Ter o pedido de crédito aprovado é o objetivo de clientes que buscam financiamento imobiliário. Mas, para ser bem-sucedido, é preciso cumprir alguns pré-requisitos exigidos pelo próprio banco. Neste post, você descobrirá o que é crédito condicionado e como ele funciona.
O que significa crédito condicionado?
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que é crédito condicionado, inclusive na hora de contratar um financiamento. Por isso, entender o assunto é importante para que o cliente se planeje financeiramente antes de solicitar crédito em bancos. Além disso, é uma alternativa para antecipar futuros imprevistos.
Em termos gerais, o crédito condicionado significa que algumas condições do contrato de financiamento imobiliário ainda não foram totalmente aprovadas pela instituição financeira.
Isso pode ser em virtude do valor pretendido pelo cliente ou de outros quesitos que não foram cumpridos. Vale lembrar que, mesmo se a pessoa tiver a renda comprovada, o crédito pode passar a ser condicionado.
Como funciona o crédito condicionado?
O condicionamento de crédito funciona em dois contextos. Em um deles, o cliente obtém o crédito condicionado porque possui outras dívidas; isto é, parte da renda está comprometida com outros pagamentos.
Em outras situações, o que o impede de adquirir o crédito por completo em um financiamento é justamente o histórico negativo de endividamento. Muitas vezes, a própria instituição bancária oferta outros meios para que o cliente consiga financiar o imóvel.
Porém, nesses casos, o banco delineia outros pré-requisitos para a concessão de crédito. Uma das soluções encontradas pelas financeiras é oferecer um valor mais baixo que o proposto pelo cliente. Isso permite um valor de entrada para liberar o valor requerido.
O que fazer se o crédito for condicionado?
Quando o cliente faz o pedido de crédito, mas é condicionado, existem algumas possibilidades para resolver o problema. O mais recomendado é que o cliente tenha ciência do que motivou o condicionamento, porém nem sempre essa informação é repassada.
Quanto mais dados referentes às razões que levaram o banco a condicionar o crédito, melhor para o cliente obter o valor pretendido. De qualquer modo, a seguir saiba quais são as atitudes que podem ser tomadas diante da situação:
- O cliente pode aceitar ou não as exigências feitas pelo banco para liberação de crédito.
- Resolver as pendências financeiras que estão no nome do cliente. Isso pode se referir a uma dívida muito alta.
- Tentar obter a aprovação sem condicionamento novamente.
- Limpar o nome na Serasa ou em outra instituição de análise de risco de crédito.
Vale frisar que, para solicitar quaisquer serviços financeiros, o cliente precisa estar com o nome limpo. Essa é uma das premissas para adquirir crédito, realizar investimentos, entre outras atividades financeiras.
O que diferencia o crédito condicionado da reprovação de crédito?
Quando o crédito é condicionado, significa que o cliente ainda tem chances de resolver as pendências financeiras e conseguir o valor de crédito requerido no primeiro pedido ao banco.
Ou seja, somente mediante adequação e aceitação das exigências impostas pela instituição financeira, o cliente poderá realizar o financiamento imobiliário com tranquilidade. Por outro lado, o crédito reprovado não funciona assim.
Quando o pedido de crédito é reprovado, não existe nenhum acordo firmado entre o cliente e o banco. Nesse caso, o solicitante deve realizar um novo requerimento. Por isso, é importante conhecer as condições de crédito dos bancos. Geralmente, as exigências variam bastante de uma financeira para outra.
Como evitar o condicionamento de crédito?
Para não ter o crédito condicionado, existem diversas dicas úteis. Não importa qual seja a situação, o cliente sempre deve ter em mente alguns fatores básicos que influenciam diretamente no financiamento condicionado.
Os mais comuns podem ser a solicitação de crédito incompatível com a renda do cliente, a contração de dívidas em sequência e o nome sujo. Veja a seguir algumas recomendações para evitar o condicionamento de crédito:
- Pague as contas em dia e permaneça com o nome limpo. Em qualquer situação, isso ajudará no aumento do score de crédito, utilizado como um dos fatores cruciais para conseguir um financiamento.
- Além disso, é importante entender como funciona o Cadastro Positivo. De modo geral, é uma espécie de banco de dados que analisa a reputação do cliente, em relação aos compromissos financeiros. Isso também, de algum modo, é utilizado para conceder crédito.
- Não faça muitas dívidas uma atrás da outra. É importante lembrar que isso é negativo para contratar financiamentos, empréstimos e parcelamentos em bancos.
- Mantenha um bom relacionamento com o banco em que você já é cliente. Isso será importante na hora de fazer um financiamento imobiliário, já que a instituição conhece o perfil dos clientes.
- Prepare uma reserva financeira, caso o crédito seja condicionado, mas haja a alternativa de dar entrada com algum valor.
Conheça mais sobre financiamentos na Melhortaxa!
Agora que você sabe o que significa crédito condicionado e como ele funciona, acesse o blog da Melhortaxa para ter ainda mais informações sobre mercado imobiliário, investimentos e finanças pessoais.
No canal, você tem acesso a outros conteúdos sobre os serviços prestados pela Melhortaxa e também pode fazer uma simulação de financiamento imobiliário no site e receber propostas personalizadas. Acesse e saiba mais.