Se você tem um financiamento atrasado e o acúmulo de parcelas já não cabe no bolso, saiba que existe a possibilidade de negociar as dívidas do veículo antes que a situação se torne irremediável.

A negociação das dívidas de um veículo com financiamento atrasado pode ser feita com a própria instituição que concedeu o crédito, desde que essa possibilidade esteja prevista em contrato. Via de regra, tal previsão ocorre pois é do interesse do credor que dívidas sejam quitadas e que ninguém perca dinheiro.

Se você está com as palavras “juros de atraso de financiamento veículo” ecoando na cabeça e tirando seu sono, assegure-se do teor de seu contrato e verifique com a instituição credora as maneiras de renegociar. Caso não seja possível fazê-lo de forma vantajosa, existem outros caminhos e a Melhortaxa explica para você! Confira.

Busca e apreensão

Para quem está se perguntando com quantas parcelas em atraso dá busca e apreensão, o Decreto-Lei nº 911/69, que regula o processo de busca e apreensão, prevê que a instituição financeira credora pode pedir a devolução do veículo desde a primeira parcela vencida.

Ou seja, o credor, desde que comprove o pagamento atrasado, pode requerer a busca e apreensão do bem alienado, que será concedida liminarmente por um juiz. Cinco dias após executada a liminar, o credor tem a propriedade e a posse exclusiva do bem no patrimônio.

Como o processo de busca e apreensão gera um alto custo para a instituição credora, é mais vantajoso para ela tentar negociar e dar um desconto para que o cliente regularize sua situação. Dessa forma, na tentativa de diminuir as inadimplências, os bancos perceberam que obtêm melhores resultados renegociando o financiamento de veículo.

Então, os bancos tentam negociar a dívida de financiamento atrasado até o terceiro mês de mora, antes de entrarem com o processo de busca e apreensão no Judiciário. Primeiramente, a instituição credora entrará em contato com o devedor para propor novas condições de pagamento.

Ainda que o processo de renegociação seja frustrado, antes de pedir a restituição do veículo, a credora deve notificar formalmente o devedor da existência da dívida em atraso.

financiamento atrasado

O devedor deve receber em sua residência uma carta registrada com aviso de recebimento (AR). A carta registrada é um requisito indispensável para que, no ajuizamento da ação, o juiz determine a busca e apreensão do veículo nos casos de financiamento atrasado.

Então, na dúvida sobre com quantas parcelas em atraso o banco pode tomar o veículo, lembre-se de que, embora a prática habitual de negociação considere três meses de atraso, por lei, o pedido pode ser feito desde o primeiro atraso.

Negociação de dívidas de veículos

Uma alternativa para quitar o financiamento atrasado é o refinanciamento do veículo, que funciona como uma troca de contrato. Às parcelas em atraso são somados os juros devidos, que figurarão ao lado do montante a pagar. Assim, um novo parcelamento será calculado.

Mas atenção: refinanciar o carro ou a moto com parcelas mais vantajosas significa que as prestações correrão por um período maior e, consequentemente, mais juros no montante total.

Se o refinanciamento do veículo não for a solução adequada para seu caso, a portabilidade de crédito pode ser o caminho. Na portabilidade, o devedor transfere o financiamento para outra instituição de crédito e esta paga a instituição credora original, recebendo as prestações do devedor.

Uma terceira opção para quitar o financiamento em atraso é realizar a venda do bem com a opção de transferência. Assim, o novo proprietário do veículo assume suas parcelas e você evita a inserção de seu CPF no cadastro de inadimplentes em birôs de crédito.

Se, apesar de todas as alternativas apresentadas, ainda não for possível pagar o veículo, resta fazer a entrega amigável do patrimônio para saldar a dívida do financiamento. Infelizmente, nessa transação, você provavelmente perderá o valor já pago pelo veículo.

Mantenha-se informado com a Melhortaxa

Agora que você já está por dentro dos processos que podem solucionar o financiamento em atraso de veículos, que tal se manter bem informado sobre diversos assuntos do mercado financeiro através do blog da Melhortaxa? Ele está repleto de matérias relevantes com uma linguagem fácil e intuitiva. Confira!