Realizar o sonho da casa própria é um daqueles desejos que permeiam a mente de muitos brasileiros. O método mais utilizado para isso é o financiamento, afinal, pouca gente possui dinheiro à vista para comprar um imóvel. Por isso, é comum que surja a dúvida: é melhor financiar imóvel novo ou usado?

O primeiro passo para conseguir a aprovação de crédito é conhecer os trâmites que envolvem a análise de perfil feita pelas instituições. Há certas diferenças entre comprar um imóvel novo ou usado por essa modalidade, por isso, você deve se planejar com antecedência antes de visitar o banco. 

Na dúvida sobre escolher entre financiamento de imóvel novo ou usado? Então, nada melhor do que entender como funciona o crédito para essas duas situações. Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre. 

Quais as diferenças entre financiar imóveis novos e usados?

As opções de financiar imóvel novo ou usado geram dúvidas em quem deseja realizar o sonho da casa própria. Por isso, é importante avaliar o que influencia diretamente na tomada de crédito das duas modalidades. A boa notícia é que, para o banco, as diferenças são quase nulas.

Isso porque independentemente do tipo de imóvel que você quer financiar, as taxas de juros e o prazo para quitação da dívida é praticamente o mesmo. O que difere de fato está mais ligado aos processos burocráticos, que envolvem a negociação do bem e os documentos no cartório.

financiar imóvel novo ou usado

Ao financiar imóvel novo, por exemplo, a negociação pode ser facilitada por conta de uma documentação já pronta, que é emitida diretamente pelas construtoras responsáveis. Já um apartamento usado envolve atualização de documentos e negociação direta com os antigos proprietários. 

Há ainda o valor de entrada: na compra de um imóvel na planta, o gasto pode ser negociado para ser distribuído ao longo do período de obras. Já para financiar uma casa usada com o banco, é exigido 20% do valor total da propriedade para a liberação do crédito. 

Como financiar um imóvel usado?

Agora que você já conhece as diferenças entre as opções, vamos tratar do financiamento de imóvel usado propriamente dito. Esse costuma ser o método mais utilizado pelos brasileiros, que consiste em negociar uma propriedade já utilizada e disponibilizada pelo mercado.

O primeiro passo para financiar um imóvel usado é realizar uma pesquisa e avaliar uma propriedade que corresponda ao seu orçamento financeiro. Depois de definido, é recomendado que você faça uma simulação de crédito em diferentes instituições para avaliar a melhor proposta de financiamento.

Escolheu o banco ideal para a tomada de crédito e apresentou a proposta para aquisição de imóvel usado? Então o procedimento será o já comumente realizado pelas instituições: análise de perfil do consumidor, comprometimento de renda e escolha do modelo de amortização – caso aprovado.

Para apartamentos usados, o banco ainda estabelece a necessidade de uma avaliação do imóvel. É por meio dessa etapa que a instituição constata se há pendências jurídicas e financeiras na propriedade, e se a negociação está sendo feita de maneira correta com os antigos proprietários.

Como financiar um imóvel novo?

O financiamento de uma propriedade nova costuma apresentar as mesmas etapas de análise e avaliação que a de um imóvel usado, porém, com algumas facilidades. Como grande parte desses empreendimentos é lançamento ou mesmo imóveis na planta, há uma construtora por trás para tocar a parte jurídica.

A construtora possui todas as certidões do imóvel atualizadas, sendo assim, você consegue adiantar o processo de análise da documentação para financiamento de imóvel novo junto ao banco. Além disso, o contrato de compra costuma ser emitido com seguros adicionais para a entrega da obra.

Ou seja, o processo burocrático por parte do banco é reduzido por conta de uma preparação já realizada pela construtora. Por conta disso, é importante que você avalie a reputação da empresa responsável pela entrega dos imóveis, afinal ela será responsável por facilitar ou não a tomada de crédito. 

Faça a sua simulação de financiamento com a Melhortaxa

Agora que você já sabe como avaliar a escolha por financiar imóvel novo ou usado, nada melhor do que determinar uma proposta condizente com sua renda. Para isso, a simulação de crédito facilita – e muito – na hora de determinar o banco e suas condições.

Quer realizar o sonho da casa própria? A Melhortaxa pode te ajudar a encontrar um financiamento que cabe no seu bolso! Faça o cadastro em nosso site e receba as melhores ofertas para o seu orçamento de maneira prática e rápida!