A compra de um imóvel é uma etapa marcante na vida de muitos brasileiros, por isso, é fundamental que haja um planejamento bem-feito a fim de evitar incômodos futuros. Durante o processo de escolha do melhor financiamento, as taxas de juros utilizadas para o cálculo se baseiam em TR ou IPCA. Você sabe como escolher?

As duas modalidades de índices são calculadas de acordo com o cenário econômico brasileiro, portanto, influenciam diretamente no valor da amortização. Dessa forma, é importante compreender quais são as diferenças entre essas taxas para saber se é melhor um financiamento por IPCA ou TR.

E como escolher o melhor índice de financiamento? Acompanhe o texto a seguir e confira todos os detalhes sobre as duas opções de taxas que envolvem o contrato de compra do seu imóvel financiado.

O que é TR e IPCA?

Na hora de financiar um imóvel, é natural que surja a dúvida: TR ou IPCA? Antes de mais nada, é fundamental que você entenda as diferenças entre os dois índices no cálculo de parcelamento do financiamento. 

Para entender a diferença entre TR e IPCA, vamos tratá-las individualmente. Quando falamos de TR, estamos mencionando a Taxa Referencial, criada pelo governo como referência aos juros nacionais, além de controlar a inflação. 

Em linhas gerais, pode-se dizer que a Taxa Referencial é utilizada como um fator de correção monetária para os investimentos, o que significa que ela contribui como base para o cálculo do FGTS e das taxas de juros dos financiamentos. 

Já o IPCA é o famoso Índice de Preços ao Consumidor Amplo, calculado mensalmente pelo IBGE para controlar a inflação brasileira. Ele é responsável por tabelar os preços de produtos básicos, além de influenciar a Taxa Selic, ou seja, os investimentos e os financiamentos imobiliários também incidem sobre ele. 

Como o TR e o IPCA são aplicados no financiamento?

Mas, afinal, de que modo esses dois índices influenciam nas parcelas do seu financiamento? Mais precisamente: como funciona cada um deles? Vamos por partes.

Ao solicitar um financiamento ao banco, o gerente responsável definirá uma série de taxas a serem incluídas no valor final do imóvel que podem sofrer reajustes anuais. No caso da TR ou IPCA, quem define a oscilação é o governo.

Ou seja: as taxas variam de acordo com os índices de inflação, acompanhando a política implementada pela administração federal vigente. Logo, esses índices influenciam diretamente o financiamento a partir do momento em que sofrem reajustes ao longo dos anos.

Taxa Referencial

A Taxa Referencial vence a disputa quando o assunto é estabilidade e segurança, já que desde 2017 o seu índice se mantém em 0%. Uma vez que não possui uma variação constante como o IPCA, ela permite um financiamento mais estável.

Mas, atenção: ao fugir das oscilações, a TR pode gerar um valor mais alto que o somado de acordo com o IPCA. Por isso, é necessário realizar uma análise mais aprofundada para entender qual é a melhor taxa de acordo com o perfil de financiamento. 

IPCA

O índice IPCA é recomendado para clientes que desejam financiar as parcelas de acordo com o momento da inflação. Logo, se ela estiver em baixa, é melhor para o cálculo dos juros acrescidos. 

O risco envolvendo a taxa IPCA acontece porque envolve uma variação muito maior que a TR. Essa diferença pode ser sentida nas parcelas do financiamento, obrigando o tomador de crédito a ficar atento aos movimentos da economia.

Qual índice escolher na hora do financiamento?

Para decidir por TR ou IPCA, você deve avaliar qual cálculo se adequa mais às suas pretensões. É necessário analisar vários outros fatores que compõem o valor final das parcelas, como o sistema de amortização, o valor do imóvel, as taxas do banco, etc. 

Como dito anteriormente, a situação econômica atual faz toda a diferença na hora de financiar um imóvel. Se a economia passa por momentos de crise, talvez seja mais prudente aguardar uma maior estabilidade para se envolver em uma negociação de crédito.

Fato é que independentemente da escolha do índice, ambos possuem vantagens e desvantagens. Uma análise criteriosa junto ao banco fará com que você enxergue mais claramente qual das duas se encaixa melhor no contrato de financiamento. 

Financiamento imobiliário é com a Melhortaxa

Agora que você já sabe que grande parte dos financiamentos é feita com base no cálculo de TR ou IPCA, que tal acompanhar outros temas ligados ao mercado imobiliário? A Melhortaxa pode te ajudar!

Acompanhe o nosso blog e confira todas as informações necessárias para você solicitar um financiamento imobiliário. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas e não deixe passar nenhuma informação!