Quer realizar o sonho da casa própria, mas não tem o montante necessário para pagar à vista? Saiba que você não está sozinho! O financiamento imobiliário é a melhor alternativa para tirar o desejo do papel, porém é preciso se planejar. Você sabe qual é o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel?

Essa é a dúvida mais comum na hora de avaliar as opções de crédito disponíveis no mercado. Os contratos de financiamentos oferecidos pelas instituições financeiras frequentemente exigem um “sinal” de entrada para a quitação do imóvel. 

Se você está se perguntando se é possível financiar 100% de um imóvel, por exemplo, a resposta é: depende. Esse tipo de benefício é geralmente oferecido para famílias de baixa renda que se encaixam em regras específicas.

Por isso, é importante que você avalie quanto terá que desembolsar para dar entrada no financiamento imobiliário. Acompanhe o texto a seguir e saiba como se calcula o valor mínimo, além de dicas para se planejar.

Como é calculada a entrada de um financiamento?

O cálculo utilizado pelos bancos para estabelecer qual é o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel se baseia na renda familiar do cliente. Isso significa que o percentual pode sofrer alterações mesmo sendo um valor proporcional ao que você deve pagar à instituição. 

Apesar de variável, o valor mínimo de entrada para financiamento de imóvel gira em torno de 30% do valor total do empreendimento. Então, se um imóvel custa R$ 300 mil, o valor de entrada totaliza algo em torno de R$ 90 mil. A Caixa Econômica Federal exige uma entrada de pelo menos 10% do valor do imóvel. 

Quanto à cobertura do crédito, o financiamento da Caixa cobre até 70% ou 80% do valor de imóveis usados e 80% dos novos. O restante do valor para a quitação está relacionado ao montante inicial que você deve desembolsar.

Além dos programas governamentais da Caixa, outras instituições financeiras oferecem opções de crédito para quem deseja realizar o sonho da casa própria. O valor de entrada varia entre cada banco, mas tende a custar entre 10% e 30% do montante total do imóvel.

qual é o valor minimo de entrada para financiar um imovel

Como dar entrada em um financiamento imobiliário?

Agora que respondemos à dúvida “quanto tenho que dar de entrada para financiar um imóvel?”, é importante que você comece um planejamento para estabelecer como reunirá o montante necessário. Confira as melhores dicas sobre como economizar e dar conta de quitar as parcelas:

Reavalie o orçamento

Uma das melhores formas de realizar um financiamento imobiliário sem se endividar é planejar-se. Lembre-se de que você pode levar até 30 anos para quitar integralmente o crédito, portanto é necessária uma dose extra de disciplina na hora de cuidar do orçamento.

Para pagar a entrada de um apartamento, você deve se planejar financeiramente sobre o montante. Há maneiras de economizar e juntar o dinheiro? É possível fazer um empréstimo para este fim? Considere todas as hipóteses e compare as opções.

Faça o dinheiro render

Ao estabelecer qual é o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel, você deve avaliar a possibilidade de pagar o máximo que puder. Isso facilita o pagamento das parcelas restantes do financiamento. 

Se você busca uma forma de abater boa parte da dívida, deve fazer o rendimento das suas economias aumentar. Há diversas modalidades de investimentos disponíveis no mercado. Faça uma análise das opções oferecidas e defina a melhor estratégia para o seu dinheiro render mensalmente.

Opte por imóveis na planta

Se você não tem pressa para se mudar, uma opção interessante é um imóvel ainda em construção. O valor de entrada de um apartamento na planta pode ser abatido em até 36 parcelas mensais, dispensando o sinal à vista. Dessa forma, todo o valor é diluído em parcelas proporcionais.

Porém, atente-se para essa opção, porque ela costuma aumentar o valor mensal do financiamento do imóvel, o que acarreta maior peso no orçamento geral. O ideal é que o investimento nunca ultrapasse 30% da sua renda mensal.

Utilize o FGTS como entrada

Muita gente não sabe desse recurso, mas o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) pode ser um grande aliado da sua entrada no apartamento. Para utilizar o saldo, você precisa ter ao menos três anos de trabalho acumulados no fundo.

Outro requisito para comprar imóvel com esse saldo é não ter outro imóvel em seu nome na mesma cidade do atual. Para sacar o montante, basta visitar uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento de identificação e consultar a disponibilidade.

Financiamento é com a Melhortaxa!

Ao definir qual é o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel, o planejamento para tirar esse sonho do papel fica mais fácil e claro. O pagamento da entrada é uma das melhores opções em um financiamento imobiliário, já que contribui para ter parcelas menores ao longo prazo. 

Está em busca de uma opção de financiamento, mas não sabe como encontrar as menores taxas do mercado? Faça um cadastro no site da Melhortaxa e receba as melhores ofertas para o seu orçamento!