O financiamento imobiliário é uma das modalidades de crédito mais utilizadas pelos brasileiros, já que permite a realização do sonho da casa própria para quem não possui o montante à vista. Porém, muitos não sabem que, com o passar do tempo é possível realizar uma revisão de contrato de financiamento.
Como um financiamento pode demorar até 30 anos para ser quitado, é natural acontecerem mudanças ao longo do trajeto. Por isso, esse tipo de recurso pode ser acionado quando há algum tipo de imprevisto no orçamento e o pagamento das parcelas fica dificultado – em casos de perda de emprego, por exemplo.
Então, como pedir revisão de contrato de financiamento? O primeiro passo é entender como funciona essa prática e qual é o momento ideal para solicitá-la ao banco. Pensando nisso, preparamos um texto completo para que você possa tirar todas as suas dúvidas sobre. Confira!
Como funciona a revisão de contrato de financiamento?
A revisão de contrato de financiamento é um recurso comum no mercado de crédito, amparado pelo Código de Defesa do Consumidor e até mesmo pelo Código Civil brasileiro. Assim, é perfeitamente válido que você solicite uma atualização do seu contrato quando achar necessário para quitar a dívida.
Como o próprio nome sugere, a ação de revisão de contrato do financiamento deve ser feita pela instituição financeira responsável pelo crédito. O cliente pode acioná-la quando houver dificuldade para o pagamento das parcelas. Dessa forma, o banco avalia a possibilidade de oferecer condições melhores para a amortização.
Antes de acionar a justiça, caso a instituição não aceite a renegociação, pode-se até mesmo optar por uma portabilidade de crédito para outro banco. Porém, uma conversa franca com o gerente da instituição sobre as suas condições de sanar o financiamento tende a facilitar a negociação, que ocorre sem grandes entraves.
Quando pedir a revisão de um contrato de financiamento?
A revisão de contrato de financiamento habitacional é uma alternativa amplamente utilizada no mercado, já que essa modalidade de crédito costuma comprometer parte da renda por longos anos. Dessa forma, é natural que, em algum momento, haja instabilidade no orçamento.
Se você passou por dificuldades financeiras há pouco tempo, como a perda de um emprego, a necessidade de utilização da renda para cobrir despesas médicas, etc., é perfeitamente possível pedir uma revisão ao banco. Outro caso comum é quando o cliente encontra cláusulas abusivas no contrato do financiamento.
Percebeu que as taxas de juros estão acima da média cobrada pelo mercado ou encontrou incongruências que não foram discutidas previamente? Caso a discussão tome proporções judiciais, pode-se até mesmo reaver os valores já pagos. Por isso, é importante se atentar a cada linha do contrato antes mesmo de assiná-lo.
Como é feita a reavaliação de um contrato de financiamento?
Como dito anteriormente, a revisão de financiamento deve ser negociada diretamente com a instituição financeira responsável pelo contrato. O primeiro passo é renegociar a dívida com o banco, apresentando os argumentos necessários para o financiamento ser recalculado.
Está se sentindo inseguro sobre como fazer a revisão de contrato de financiamento? Outra dica valiosa é contar com a ajuda de um advogado especialista. Esse profissional ajudará você a reunir os documentos necessários para apresentar ao banco, e assim será possível comprovar a dificuldade de sanar o crédito.
Hoje em dia, inclusive, é permitido fazer uma renegociação até mesmo de maneira online ou por telefone, sem a necessidade de ida até o banco. É claro que isso depende de uma boa relação com o gerente responsável pelo seu caso, além de uma maior clareza possível em uma boa argumentação.
Renegociação de financiamento na Caixa
Como boa parte dos financiamentos são oferecidos por meio de programas governamentais, o crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal desponta como um dos mais utilizados pelos brasileiros. Por isso, se você tem dúvidas sobre como pedir revisão de contrato de financiamento na Caixa, há soluções alternativas.
Uma delas é pausar o pagamento das parcelas quando houver casos como demissão ou dificuldades financeiras em geral. A regra de utilização desse recurso se baseia no pagamento mínimo de 24 prestações. Dessa forma, você tem direito a pausar entre seis e 12 meses adiante.
Portabilidade de crédito é com a Melhortaxa
A revisão de contrato de financiamento é um recurso válido para os clientes em caso de dificuldade do pagamento das parcelas. Uma alternativa a essa ação é solicitar uma portabilidade de crédito – quando você migra seu financiamento para outra instituição.
Por isso, se você está com dificuldades de pagar o financiamento, nós podemos te ajudar. Faça um cadastro no site da Melhortaxa e utilize a nossa simulação para descobrir se é possível obter melhores condições para o seu crédito. É fácil, prático e rápido. Aproveite ainda para conferir outros textos do nosso blog e saiba como economizar.