;
  • certidão negativa de débito condominial no caso de apartamentos;
  • cópia do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) com dados sobre a metragem do bem,
  • matrícula da propriedade regularizada em cartório.

3- Análise de crédito

Nesta etapa, é feita a análise de crédito, contratado com os menores juros do mercado. Nesse caso, a credora irá avaliar sua situação financeira, bem como a renda mensal. Dessa forma, fica mais fácil saber o quanto de crédito poderá lhe ser concedido, sem comprometer seu orçamento e provocar a criação de novas dívidas.

Um detalhe importante diz respeito ao valor de cada parcela a ser paga do refinanciamento. Nesse caso, o ideal é não comprometer mais de 30% do seu orçamento. Por exemplo: se sua renda mensal for de R$ 6 mil, cada prestação deve valer, no máximo, R$ 1,8 mil.

Afinal, a ideia do refinanciamento é poder saldar dívidas ou realizar projetos, e não contrair mais uma conta que pode se tornar uma dor de cabeça. Veja o quanto poderá comprometer o seu orçamento ao decidir como refinanciar um imóvel. 

4- Avaliação jurídica e da propriedade

Após o crédito passar por uma prévia avaliação e ter sido aprovado, será feita uma análise jurídica. Desse modo, verifica-se se ele está regularmente matriculado com a checagem de todos os documentos para, enfim, poder refinanciar seu imóvel.

5- Assinatura do contrato

Quando se fala sobre como refinanciar um imóvel, a hora mais aguardada é a de assinar o contrato para receber o valor concedido pela instituição diretamente em sua conta corrente. Após a verificação da renda, do imóvel e da documentação, é emitido o CCB (Cédula de Crédito Bancário) a ser assinado pelo cliente.

Feito isso, o refinanciamento se torna válido, e o cliente já começa a pagar sua primeira parcela no mês seguinte. Por ser um processo 100% seguro, em caso de atraso na quitação das prestações, é possível fazer uma negociação com o credor e, apenas em última instância, o bem será leiloado.

A Melhortaxa tem um simulador de refinanciamento de imóvel, que ajuda muito na hora de fazer uma previsão a respeito dessa modalidade de crédito. Assim, você sabe o valor médio das parcelas, dos juros e o prazo para pagamento.

Saiba mais sobre financiamentos com a Melhortaxa!

Já sabe como refinanciar um imóvel e por que esse tipo de crédito é mais vantajoso? Não deixe de se cadastrar na Melhortaxa e fazer uma análise gratuita sobre quais os menores juros do mercado de acordo com seu perfil. Nossa equipe estará sempre pronta para lhe oferecer a melhor assistência!