Diversas são as situações que nos exigem abrir o bolso, seja para comprar uma casa, trocar de carro ou algo emergencial. Como nem sempre é possível pagar com recursos próprios, as linhas de crédito entram em cena para facilitar o negócio. Entre as modalidades utilizadas, surge a dúvida: empréstimo ou financiamento?

Para responder a essa pergunta, é preciso detalhar as diferenças entre cada linha de crédito. Apesar de serem oferecidas pelos bancos com a finalidade de atenderem a uma demanda, elas possuem regras distintas. A sua escolha deve se basear no que você pretende fazer com o montante e as garantias exigidas pelo banco.

Em dúvida sobre se é melhor empréstimo ou financiamento na hora de solicitar crédito ao banco? Acompanhe o texto a seguir e conheça as especificidades de cada um. 

Quais são as diferenças entre empréstimo e financiamento?

A melhor forma de decidir entre empréstimo ou financiamento é conhecendo as principais funcionalidades de cada linha. Apesar de as duas funcionarem com o mesmo propósito, isto é, o banco empresta um montante, que deve ser “devolvido” com acréscimos de juros, há diferenças nos custos e nas garantias. Confira.

Financiamento

O financiamento é a principal modalidade utilizada por aqueles que desejam comprar a casa própria ou trocar de carro. A condição imposta pelas instituições credoras para quem solicita esse tipo de crédito é a obrigatoriedade de utilização do montante em um objetivo específico e previamente combinado com o banco.

É o tipo de crédito utilizado para objetivos de grande valor, que demandam um planejamento tanto do orçamento quanto da proposta a ser apresentada. Por isso, a garantia está diretamente ligada ao bem que se pretende adquirir — como é o caso da alienação fiduciária. Cabe ao cliente “convencer” o banco de que pode arcar com o contrato, em que, muitas vezes, o próprio imóvel é utilizado como garantia. 

O prazo de quitação de um financiamento imobiliário pode levar até 30 anos, por isso exige maior organização. Outro ponto importante é em relação ao comprometimento do limite orçamentário: o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% da sua renda familiar mensal. 

 

Empréstimo

Quanto à funcionalidade, o empréstimo não foge muito da estrutura de um financiamento, mas, aqui, o objetivo muda um pouco de direção. Esse tipo de crédito pode ser utilizado para situações mais corriqueiras, como emergências médicas, pagamentos de dívidas, realização de uma viagem, etc.

Diferente do financiamento, a tomada de empréstimo exige menos garantias ao banco, e a aprovação é mais rápida. Você não é obrigado a justificar o crédito e nem a apresentar um detalhamento de como utilizará o dinheiro. Por isso, há a possibilidade até de empréstimo para autônomo

Como não há garantias exigidas, o banco realiza apenas uma análise do histórico de pagamentos — aí, quem possui nome sujo, por exemplo, pode se complicar.  Com menos garantias, há maior risco de inadimplência para o banco, certo? Dessa forma, os juros cobrados se tornam consequentemente maiores.

Como escolher a melhor opção de crédito?

Agora que você compreendeu as diferenças entre as modalidades, ficará mais fácil decidir entre solicitar empréstimo ou financiamento. A melhor opção entre elas dependerá especificamente do seu objetivo e deve passar por uma análise pelo banco.

Se você está se planejando para comprar um imóvel, a melhor opção pode ser o financiamento. Inclusive, há maneiras de calcular os gastos que você terá ao longo do contrato, como a cobrança de juros, o valor de entrada e todos os encargos do banco por meio de um simulador de financiamento

Não se esqueça: como o financiamento utiliza um bem como garantia, você precisa se planejar financeiramente para evitar consequências em caso de dívida. Por isso, essa modalidade de crédito exige um maior comprometimento.

Já o empréstimo pode ser solicitado tanto em bancos quanto empresas menores, sendo necessária apenas a apresentação de um comprovante de renda. Por ser mais flexível, é preciso tomar cuidado para não comprometer demais o orçamento. Tente limitar o uso para situações de emergência.

Faça uma simulação com a Melhortaxa!

Ainda está em dúvida sobre contratar empréstimo ou financiamento? A Melhortaxa pode te ajudar a comparar prazos, juros e renda mínima para solicitar todos os tipos de linhas de crédito.

Faça um cadastro em nosso site e receba as melhores ofertas para o seu orçamento, de maneira personalizada e sem precisar sair de casa! É fácil, rápido e gratuito. Conte conosco para solicitar seu financiamento imobiliário ou empréstimo com garantia. 



empréstimo ou financiamento