Se você já solicitou um empréstimo no banco, deve ter se deparado com essa situação. É quando a instituição, durante o processo de análise, exige um avalista para concluir a negociação. Mas, afinal, o que é avalista? Qual é o seu papel na hora de obter crédito?

O avalista funciona como uma garantia para realizar o pagamento de empréstimo ou financiamento caso a parte solicitante não consiga pagar as parcelas em algum momento. Essa definição parece com a do fiador, mas há diferença entre esses termos e o papel de cada um deles.

Esse recurso é utilizado para garantir mais segurança à instituição que libera o empréstimo, por isso o avalista é visto com muita importância pelos bancos. Acompanhe o texto a seguir e saiba como o procedimento funciona.

Como funciona o trabalho do avalista?

O avalista nada mais é que o profissional responsável por quitar um empréstimo ou financiamento de outra pessoa. Ele é visto como uma figura garantidora do pagamento no caso de o solicitante não poder arcar com a parcela em determinado momento. Essa é a definição básica do que é avalista.

Para entender quem ele é na prática, pense no seguinte: quando você solicita um empréstimo pessoal, o banco exige um responsável para cobrir as despesas quando necessário. Dependendo do caso, ele pode ter que pagar tanto os atrasos quanto a dívida inteira.

Em casos de financiamento de imóveis ou veículos, essa figura também pode ser requisitada. E o que é o avalista de financiamento? Ele tem a mesma função do avalista de empréstimo: garantir o pagamento das parcelas ou da dívida do solicitante.

Vantagens de se ter um avalista

A vantagem do empréstimo com avalista é o fato de as instituições financeiras liberarem crédito mais rápido, já que as garantias são mais asseguradas. Por conta disso, os juros cobrados por essa linha de crédito tendem a ser mais baixos.

Quando o avalista profissional é acionado, o responsável não precisa arcar com os juros da dívida; ele deve arcar com o valor bruto, sem taxas e demais encargos. É importante ainda se atentar para as regras de cada instituição na hora de realizar o procedimento.

Quais são os requisitos para se tornar avalista?

Mas, afinal, quem pode ser avalista? Há diversos requisitos que devem ser preenchidos na hora de escolher o responsável que herdará parte ou todo o montante da dívida. Nesse caso, o procedimento deve ser feito de forma voluntária, seguindo as seguintes exigências:

  • ser maior de 18 anos;
  • possuir bom score de crédito;
  • não ter restrições no nome ou pendências em aberto;
  • apresentar comprovante de renda que justifique a cobertura da dívida. 

duas mulheres analisando contratos de imóveis.

Antes de fechar o contrato de empréstimo, o banco avalia o histórico financeiro do candidato a avalista. A instituição financeira pode pedir outros documentos, como escritura de imóveis ou comprovação de outros bens. Uma vez aprovado, o empréstimo é liberado. Esse detalhe é importante ao se falar sobre o que é avalista.

Qual é a diferença entre avalista e fiador?

Basicamente, a diferença entre fiador e avalista é que fiador é o termo usado exclusivamente no setor imobiliário. Já o avalista, como vimos, é o garantidor de pagamento de empréstimos em geral caso o solicitante não possa arcar com a dívida.

O fiador deve arcar com as transações envolvendo imóveis, como no caso de um contrato de locação. Há, ainda, algumas regras que diferenciam as duas modalidades de garantidor de pagamento. O fiador deve arcar com as taxas inclusas no contrato de locação diante do não pagamento do aluguel.

Já o avalista só assume o valor das parcelas dessa linha de crédito e não precisa pagar taxas e encargos. Outra diferença é sobre o momento em que cada um deles é acionado. O fiador entra em cena quando houve tentativas de negociação com o inquilino, enquanto o avalista deve fazer o pagamento da parcela logo no primeiro atraso. 

Cuidado na escolha do avalista ou fiador

Seja avalista ou fiador, o fato é que ambos assumem a dívida em aberto do tomador do empréstimo ou da locação do imóvel. É importante fazer uma boa escolha, já que há uma grande responsabilidade envolvendo as partes da negociação. Esse detalhe deve ser observado quando se fala sobre o que é avalista.

Há os serviços de avalista profissional, contratado para garantir o empréstimo em bancos. Mas é mais comum encontrar o serviço de fiador profissional, ou até mesmo pagar o seguro-fiança, no mercado imobiliário, que já é exigido na hora de fechar contratos de aluguel.

No caso de usar um avalista profissional, procure empresas idôneas e veja as taxas cobradas pelo serviço. Assim, tanto você quanto o banco terão certeza de que o avalista fará a diferença na hora de aprovar um empréstimo ou financiamento.

Empréstimo pessoal é com a Melhortaxa

Agora que você já sabe o que é avalista e qual é a sua importância para garantir o pagamento certeiro do crédito, que tal acompanhar outros textos sobre empréstimo pessoal? A Melhortaxa pode ajudar você a fazer as melhores escolhas e garantir as menores taxas do mercado! 

Confira a nossa seção de textos sobre crédito e mantenha-se informado sobre o mercado financeiro. Há também conteúdos gratuitos sobre investimentos, planejamento financeiro, mercado imobiliário, entre outros vários assuntos.