Por se tratar de uma prática que não é muito comum no País, algumas pessoas se perguntam o que é, quando e como fazer a portabilidade de financiamento imobiliário e demais tipos de crédito nas instituições financeiras.

A portabilidade é um processo simples, que pode ser muito lucrativo para o solicitante e, até mesmo, a instituição financeira que estiver disposta a receber tal proposta. Confira o passo a passo da solicitação de troca de banco e algumas dicas para fazer a portabilidade de crédito:  

O que é portabilidade de financiamento

A portabilidade de financiamento imobiliário ou de demais tipos de linha de crédito é a possibilidade de transferir a conta de uma instituição financeira para outra. Com isso, é possível ter taxas de juros mais atrativas com o novo banco, por exemplo. 

O motivo principal da solicitação de uma portabilidade de financiamento são os valores dos juros aplicados na negociação, mas fatores como mau atendimento e falta de suporte ao cliente podem ser motivos para a troca de banco.

Qual o momento ideal para fazer a portabilidade

Com base no mercado, é ideal cogitar uma portabilidade quando a taxa básica de juros (Selic) sofre queda, uma vez que os bancos oferecem juros mais atrativos para financiamento imobiliário e aumentam a disputa entre si. 

Mas, independentemente do cenário econômico nacional, é possível analisar se as taxas negociadas com o banco no qual o financiamento foi realizado, ainda valem a pena. Para isso, é importante fazer uma pesquisa entre as demais instituições bancárias. 

Como conseguir a portabilidade

Antes de mais nada, é importante ter em mente que nenhuma instituição financeira é obrigada a receber uma portabilidade. Com isso, é recomendado analisar alguns pontos, caso você queira passar sua dívida para outro banco.

O banco precisa ter interesse

Antes de fazer a solicitação de portabilidade de crédito imobiliário, estude o mercado atual. Como os bancos não são obrigados a fazer esse tipo de negociação, a instituição precisa enxergar vantagens em receber o restante de seu financiamento. 

O que interfere diretamente no interesse da instituição financeira é a economia. Se ela se apresentar reticente ou se os bancos não estão fomentando esse tipo de crédito, dificilmente eles receberão esse tipo de serviço, pois não será lucrativo. 

Outro ponto que pode fazer com que o banco não aceite a sua portabilidade são os altos índices de inadimplência, ou ainda, se a instituição tiver que sanear sua carteira para diminuir perdas e possíveis prejuízos.

O banco precisa confiar em você

Durante a portabilidade, o solicitante terá que passar por uma nova avaliação de crédito, porém, menos burocrática que a anterior. Mas, nesse caso, o banco avaliará suas condições financeiras, especialmente se a sua condição era melhor no início do financiamento. 

Dentro dessa análise, o banco analisará, principalmente, se o seu perfil de crédito é interessante para a instituição, especialmente se comparada com o momento anterior à portabilidade. 

Como solicitar a portabilidade de financiamento

Caso o cenário seja vantajoso e você se enquadre no perfil de crédito do banco, é necessário pedir o cálculo do valor restante para o atual banco e levar para a instituição financeira escolhida para assumir tal responsabilidade. 

A nova instituição solicitará outros documentos, a fim de que sua análise de crédito seja feita. Aprovado, o banco atual tem até dois dias para passar todas as informações e documentação necessária para o novo, ou então, até cinco dias para apresentar uma contraproposta.

Atenção às condições propostas pelo novo banco: de acordo com o Banco Central, tanto o valor do financiamento, quanto a quantidade de parcelas não podem ser superiores às atuais.

Busque pelas melhores taxas de juros na Melhortaxa 

Agora que você sabe as vantagens e como fazer a portabilidade de financiamento imobiliário, não deixe de contatar os serviços da Melhortaxa para encontrar as melhores propostas do mercado, de acordo com o seu perfil e necessidade.