A zona norte de SP é muito querida pelos paulistanos. No passado, era uma importante rota de transporte, por conta da linha de trem Santos-Jundiaí. Hoje, considera-se zona norte todos os bairros acima do rio Tietê, e ela é dividida em zona noroeste e nordeste.
Os bairros da zona norte de SP são marcados por contrastes. Santana, por exemplo, é o maior e o mais urbanizado, com uma intensa movimentação comercial. Por outro lado, os distritos de Jaraguá e Perus ainda precisam de mais infraestrutura, mas estão mais próximos da região com Mata Atlântica ainda nativa.
Para quem quer morar na zona norte de SP, vale saber quais bairros compõem essa região. São eles: Anhanguera, Brasilândia, Casa Verde, Cachoeirinha, Freguesia do Ó, Jaçanã, Jaraguá, Limão, Mandaqui, Perus, Pirituba, Santana, São Domingos, Tremembé, Tucuruvi, Vila Maria, Vila Medeiros e Vila Guilherme. Vamos ver os melhores bairros da zona norte de SP.
Como escolher o lugar para morar?
Se você sabe que quer morar na zona norte de SP, já deu o primeiro passo. Vamos continuar na caminhada, em busca da casa ideal e do bairro mais adequado para as suas necessidades. Além disso, devemos considerar o que você espera do seu futuro lar.
Os bairros da zona norte de SP têm características distintas, com mais ou menos movimento, comércio, natureza, casas ou apartamentos. Leve isso em conta quando for escolher onde quer morar para ter uma boa experiência.
Outro detalhe é decidir se quer morar em casa ou apartamento. A zona norte de SP tem bairros com mais ou menos casas, e isso faz diferença. Locais com mais casas tendem a ser mais tranquilos. Já os apartamentos são mais práticos e costumam estar em regiões com uma infraestrutura de transporte mais robusta.
Considere também a diferença entre imóveis novos ou usados. Os novos tendem a ser mais caros e, em caso de condomínios, têm facilidades como lavanderia coletiva e até tomadas para recarregar veículos elétricos. Os usados e mais antigos podem ser mais baratos, mas é bom ficar de olho no estado de conservação.
Santana
Falamos dele há pouco: Santana, na zona norte de SP, é um dos mais movimentados. Há lojas de vestuário, padarias, supermercados, restaurantes e utilidades domésticas. Para quem quer a facilidade de ter essa infraestrutura perto de casa, é um ótimo local para se morar.
Um dos destaques é justamente o transporte público. A estação Santana do metrô tem um grande terminal de ônibus, que levam os passageiros para diversos pontos da cidade. É lá que fica a avenida Braz Leme, com vários bares e restaurantes.
Casa Verde
A Casa Verde, na zona norte de SP, é um dos bairros mais tradicionais da cidade. Por ter o aeroporto Campo de Marte, a região não tinha tantas moradias nem comércio até os anos 1980, afinal havia restrições na construção de grandes edifícios.
Após a Aeronáutica permitir a construção dos prédios, eles começaram a aparecer, seguindo algumas diretrizes específicas. Ainda assim, as casas predominam na paisagem, e é um bom bairro para quem gosta de mais tranquilidade.
Vila Maria
A Vila Maria, na zona norte de SP, fica ao lado da rodovia Presidente Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e da Marginal Tietê. Por conta dessa localização, uma das características desse bairro é ter empresas de transporte e logística.
O bairro tem um misto de casas e apartamentos, além de uma boa infraestrutura comercial, e está em crescimento e valorização. Porém, ele ainda guarda um ar de mais tranquilidade e, se isso é o que você procura, é uma boa opção de local para morar.
Parada Inglesa
Este bairro da zona norte de SP lembra até um pouco do interior, com muitas ruas arborizadas e casas térreas. Contudo, há vários condomínios de apartamentos sendo construídos, alguns deles com vários edifícios, o que indica que é uma região em crescimento.
Ele traz a facilidade da estação de metrô Parada Inglesa, inaugurada em 1998, que trouxe mais mobilidade aos moradores da região. O bairro também fica perto dos shoppings Center Norte, Tucuruvi e o Lar Center, além de apresentar uma boa infraestrutura de comércio e serviços.
Freguesia do Ó
É um dos bairros mais conhecidos da zona norte de SP, ainda mais com a música Punk da Periferia, de Gilberto Gil, que cita o nome do bairro. Embora tenha uma cara de interior, com muitas casas, o bairro apresenta vários prédios novos e em construção, o que indica crescimento da região.
Mesmo com esse ar pacato, ele tem uma vida comercial bastante movimentada. Restaurantes famosos, como o Frangó, ficam lá, além do Centro de Tradições Nordestinas (CTN). O shopping Bourbon e o Sesc Pompeia também não estão longe e são fáceis de acessar.
Escolheu o bairro? Conte com a Melhortaxa para financiar seu imóvel!
Agora que sabe quais são os melhores bairros da zona norte de SP, é hora de pesquisar onde quer morar e o valor do imóvel. Porém, não se preocupe: com a Melhortaxa, você consegue fazer uma simulação de financiamento imobiliário, contando com os juros e a quantidade de parcelas.
Assim, você sabe quanto pode investir e já pode começar a pensar na casa nova. A Melhortaxa também tem dicas de decoração, cuidados com a mudança, documentação do imóvel e outras informações importantes para realizar o seu sonho!