É comum solicitar crédito pessoal no Brasil, já que existe mais de uma modalidade disponível, e cada uma delas tem sua particularidade. Uma delas é usar algo como garantia, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Por isso, vamos ajudá-lo a entender como fazer empréstimo com o FGTS.

Esse tipo de crédito garante vantagens, como o acesso ao montante com antecedência, fazendo com que o solicitante direcione os recursos disponíveis para onde lhe for mais conveniente. Outro detalhe importante (e que vamos ver logo mais) são os juros mais baixos.

Por isso, confira se você tem como fazer empréstimo com o FGTS e como o processo funciona. Acompanhe o conteúdo que preparamos com exclusividade para você, conheça as demais vantagens e avalie se essa é a linha de crédito ideal para as suas finanças.

O que é e como funciona o empréstimo com o FGTS

As empresas depositam, mensalmente, o valor correspondente a 8% do salário do profissional no FGTS. Existem casos específicos em que o saque é permitido, como demissão sem justa causa, diagnóstico de doenças graves ou financiamento imobiliário.

Porém, com a intenção de ampliar o acesso aos recursos, é possível antecipar o saque-aniversário do FGTS, por meio de um empréstimo com garantia ao trabalhador. Dessa forma, ele pode solicitar o montante devolvendo o valor ao banco, com baixas taxas de juros ao mês.

Os empréstimos com garantia são as linhas de crédito mais seguras e baratas, pois o credor tem uma garantia do pagamento, como um veículo ou um imóvel. Por isso, as condições são mais atrativas, como juros baixos e prazo para pagamento ampliado — é o caso do empréstimo com FGTS.

Como solicitar o saque-aniversário

O saque-aniversário, como falamos há pouco, é uma forma de o trabalhador ter parte do saldo do FGTS no mês do seu aniversário. Para que isso seja possível, é necessário fazer o pedido no aplicativo da Caixa, no site do FGTS, nas agências do banco e no internet banking, caso ele tenha uma conta lá.

O trabalhador precisa indicar uma conta para o depósito do dinheiro, que pode ser na Caixa ou em outros bancos. Há a possibilidade de antecipar, inclusive, o saque-aniversário dos anos seguintes, com taxa de juros de até 1,49% ao mês.

Quem tem direito ao saque-aniversário?

O saque-aniversário é um tipo de empréstimo pessoal que, como vimos, usa o valor correspondente à parte do FGTS como garantia. Tem direito a essa modalidade quem tem 18 anos ou mais, ou seja emancipado, e que trabalhe dentro do regime CLT (com registro em carteira).

Vale lembrar que, uma vez solicitado, o trabalhador não terá direito a sacar o valor total do fundo caso seja demitido sem justa causa. Ele receberá somente a multa rescisória. Caso ele queira voltar ao saque-rescisão, como é chamado, terá direito a isso dois anos depois de ter feito o pedido.

Empréstimo consignado do FGTS

Para entender mais sobre a modalidade de empréstimo usando o saque-aniversário do  FGTS, é preciso lembrar do que é empréstimo consignado. Essa modalidade de crédito é um tipo de empréstimo vinculado ao salário de um trabalhador ou beneficiário do INSS, descontado diretamente na folha de pagamento.

Ao falar sobre como fazer empréstimo com o FGTS, saiba que ele funciona como o consignado convencional, porém, nesse caso, as instituições financeiras têm acesso ao valor do fundo de garantia para reservar o montante necessário como garantia da operação. 

Homem estendendo notas de dinheiro.

Como funciona?

Se você se identificou com essa opção de crédito e quer saber como fazer empréstimo com o FGTS, saiba que existem regras. Em resumo, trata-se de um empréstimo semelhante ao consignado tradicional. Confira os requisitos:

  • o empréstimo consignado não pode ser maior que 40% dos rendimentos mensais;
  • os juros da operação devem ser de até 2,14% ao mês;
  • o prazo para pagamento da dívida é de até 72 meses, maior que em linhas de crédito convencionais, mas há instituições que oferecem prazos ainda mais estendidos;
  • o percentual ao qual o trabalhador tem direito no saque-aniversário varia de acordo com o saldo no FGTS e vai de 5% a 50%.

Importante ressaltar que quem tem direito ao empréstimo do FGTS são os trabalhadores contratados pelo regime CLT com, pelo menos, um ano de vínculo empregatício. Para isso, é necessário que a empresa empregadora possua convênio de consignado ativo com a instituição que concede o empréstimo.

Conheça as vantagens do empréstimo com FGTS

  • É uma linha de crédito de rápida contratação — um dos tipos de empréstimo on-line. Basta acessar o aplicativo, fazer a solicitação, informar a conta de destino dos recursos, e o dinheiro pode cair até no mesmo dia;
  • Você não vai comprometer seu orçamento, pois não existem cobranças mensais de parcelas;
  • O pagamento é mais prático, feito por meio de parcela única e automatizada;
  • A taxa de juros é atrativa, o que faz você economizar.

Precisa entender mais sobre crédito? Conte com a Melhortaxa!

Para entender como fazer empréstimo com o FGTS ou consultar as condições e os prazos que você pode encontrar tanto nos bancos quanto nas financeiras, acesse o nosso simulador de empréstimo.

Dessa forma, você verifica as taxas de juros da operação, assim como os valores cobrados mensalmente e o custo efetivo total de sua solicitação. Acesse agora mesmo!