Em um ano de constantes altas na Selic, além da desvalorização da poupança, a busca por melhores investimentos cresce a cada dia — sobretudo para aqueles que desejam diversificar a carteira de opções e garantir maior rentabilidade em longo prazo.
Para ter um futuro financeiro tranquilo, não basta poupar: é necessário fazer o dinheiro render de forma eficaz. Ao definir o seu perfil de investidor, é possível traçar opções tanto em renda fixa quanto em renda variável.
Pensando nisso, a Melhortaxa separou as informações mais importantes para quem deseja investir; por exemplo, os tipos de investimento frequentemente disponibilizados pelo mercado e as opções recomendadas para perfis conservadores, moderados e agressivos.
Qual é a diferença entre renda fixa e variável?
Você sabe qual é a diferença entre renda fixa e variável? Antes de avaliar quais são os melhores investimentos para o seu perfil, é fundamental compreender a diferença entre essas duas principais modalidades.
Renda fixa
Como o nome sugere, a taxa de juros desse investimento é fixada com antecedência. Há dois tipos: a renda fixa pré e pós-fixada. A diferença entre as duas é que na pré-fixada o investidor sabe qual será a taxa que incidirá sobre o valor aplicado. Na pós-fixada, determina-se um indicador no final do período investido.
Dessa forma, os títulos de renda fixa são considerados investimentos seguros, por ter um rendimento definido. Em contraponto, há a possibilidade de crescimento da inflação em longo prazo, fazendo com que o título tenha desvalorização até a data de vencimento.
Renda variável
Já os ativos de renda variável, como os investimentos aplicados na Bolsa de Valores (B3), seguem uma oscilação maior. O rendimento oscila todos os dias, de acordo com o cenário econômico apresentado pela própria empresa e pela política do país.
São diversas as empresas que possuem capital aberto na Bolsa. Entre os investimentos rentáveis desse formato destacam-se as esferas de indústria, petróleo, energia elétrica, siderurgia, commodities e tecnologia.
Outro tipo de investimento em renda variável que vem ganhando espaço no mercado de ativos são as criptomoedas, negociadas por meio da tecnologia de blockchain. Essa opção oferece maior risco, já que não há uma regularização própria por trás.
Quais são os melhores investimentos para 2022?
Agora que você já sabe como diferenciar as opções, é hora de conhecer os melhores investimentos do momento. A nossa seleção baseia-se em critérios como expectativas da economia, apostas de mercado e tendências para o próximo ano.
Pós-fixados
Como comentamos na renda fixa, os rendimentos pós-fixados são atrelados à alíquota de um indicador dentro de um período. Assim, investimentos indexados à taxa Selic são uma boa opção, pelo menos em um intervalo de um ano. Atualmente, a taxa está em 11,75% ao ano, e a previsão é de que suba mais.
O motivo para a Selic estar nesse patamar é principalmente a inflação alta. Sendo assim, investir em renda fixa atrelada à Selic é uma boa ideia para a lista de melhores investimentos. Outro tipo de investimento nessa linha são títulos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que tendem a acompanhar a Selic.
Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)
Uma alternativa de investimento em renda variável são os fundos imobiliários. Apesar de fazerem parte do mercado de ações, possuem menos riscos em longo prazo. O mercado imobiliário vem se recuperando aos poucos depois do ápice da pandemia — os fundos fecharam 2021 com queda de 2,28%.
Mas isso não significa que não sejam boas opções. A tendência é de valorização por conta da retomada da economia. Além disso, é uma opção interessante para quem deseja investir com pouco dinheiro, já que há a possibilidade de comprar frações a partir de R$ 50.
Ações
Como dito anteriormente, as ações dependem dos ciclos da economia nacional e são consideradas investimentos de alto risco. Ainda assim, são mais rentáveis em longo prazo. O investidor deve acompanhar a movimentação do mercado e aguardar a retomada da valorização dos ativos que possui.
Empresas estatais, como a Petrobras e o Banco do Brasil, são algumas das opções de ativos da Bolsa preferidos entre os brasileiros. Outros setores que despontam como ótimos pagadores de dividendos em longo prazo são os de companhias elétricas, commodities, mineração e tecnológicas.
Criptomoedas
Se você já possui conhecimento avançado em mercado de ativos e tem uma carteira diversificada, o próximo passo pode ser o investimento em criptomoedas. O Bitcoin é a moeda mais conhecida, mas há centenas de outros criptoativos, cujos valores variam muito ao longo do dia.
Bancos e até países têm avaliado a possibilidade de adotar a moeda digital como uma alternativa ao dinheiro físico, portanto esse é um tema que deve ganhar cada vez mais adeptos. Entretanto, lembre-se de escolher uma corretora confiável, além de tomar cuidado com golpes e pirâmides.
A Melhortaxa ajuda você a cuidar do orçamento
De nada adianta pesquisar os melhores investimentos do mercado se não houver consciência quanto ao próprio dinheiro. Por isso, o primeiro passo deve ser cuidar minuciosamente das finanças, e fazer um bom planejamento financeiro ajuda nesse trajeto.
Que tal melhorar a sua relação com o dinheiro? O blog da Melhortaxa está repleto de dicas para você cuidar das finanças pessoais com cautela e inteligência. Conte conosco para fazer as melhores escolhas!