Você sabia que quase 78% da população brasileira possui alguma dívida em aberto segundo a Confederação Nacional do Comércio? Isso significa um número considerável de pessoas negativadas e, quando precisamos de dinheiro, surge a dúvida: é possível realizar um empréstimo com nome sujo?
A resposta é sim, mas é preciso tomar alguns cuidados para não gerar ainda mais endividamentos. A maioria das linhas de crédito oferecidas pelo mercado financeiro exige o nome limpo no momento de análise, mas, quando isso não é possível, os bancos geralmente cobram taxas mais altas.
Caso você esteja em busca de um empréstimo com nome sujo, acompanhe o texto a seguir e saiba quais são as melhores opções, como se proteger de golpes e outros cuidados a se tomar antes de solicitar o crédito.
Quais cuidados tomar antes de solicitar o empréstimo?
O empréstimo para quem tem nome sujo, muitas vezes, é a única solução para quem necessita pagar contas e desafogar o orçamento. Porém, todo cuidado é pouco para evitar escolhas por impulso e colecionar mais uma dívida.
O empréstimo com nome sujo pode ser perigoso se a pessoa estiver em uma situação de emergência financeira. Isso porque, ao solicitar dinheiro urgente, o tomador pode acabar se envolvendo em golpes e fraudes. Então, além de não ter o dinheiro na mão, pode ficar com mais prejuízos.
As taxas de juros do empréstimo para pessoas com nome sujo também costumam ser mais altas por conta da fama de mau pagador que a pessoa pode carregar consigo de dívidas passadas. Como o banco se sente inseguro para receber o pagamento, costuma cobrar encargos maiores.
Quais são as opções de empréstimos para negativados?
É sempre bom pesquisar bastante antes de pedir um empréstimo. Afinal, com o nome já no cadastro de proteção ao crédito, além de ser mais difícil conseguir um, e com taxas altas, veja sempre as instituições que oferecem empréstimo para negativado.
Empréstimos on-line
Com a ascensão dos bancos digitais, solicitar um empréstimo on-line passou a ser o caminho preferido de quem já está acostumado a realizar serviços bancários pela internet. Ele pode ser solicitado por sites e aplicativos, sem a necessidade de encarar filas e outras burocracias.
Apesar da praticidade, esse tipo de empréstimo cobra taxas altas de juros, e os valores disponibilizados não costumam passar de R$ 30 mil. De qualquer forma, a instituição financeira vai fazer uma análise em bancos de dados, como Serasa e SPC. Dependendo do caso, o pedido pode ser negado.
Penhora de bens
Uma alternativa para quem não sabe como fazer um empréstimo com o nome sujo é recorrer à penhora de bens, que funciona como uma espécie de garantia. Penhorar bens de valor já foi um recurso muito utilizado antigamente, mas ainda é aceito por algumas instituições.
Como o bem é utilizado como penhora, não há a necessidade de avaliação de crédito ou comprovação de renda, logo, se torna uma opção prática para os negativados. O montante aprovado pode chegar a 85% do valor avaliado do bem, e o dinheiro é disponibilizado na hora.
É preciso tomar cuidado, afinal, o item dado como penhora só é devolvido após o pagamento da dívida. Portanto, tenha certeza de que vai poder quitar o empréstimo com nome sujo para não correr o risco de perder um objeto de valor.
Crédito consignado
Considerado o queridinho dos negativados, o empréstimo consignado é uma das opções mais práticas e seguras para quem possui restrição no nome. Isso porque o valor da parcela é descontado diretamente da folha de pagamento do tomador ou mesmo do benefício do INSS, caso você seja aposentado ou pensionista.
Ele pode ser utilizado para renegociar dívidas ou mesmo para compras esporádicas, já que não possui um montante mínimo nem exigência de justificativa para sua solicitação. Outra grande vantagem do empréstimo consignado é a taxa de juros, que costuma ser bem menor que a dos empréstimos tradicionais.
Refinanciamento de imóvel
Você sabia que é possível utilizar um imóvel como garantia para solicitar um empréstimo? O refinanciamento de imóvel é uma opção segura e vantajosa para conseguir um empréstimo com nome sujo, já que o bem é utilizado como garantia para o pagamento da dívida.
Os prazos para pagamento podem chegar a 20 anos, e a modalidade possui uma das menores taxas do mercado, mas é importante manter o pagamento das parcelas em dia, para não correr o risco de perder o imóvel no caso de inadimplência.
Cuidado com golpes
É muito importante pesquisar bem a empresa que oferece empréstimo para quem tem nome sujo, ainda mais se for para uma emergência. Confira a reputação da instituição e consulte sites que registram reclamações de empresas. Isso dá uma ideia de quão idônea a organização é.
Outro detalhe é desconfiar de ofertas muito vantajosas. Propostas de altos valores disponíveis, ou anúncios que publicam juros muito baixos podem ser uma armadilha. Antes de fechar negócio, leia todos os detalhes do contrato para não ter uma surpresa negativa.
Conheça os serviços da Melhortaxa
Como você pode perceber, é possível fazer um empréstimo com nome sujo de maneira segura, desde que você saiba avaliar a melhor opção para seu objetivo. Na Melhortaxa, nós ajudamos você a realizar orçamentos em busca das menores taxas.
Ficou convencido de que o refinanciamento imobiliário é a melhor opção para seu empréstimo? Preencha um cadastro e receba as melhores propostas do mercado! É rápido e prático!