As instituições financeiras brasileiras oferecem várias linhas de crédito, que atendem a diferentes necessidades. Quem precisa de dinheiro rápido, muitas vezes, se sente perdido em meio a tantas opções. A dúvida que paira geralmente é a mesma: onde conseguir empréstimo pessoal com juros baixos?

Antes de apresentarmos as opções, é preciso deixar claro que a melhor alternativa de crédito depende não só do seu objetivo, mas também das suas condições. Pessoas com nome sujo, por exemplo, veem o número de opções reduzir drasticamente.

Um empréstimo com juros baixos é o sonho de muita gente, e é pensando nisso que produzimos o texto abaixo. Confira a seguir e saiba quais são as principais opções oferecidas pelos bancos.

Quando as taxas são consideradas baixas?

Primeiramente, é importante lembrar que cada instituição trabalha com seus próprios critérios de avaliação para estabelecer a taxa de juros cobrada em um empréstimo. Dessa forma, sempre pesquise as taxas cobradas pelas instituições financeiras — visite o site do Banco Central para compará-las.

Dito isso, tenha em mente que uma boa opção de empréstimo pessoal deve oferecer a tranquilidade de parcelas que caibam no orçamento do tomador, além de transparência no contrato acordado. Para valer a pena, os encargos cobrados ao mês não podem superar a taxa de 2%.

Caso você esteja com restrição no nome, por exemplo, fica praticamente inviável descobrir onde conseguir empréstimo pessoal com juros baixos. Isso porque os bancos restringem a tomada de crédito e, quando ele é liberado, as taxas são bem mais altas. Nesse caso, vale a pena renegociar as dívidas primeiro.

Como são calculados os juros de um empréstimo?

Para você encontrar opções de empréstimo pessoal com juros baixos no mercado, uma série de critérios é utilizada na hora determinar a cobrança dos encargos junto da linha de crédito — afinal, juro zero em empréstimo não existe.

Analisando pelo ponto de vista das instituições credoras, receber a mesma quantia que emprestou ao cliente é um péssimo negócio, porque não gera lucro para a empresa, não paga a desvalorização pela inflação e ainda há o risco de inadimplência por parte do cliente.

É para evitar esse tipo de situação que os juros são criados. Além de resguardar o caixa do banco, servem para gerar lucro e manter a empresa funcionando. Ainda assim, é possível pesquisar e descobrir onde conseguir empréstimo pessoal com juros baixos.

Competitividade de mercado derruba os juros

Nesse sentido, ao tomar o crédito como mais um produto do mercado financeiro — no caso do financiamento de imóveis, do ramo imobiliário —, é normal que as empresas façam pesquisas de mercado baseadas em consumidores e concorrentes para definir um preço vantajoso.

Com o aumento das opções de bancos digitais e fintechs oferecendo produtos mais acessíveis, grande parte das instituições tradicionais reduziram a cobrança de encargos para se manter competitivas no mercado. Isso é bom para os clientes, pois eles têm mais opções para fazer um bom negócio.

Mulher explicando as cláusulas do contrato de empréstimo pessoal.

Quais são as opções com juros mais baixos?

Agora que você já compreende como os juros são calculados, vamos ao que interessa: onde conseguir empréstimo pessoal com juros baixos? As duas melhores opções oferecidas pelo mercado financeiro são o crédito consignado e o empréstimo com garantia de imóvel. Confira as características:

Crédito consignado

Dentre as opções de empréstimo com baixa taxa de juros, o crédito consignado se destaca até mesmo no caso de negativados. Como as parcelas da dívida são descontadas diretamente da folha de pagamento do tomador, não é necessário que seja feita uma análise de crédito prévia.

Porém, a modalidade de empréstimo consignado não é indicada para todo mundo. Você deve possuir uma renda fixa mensal, portanto, é exigido um comprovante de renda. Também é uma alternativa mais vantajosa para aposentados e pensionistas do INSS.

A grande vantagem dessa modalidade de empréstimo é a baixíssima taxa de juros, que chega a ser menor que 1% ao mês. Isso é possível porque o banco cobra as parcelas diretamente da folha de pagamento ou do benefício do cliente — assim, a inadimplência é muito baixa.

Empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com imóvel em garantia é outra modalidade de empréstimo com taxa baixa. Nessa modalidade, o proprietário oferece seu bem como garantia de que vai arcar com a dívida. Os valores disponibilizados podem ser maiores e o prazo para pagamento é mais estendido.

Os juros podem somar valores ainda menores do que os do crédito consignado, mas há um detalhe importante antes de fechar contrato: o cliente precisa manter o pagamento sempre em dia. Afinal, em caso de inadimplência, o banco pode requisitar o imóvel como garantia de pagamento.

Empréstimo online

Com a grande quantidade de fintechs e bancos digitais, conseguir empréstimo pessoal online com juros baixos ficou mais fácil. As opções são muitas e ao alcance de alguns cliques. O envio da documentação, se necessário, é feito pela internet e a aprovação é bem mais rápida.

Refinanciamento imobiliário é com a Melhortaxa

Agora que você já sabe onde conseguir empréstimo pessoal com juros baixos, pode ser que se interesse pelo crédito com garantia de imóvel que, como citamos anteriormente, é uma das melhores opções para quem busca menos encargos.

A Melhortaxa pode ajudar você a buscar as melhores taxas do mercado por meio de uma simulação gratuita. Faça o cadastro e receba as melhores ofertas para seu orçamento sem sair de casa.