Débitos em aberto com instituições financeiras pode tirar o sono de muita gente, afinal, as pendências podem atrasar o planejamento financeiro e inviabilizar sonhos. Por isso, é fundamental entender como quitar dívidas com bancos de maneira prática. 

Se adiado, o problema pode acabar se tornando uma bola de neve, com juros cada vez mais altos. Mas saiba que fugir das armadilhas dos bancos e negociar as pendências sem se afundar em outros problemas é, sim, possível. A negociação de dívidas é uma mão na roda para quem quer sanar os débitos em aberto.

Ficou curioso para entender como quitar dívidas com bancos e finalmente desafogar o planejamento financeiro? Acompanhe o texto a seguir e confira o passo a passo que preparamos para você sair dessa. 

Como negociar as dívidas com o banco?

Uma dica importante para quem está em busca de sanar pendências é se planejar antes mesmo de entrar em contato com o banco para negociar a quitação de dívidas. Por isso, lembre-se de seguir essas dicas: 

Saiba o valor real da sua dívida

Antes de tentar a renegociação, é importante visualizar o tamanho da dívida e como ela se acumulou ao longo do período. Se necessário, contrate um contador para ajudar na avaliação do saldo devedor e como ele pode ser quitado. 

Se houver um contrato com o banco, avalie se todas as regras estão previstas em lei e se há brechas para recalcular as pendências e limpar o nome. Depois de confirmado o real valor da dívida, entre em contato com o credor para solicitar um cálculo atualizado. 

Tome a iniciativa e entre em contato com o banco

Entender a maneira correta sobre como quitar dívidas com o banco evita uma série de situações desagradáveis. Nessa hora, saber entrar em contato com a instituição ajuda, e muito, na negociação.

Não espere o banco entrar em contato! O acordo de dívida pode ser feito por iniciativa própria logo que você ficar ciente do débito. Mostre à instituição seu interesse em regularizar as pendências, essa atitude demonstra comprometimento e pode abrir portas para negociações menos burocráticas e até descontos.

Não aceite qualquer proposta

Na pressa por saber como quitar dívidas com bancos, muitas pessoas acabam aceitando qualquer tipo de proposta. Essa atitude pode levar a uma decepção futura, portanto, tenha calma. Antes de fechar qualquer negócio, faça uma avaliação com outras instituições para comparar as taxas de cada uma.

É normal que os gerentes de banco exerçam certa “pressão” sobre o cliente, mas não se sujeite. Peça um tempo para refletir e avaliar a proposta e, se achar necessário, busque ajuda de um contador. Apresentar uma contraproposta pode ser uma ótima ideia para o banco ceder com alguns benefícios.

Fique atento aos juros altos 

Uma dívida com o banco costuma vir acrescida de diversos embargos, por isso, é importante que o cliente questione sobre a cobrança das taxas mensais ao negociar com a instituição. 

Há várias opções de linhas de crédito com juros menores disponíveis no mercado, portanto, se notar que o banco está resistente sobre a diminuição das taxas, não hesite em levar sua proposta para outra instituição. A Melhortaxa, por exemplo, oferece portabilidade de dívidas para quem possui um financiamento imobiliário. 

A dívida com o banco caduca?

Agora que você já conhece os primeiros passos sobre como quitar dívidas com bancos, é importante que avalie as regras de cada instituição. Muita gente acredita que, depois de um certo período, a pendência bancária “desaparece”, mas saiba que não é bem assim.

Afinal, a dívida com banco caduca? A resposta é “sim”, mas com ressalvas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), o nome do cliente deve ficar limpo no cadastro de inadimplentes do SPC e Serasa após um período de 5 anos.

Porém, apesar de o CPF se regularizar após o período, a dívida permanece no histórico do banco. O que acontece é que a dívida some do rastro das empresas, mas, para os bancos e as instituições financeiras, o credor permanecesse com a imagem “suja”, o que pode gerar restrições para empréstimos e financiamentos futuros. 

Portabilidade de dívida é com a Melhortaxa

Entender como quitar dívidas com bancos é fundamental para limpar o nome e sanar as pendências, mas, muitas vezes, não é um trabalho fácil, especialmente para grandes dívidas — como no caso de financiamentos de imóveis.

Precisa de ajuda para renegociar suas pendências ou até mesmo trocar de instituição para adquirir melhores condições? A Melhortaxa pode te ajudar! Acesse a página de portabilidade e faça uma simulação para descobrir se você consegue obter uma melhor taxa de juros para seu financiamento.