Se você está em busca de um empréstimo consignado, provavelmente já ouviu falar e tem dúvidas sobre o que é margem consignável. Afinal, é ela que define quanto da sua renda será comprometida para descontar o empréstimo mensalmente. Esse desconto pode vir da folha de pagamento, de um contracheque ou mesmo do benefício do INSS.
Essa margem permite que parte dos seus pagamentos seja protegida para eles não serem totalmente comprometidos com as parcelas do empréstimo. Porém, antes de solicitar o empréstimo consignado, é preciso entender como é calculado o teto e como obter a aprovação de uma instituição financeira.
Está em busca de um empréstimo e ficou confuso sobre o que é margem consignável? Acompanhe o texto a seguir, tire todas as suas dúvidas sobre o assunto e saiba como é feito o cálculo dessa taxa.
Como funciona a margem consignável?
Para entender o que é reserva de margem consignável na prática, pense nos seus recebimentos mensais — seja salário, aposentadoria ou outros benefícios. Ao solicitar um empréstimo consignado com o banco ou outra instituição, as parcelas do crédito serão descontadas diretamente da sua conta.
Em linhas gerais, podemos afirmar que essa margem representa o valor máximo que o agente distribuidor de crédito pode retirar do seu salário para pagar o empréstimo. De acordo com a Lei 10.820, de 17 de dezembro de 2003, o teto de desconto é de 35% da sua renda.
Vale lembrar ainda que esse modelo de empréstimo só pode ser solicitado por quem recebe valores fixos, portanto, não vale para trabalhadores autônomos ou informais — que possuem renda variada. Para esse grupo, é recomendável outras opções de crédito, de preferência as que cobrem juros baixos e não comprometam o débito da conta.
Como calcular a margem consignável no empréstimo?
O empréstimo consignado costuma ser facilmente aceito pelas instituições, e não exige muitas garantias em troca — a não ser um saldo para desconto mensal das parcelas. Portanto, se você acha que necessita de um empréstimo para pagar determinado projeto, essa pode ser uma boa opção.
Para entender como calcular margem para empréstimo consignado, é necessário que você se atente às regras de cada banco para realizar o cálculo. O valor levado em consideração é apenas do salário, não valendo para a instituição rendas extras, como 13º salário e férias.
Dessa forma, o cálculo da margem consignável é feito de acordo com a seguinte fórmula: valor líquido da renda ou benefício x 35% = Valor das parcelas pagas de todos os empréstimos consignados.
Para exemplificar como o cálculo funciona, vamos supor que você receba R$ 2 mil por mês. Depois de multiplicar a quantia pela porcentagem de corte, o valor da parcela descontada totaliza R$ 700.
Como cancelar reserva de margem consignável?
Agora que você já sabe o que é margem consignável e suas principais regras, vamos falar de outra situação bastante comum para quem procura esse tipo de empréstimo: a reserva de margem.
É comum que algumas instituições bancárias tentem “empurrar” ao cliente pacotes de serviços, que, muitas vezes, não são necessários no momento, como, por exemplo, cartão consignado. Por isso, é importante manter-se alerta sobre esse tipo de situação, afinal, esse cartão também funciona como uma margem de consignado.
A Reserva de Margem Consignável (RMC) é um desconto aplicado diretamente no cartão de crédito consignado, mais precisamente na folha dos aposentados e pensionistas do INSS. Muitas vezes, essa prática é ilegal e tratada como venda casada sem consentimento do titular, fazendo com que o desconto seja feito mensalmente no contracheque.
Portanto, se você não sabe como cancelar reserva de margem consignável, saiba que é preciso entrar em contato com o banco e exigir que o cartão consignado seja desligado. Mas atenção: uma vez solicitado o cancelamento, a operação não pode ser revista. Portanto, analise se é isso mesmo que deseja antes de solicitar ao banco.
Entender o que é margem consignável te ajuda a buscar o melhor caminho para solicitar um empréstimo. Esse modelo de crédito é uma solução que muitos brasileiros encontram para quitar suas pendências financeiras, mas deve ser visto com cautela por quem não tem limite suficiente para descontar diretamente da folha.
Linhas de crédito é com a Melhortaxa
Além de aprender o que é margem consignável, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre outros tipos de linhas de crédito com a Melhortaxa. Nossa seção sobre crédito possui vários textos que te ajudam a entender melhor como funcionam os empréstimos e qual a melhor forma de financiar um imóvel ou um veículo com os menores juros do mercado. Confira!