Quem nunca teve uma dívida? Independentemente da origem, seja ela gerada por cartão de crédito, carnê, financiamento… Muita gente passou e ainda passa pela tensão de não saber como tirar juros de uma dívida.
A Melhortaxa pode te ajudar! Acompanhe este conteúdo exclusivo e saiba em 7 dicas como negociar juros abusivos, liquidar aquele débito antigo e viver com a consciência tranquila de um bom pagador.
Saindo das dívidas
Lembre-se sempre de que não é porque você conseguiu tirar os juros de uma dívida ou sair delas de uma vez que não pode voltar. Pode, sim! Prova disso é que, em janeiro de 2020, o Brasil contava com 39,8% da população negativada.
Por isso, uma das dicas que podemos dar é: mantenha seu orçamento atualizado e anote seus gastos fixos e variáveis. Para ajudar você, que se encontra na inadimplência, vamos mostrar abaixo 7 passos para negociação de dívidas e dos juros altos.
1. Conheça seu atual orçamento
Antes de pedir um acordo de dívida, saiba o valor exato de seus ganhos e também some débitos, taxas de juros e CET (Custo Efetivo Total). Lembre-se de que suas despesas fixas também devem estar nessa conta.
Conhecendo os detalhes de cada operação pendente, você pode identificar a menor e começar por ela, ou, se estiver gastando muito, cortar os gastos extras. Assim, será possível remanejar seu dinheiro para quitar uma dívida antiga de vez.
2. Estipule um valor máximo para pagamento
Sabendo quanto ganha, quanto tem de despesas fixas e o quanto deve, é a hora de estipular um valor máximo para as parcelas de uma negociação, por exemplo. Assumir um compromisso significa cumpri-lo até o fim, então, atente-se ao valor máximo que você consegue pagar.
Utilize o valor que sobra, excluindo os gastos fixos, e veja se é possível manter um parcelamento de médio ou longo prazo. Dessa forma, é possível conseguir boas condições e pagar sem a cobrança elevada de juros.
3. Sempre que possível, pague suas parcelas adiantadamente
Mantendo uma rotina financeira organizada e sobrando dinheiro ao final do mês, procure antecipar o pagamento de parcelas que você tem com alguma instituição credora.
Isso evita a cobrança de juros por atraso no pagamento e um bom exemplo para isso é: quitar cartão de crédito tem desconto. Converse com seu banco e saiba mais sobre essa estratégia. Assim, de repente, as parcelas são até reduzidas ou liquidadas.
4. Troque de dívida
Pesquise no mercado opções de crédito cujas parcelas são menores e mais vantajosas para você. No caso de um empréstimo pessoal atrativo, você quita sua dívida anterior e faz uma menor.
Essa opção permite que você encontre melhores condições fora dos grandes bancos. Talvez um correspondente bancário te atenda de forma mais vantajosa, reduzindo seu gasto mensal. Assim, você consegue liberdade para lidar com seu orçamento.
5. Procure manter a reputação de bom pagador
Procure não atrasar seus compromissos, pague suas contas em dia e, no caso de atraso, entre em contato imediatamente com a instituição financeira credora para quitar o débito.
Negociando, você define como manter os próximos pagamentos. Aliás, veja se é possível reduzir o número de parcelas ou o valor das próximas. Assim, você evita a negativação de seu nome pelos órgãos de proteção ao crédito.
Para saber como calcular juros de dívida atrasada, utilize as plataformas digitais que vão te ajudar na conta. Existem modelos completos que vão te orientar quanto a datas, juros por dia, entre outros. Isso ajuda na organização pessoal e financeira.
6. Procure refinanciar suas dívidas
Ofereça um valor para amortizar o débito, seja ele à vista ou parcelado. Mostre-se disposto a pagar e negocie até encontrar uma possibilidade que considere adequada ao seu perfil, assim entendendo como tirar juros de uma dívida.
Saiba que essa opção vale também se você está pensando em como tirar juros do cartão de crédito. As financeiras responsáveis pelos cartões trabalham com a negociação, e isso ajuda a quitar as parcelas devidas.
Existe refinanciamento de cartão de crédito, imóveis, carros e empréstimo. Portanto, tudo que vem te tirando a tranquilidade pode ser resolvido de maneira simples e tranquila, desde que não vire outra dívida deixada para trás.
7. Se a negociação não te ajudar, procure a portabilidade
Migrar sua dívida para outro banco já é uma realidade para milhares de pessoas que não conseguiram êxito em uma renegociação. Para levar seu débito para outro banco, consulte as instituições bancárias e veja qual te oferece melhores condições.
Os bancos não podem se recusar a aceitar essa migração e não existem tarifas nessa modalidade. A única exigência é não aumentar o número ou o valor das parcelas pendentes.
Caso seu atraso seja em um financiamento imobiliário, conte com a Melhortaxa para te ajudar no processo de portabilidade. Podemos encontrar as melhores opções no mercado e fazer a migração de seu financiamento para a instituição que melhor te atender.
Aproveite as dicas da Melhortaxa!
Agora, basta seguir o passo a passo e correr atrás e ter vantagens, como tirar juros de uma dívida ou pagá-las de uma vez! A Melhortaxa pode te ajudar, temos diversos conteúdos para te orientar no caso de pendências de pagamento, dívidas e nome negativado, por exemplo. Acesse a seção de crédito e saiba mais!