Para grande parte dos brasileiros, comprar um imóvel está entre os principais objetivos de vida. Com rotinas cada vez mais atarefadas, muita gente tem optado por morar em prédios, uma vez que os edifícios unem praticidade e oportunidade de valorização. Então, afinal, quanto custa em média um apartamento?
Para responder a essa pergunta, é preciso levar em conta diversos fatores que podem determinar o valor de uma propriedade. O mercado imobiliário se baseia em aspectos como localização, infraestrutura urbana e até políticas públicas para estipular o preço do metro quadrado de uma residência.
Por isso, tão importante quanto saber o valor médio de um apartamento, é entender o que influencia o cálculo. Dessa forma, você saberá pesquisar o imóvel dos sonhos com base em preços realmente certeiros. Confira a seguir!
O que influencia o valor de um apartamento?
Para saber quanto custa em média um apartamento, é preciso se atentar a alguns critérios. O índice FipeZap, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), é o principal responsável por acompanhar as oscilações de preços envolvendo o mercado imobiliário.
Porém, o valor de um imóvel varia de acordo com vários fatores, por isso, é fundamental que você saiba quais são as principais características avaliadas na hora de estabelecer o preço de apartamento.
Localização do imóvel
A localização do imóvel é um dos aspectos que mais pesam na hora de determinar o valor de um apartamento. O custo de vida municipal influencia diretamente o preço, afinal, as metrópoles tendem a exigir um gasto maior comparado ao de cidades pequenas.
Além da cidade ser um fator determinante, a região ou o bairro conta para estabelecer o preço de uma propriedade. O valor do metro quadrado em São Paulo, por exemplo, baseia-se nas diferentes zonas territoriais e no fato de o imóvel estar mais próximo ou não do centro.
No campo da localização, ainda devemos considerar a segurança da região, a malha de transportes e a infraestrutura do bairro, que inclui opções de comércios, farmácias e escolas, por exemplo. Tudo isso afeta diretamente a média de preços de apartamentos.
Metragem da propriedade
O tamanho do imóvel é outro ponto importante na hora de estabelecer quanto custa em média um apartamento. É natural imaginarmos que, quanto maior a metragem do espaço, maior será o valor do metro quadrado, certo?
Além disso, o andar do apartamento pode influenciar o preço, dependendo da região onde ele se encontra, mas atenção: nem sempre um imóvel maior será mais caro. Isso porque há outras variáveis que entram no cálculo, como as condições estruturais do edifício.
Prédios mais antigos tendem a possuir imóveis mais espaçados, enquanto lançamentos imobiliários apresentam plantas compactas e eficientes. Portanto, para entender quanto custa comprar um apartamento, saiba que o valor será determinado por uma combinação entre metragem e idade da propriedade.
Estilo de construção
Quando falamos na idade de uma propriedade, muitas vezes, o estilo de construção também entra na conta. Tudo começa pela escolha, que deve ser feita com base no seu objetivo. Você vai morar sozinho ou com a família? Como é a sua rotina de trabalho? Preza pela praticidade em um imóvel?
Esses questionamentos são importantes para determinar o tipo de apartamento em que você irá investir, seja uma kitnet, um studio ou até um duplex. Você sabe diferenciar as metragens que envolvem a compra de um imóvel em prédio? Esse também é um fator que atinge o preço final.
Como avaliar se o valor de um apartamento é justo?
Como você pode perceber, saber avaliar quanto custa um apartamento é fundamental para fazer escolhas certeiras. Além dos fatores apresentados anteriormente, é importante se atentar aos movimentos naturais do mercado imobiliário.
Uma dica valiosa caso você esteja pesquisando por apartamentos para comprar é visitar propriedades com características semelhantes. Dessa forma, será possível traçar se o preço médio entre elas faz sentido e segue um padrão no mercado.
Assim como um imóvel pequeno não deve custar acima da média, um apartamento bonito e espaçado custando pouco também pode levantar suspeitas. É preciso avaliar se há algum tipo de problema interno ou outros fatores na edificação. A ajuda de um corretor imobiliário pode contribuir para uma análise mais acertada.
Dicas imobiliários é com a Melhortaxa
Agora que você já sabe avaliar quanto custa em média um apartamento, nada melhor que tirar esse sonho do papel. Que tal acompanhar outros textos sobre as principais tendências do mercado imobiliário?
Aqui, no blog da Melhortaxa, você pode acompanhar dicas para escolher o apartamento ideal, organizar a mudança e até decorar o seu imóvel! Conte conosco para fazer a melhor escolha.