O processo mais comum utilizado para a compra de imóveis é o financiamento, que exige em torno de 20% a 30% do valor do bem no momento da contratação. Mas, se você não possui a quantia em mãos, e tem o sonho de comprar o seu cantinho, é possível adquirir seu apartamento sem entrada.
Comprar apartamento sem entrada é uma alternativa para quem não tem essa quantia à disposição durante a compra. Mas, para a concretização da aquisição, é necessário financiar o valor da totalidade de parcelas, e essa decisão depende de planejamento financeiro e do perfil de renda mensal familiar.
Confira este conteúdo exclusivo que a Melhortaxa preparou para você, que tem planos de comprar imóvel sem entrada. Confira:
Como comprar um apartamento sem entrada?
Atualmente, existem duas maneiras de adquirir um imóvel sem entrada: compra realizada diretamente com a construtora e adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida. A Melhortaxa vai explicar os dois caminhos para lhe ajudar a escolher o que cabe melhor em seu perfil.
Compra direto com a construtora
Nesse caminho, são exigidos inúmeros documentos que comprovem a capacidade de pagamento do comprador. Contudo, em comparação com os processos das instituições financeiras, acaba sendo menos burocrático adquirir imóveis para investimento, casas ou apartamentos com zero de entrada.
Via de regra, as construtoras estipulam o prazo de 15 anos para o pagamento de seu financiamento próprio. Por se tratar de um investimento de longo prazo, é preciso avaliar sua saúde financeira e prestar bastante atenção às taxas de juros.
É importante ressaltar que, na compra com a construtora, o imóvel ainda está na planta. Portanto, se seu sonho da casa própria não tiver pressa, essa pode ser uma ótima opção. Mas, se você busca rapidez e não dispõe de dinheiro para entrada em um financiamento, o programa Minha Casa, Minha Vida é a sua solução.
Programa Minha Casa, Minha Vida
Para ajudar as pessoas que não podem comprar sua casa própria, o governo federal criou o programa de auxílio social com o objetivo de diminuir o déficit habitacional no Brasil.
Apenas pessoas que se encontram na Faixa 1 — famílias com renda mensal bruta de até R$ 1.800 — podem comprar um apartamento sem entrada. Já para os beneficiários da Faixa 1,5 — famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.600 —, o programa oferece subsídio federal para ajudar a quitar o valor.
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o valor das parcelas do imóvel escolhido não pode ultrapassar 30% da renda bruta familiar, portanto, é importante que os interessados escolham um imóvel que se enquadre em seu planejamento. Se você se encaixa nessas condições, procure a prefeitura da sua cidade, faça a inscrição e aguarde.
Para comprar o seu apartamento pelo programa Minha Casa, Minha Vida sem entrada, é importante se atentar a alguns pontos, como:
- O titular do programa não pode ter outro financiamento em andamento;
- O valor da parcela do apartamento não pode ser maior do que 30% da renda da família;
- O imóvel precisa estar localizado na região onde o titular do programa reside ou trabalha,
- O titular não pode ter utilizado o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para outro financiamento, pelo menos, nos últimos 5 anos.
Venha para a Melhortaxa
Agora, você já está por dentro de como comprar um apartamento sem entrada. Mas se ainda deseja maiores informações sobre financiamentos, empréstimos ou portabilidade de crédito imobiliário, acesse o site da Melhortaxa, preencha o formulário e confira nossos serviços.
Temos à sua disposição uma equipe de especialistas que busca as melhores condições, de acordo com o seu perfil. Entre em contato agora mesmo! Dê crédito ao seu sonho da casa própria, venha para Melhortaxa.