Financiar um imóvel à vista não é uma tarefa viável para qualquer pessoa. Além de demandar uma reserva financeira alta, é preciso ter meios de financiá-lo. Neste post, você descobrirá tudo sobre como financiar imóvel de leilão, as vantagens por trás dessa atividade e algumas dicas de financiamento imobiliário.
Como financiar imóvel de leilão?
O leilão de imóveis acontece de diferentes formas e pode ser pago tanto à vista quanto financiado. Para quem prefere contratar um financiamento, vale ter em mente quais são as exigências feitas pelos vendedores, que definem os métodos de pagamento aceitos.
Além disso, o leilão pode ser realizado em um lugar físico, assim como em meios virtuais. Durante a pandemia, essa modalidade ficou ainda mais conhecida e tem sido um dos melhores investimentos para quem procura um financiamento imobiliário.
Antes de participar de eleições, os clientes normalmente procuram bancos e outras instituições financeiras para obter crédito, o que de algum modo facilita a vida de quem não tem dinheiro suficiente para pagar um imóvel à vista. Por isso, é sempre importante conhecer as modalidades de financiamento de cada banco.
Como funciona o leilão de imóvel?
O leilão de financiamento imobiliário tem um modo bastante específico de acontecer. Um responsável pelo leilão, também chamado de leiloeiro, anuncia um imóvel por um determinado valor, o preço mínimo estabelecido para a venda. Mas como comprar imóvel de leilão?
Tudo acontece por meio de um edital, em que são estipuladas as regras e as exigências para cada tipo de imóvel. As pessoas interessadas na compra da casa, por exemplo, devem fazer um lance, o que significa estipular um preço acima do valor mínimo. No fim de todo esse processo, o imóvel de leilão sempre é adquirido por quem está disposto a pagar o maior valor entre os lances que foram dados.
Motivos que levam imóveis a serem leiloados
Existem várias razões que levam um imóvel a ser leiloado. Algumas podem ser de ordem jurídica, financeira, econômica, entre outras. Por isso é tão importante conhecer de modo evidente por que o leilão de imóveis acontece com frequência. Conheça os motivos abaixo:
- inadimplência trabalhista do dono do imóvel;
- penhora por falta de pagamento de pensão alimentícia;
- impostos residenciais em atraso, como o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);
- acúmulo de dívidas de condomínio;
- aquisição do imóvel realizada com dinheiro desviado, inapropriado e de origem duvidosa — muitas vezes por ser de conduta criminosa do proprietário;
- herança e imóveis em espólio.
Dicas para financiamento imobiliário em leilão
Financiar imóveis de leilão é uma das melhores alternativas para quem deseja comprar a casa própria. Por isso, vale a pena conferir as principais dicas para tomar uma decisão correta e consciente.
Como em qualquer tipo de financiamento imobiliário, existem as vantagens e os riscos que devem ser levados em consideração ao financiar imóvel de leilão. Saiba quais são eles, a seguir.
1 – Tudo demanda organização
Quando adquirimos um imóvel em leilão, é preciso ter muita cautela. Ou seja, não adianta correr e pensar em se mudar depressa para o novo imóvel. Pode ser que ele ainda esteja ocupado pelo antigo proprietário e que a mudança demore muitos anos para acontecer.
2 – Descubra se há taxas e impostos em atraso
Após o leilão, é preciso verificar se o imóvel possui impostos que não foram pagos pelo antigo dono. Muitas vezes, pode ocorrer de o proprietário antigo não pagar IPTU, contas de energia, água, condomínio e tantas outras. Por isso, ter essa dica em mente é fundamental.
3 – Leia o edital com cuidado
Trata-se de um documento que contém todas as informações sobre o leilão. Desse modo, é possível entender como ele funcionará, quais serão os valores mínimos estabelecidos para os lances, entre outros dados.
Além disso, há as datas e os horários e informações referentes ao imóvel. Nesse sentido, é possível saber o estado de conservação, o nome do antigo dono, a situação de dívidas, as formas de pagamento etc.
Por que financiar imóvel de leilão?
Não restam dúvidas de que o leilão de imóveis é um bom negócio. Todas as regras da disputa são repassadas ao participante antes mesmo dos primeiros lances. Além do mais, os clientes conseguem comprar casas por valores muito mais em conta e economizar nos gastos.
Outro grande detalhe é que o imóvel de leilão pode ser financiado. Muitos bancos cobrem o financiamento desses imóveis, e as exigências costumam ser mais brandas do que se fosse um imóvel na planta.
Conheça mais sobre financiamentos na Melhortaxa!
Agora que você sabe o que é e como financiar imóvel de leilão, confira o blog da Melhortaxa para obter ainda mais informações e dicas sobre o mercado imobiliário, investimentos e finanças pessoais.
No portal, você tem acesso a outros conteúdos a respeito dos serviços prestados pela Melhortaxa. Além disso, você pode fazer uma simulação de financiamento imobiliário no site e receber propostas personalizadas. Acesse e saiba mais.