O orçamento familiar é de grande importância para a boa saúde financeira de todos os integrantes, além de possibilitar a realização dos planos de cada um ou os desejos conjuntos — como a compra de uma nova casa ou a troca do carro da família.
Porém, de nada adianta ter um bom orçamento doméstico se não houver um planejamento familiar adequado para o controle das finanças. Quando não é feito um controle da renda familiar total, é comum que as contas fechem no vermelho e as dívidas aumentem cada vez mais.
Então, para que isso não aconteça, a Melhortaxa preparou um conteúdo exclusivo para você organizar o orçamento familiar e, assim, conseguir guardar dinheiro para as férias de final de ano e a reforma da casa, por exemplo.
Os gastos precisam ser revistos periodicamente
Para que haja um controle do planejamento financeiro familiar eficaz, é importante fazer uma revisão periódica dos ganhos e gastos, considerando a desvalorização da moeda e, também, possíveis juros e correções.
Por isso, é importante criar uma planilha de orçamento familiar mensal. Dessa maneira, é possível manter o controle sempre atualizado, além de não correr o risco de esquecer de dívidas essenciais e de serviços considerados necessários, como:
- Contas de água, luz e internet;
- Plano de celular;
- Gastos com o carro — combustível, lava-rápido, IPVA;
- Assinatura de plataforma de streamings;
- Alimentação e despesas com supermercado;
- Cuidados com os pets — pet shop, vacinas, ração e tosa;
- Tarifas e anuidades dos cartões de crédito;
- Juros de empréstimos pessoais — nesse caso, a melhor alternativa é trocar a dívida por um refinanciamento;
- Aluguel e condomínio — caso more em prédio,
- Lavanderia e demais gastos considerados superficiais.
Outra dica é procurar reduzir a lista de gastos mensais, de acordo com seu orçamento pessoal. Por exemplo: se o seu pacote de internet móvel é de 10 MB, procure reduzir para 5 MB e obter um valor menor na fatura.
Por que é preciso planejar as finanças familiares?
Quando passamos a controlar os gastos, há mais facilidade em lidar com possíveis imprevistos financeiros, além de quitar todas as dívidas sem a necessidade da contratação de serviços de crédito, como o cartão de crédito ou o próprio empréstimo pessoal.
Além disso, fazendo um controle de despesas, fica muito mais fácil sair do prejuízo e deixar o pagamento de todas as contas em dia. Dependendo da situação, é possível até mesmo poupar dinheiro todo mês em aplicações de renda fixa ou variável, abrindo as portas para investimentos.
Dicas de como montar um planejamento
A melhor maneira de organizar o orçamento familiar é criar uma planilha detalhada, com todos os ganhos e as saídas. Para isso, é importante considerar alguns pontos, como:
- Criar o hábito de montar uma reserva financeira, evitando gastos desnecessários e fazendo investimentos em aplicações;
- Entender qual é a sua atual situação financeira, montando uma planilha — a fim de verificar a entrada e a saída de dinheiro ao longo de um mês;
- Definir objetivos. Por exemplo: se quiser juntar dinheiro e comprar um automóvel, fica mais fácil saber quanto será preciso para alcançar essa meta;
- Determinar prazos até alcançar os objetivos. Com isso, fica mais fácil saber quanto deve ser poupado todo mês até a data predefinida;
- Verificar qual investimento melhor atende seu perfil. Nesse caso, não considere apenas aqueles com maior rentabilidade a curto prazo,
- Revisar sempre seu orçamento e deixá-lo atualizado mediante a inflação do período e a rentabilidade obtida com investimentos.
Mantenha-se informado com a Melhortaxa
Gostou de saber mais sobre a importância de manter um orçamento familiar em dia? Então, não deixe de conferir outras dicas de controle financeiro aqui, no blog da Melhortaxa! Com nossas dicas, será possível manter um controle de gastos adequado para a realização dos sonhos da família inteira.