A aquisição de um imóvel, a realização de um projeto, a compra de um carro… Seja qual for o seu objetivo a curto e médio prazo, o planejamento financeiro para uma tomada de decisão acertada deve passar, obrigatoriamente, por saber avaliar as taxas de financiamento envolvidas nesse tipo de operação.

Incentivos oferecidos por políticas governamentais, como a redução de juros para a aquisição da casa própria, fizeram com que muitos brasileiros saíssem em busca de um financiamento ideal. Com prazos flexíveis e menos burocracia, aumentaram também as opções de linhas de crédito disponíveis.

Mas afinal, como escolher o melhor banco para financiamento visando as taxas de juros mais vantajosas do mercado? Listamos as principais dicas para você acertar na escolha. Confira a seguir! 

Por que é importante avaliar as taxas de financiamento?

Seja qual for a operação de crédito escolhida — financiamento ou empréstimo —, uma pesquisa detalhada é fundamental para determinar uma escolha inteligente. Afinal, a compra de uma casa ou veículo envolve um comprometimento de renda a longo prazo.

Como esse tipo de operação demanda custos elevados e dura anos, deve ser avaliado com cautela e de forma planejada. Além de um planejamento financeiro, você deve avaliar o orçamento como um todo. Um financiamento imobiliário, por exemplo, deve comprometer até 30% da renda, não mais que isso.

Dicas para encontrar a melhores taxas de financiamento

Nem só de juros sobre as parcelas incide um financiamento. Em operações monetárias, a calculadora de financiamento leva em conta, também, taxas sobre encargos, taxas de avaliação de crédito, abertura de cadastro, seguros, Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), etc. 

Ou seja, a avaliação deve contemplar diversas etapas, por isso, é preciso ter cuidado ao solicitar o crédito ao banco. Entre as dicas que você deve levar em consideração para a escolha certeira de uma linha de financiamento, as principais são:

Avalie o montante total de juros

A regra número um para quem está em busca das melhores taxas de financiamento imobiliário é se atentar ao custo total da operação. A esse conjunto de taxas envolvidas em uma operação de crédito damos o nome de Custo Efetivo Total (CET). 

taxas de financiamento

O CET varia entre cada instituição financeira, afinal, há regras distintas dependendo do banco escolhido. O cálculo, entretanto, é composto em grande parte pelos juros. Entender o CET é uma boa vantagem para o consumidor na hora de escolher a empresa que pratica as taxas de juros de financiamento mais baratas.

Exija transparência por parte das instituições

Vale lembrar que é função do banco apresentar, de forma clara e transparente, o cálculo dos juros de um financiamento. O valor individual de cada taxa deve ser informado antes mesmo da assinatura do contrato. Atente-se a isso quando fizer simulações e comparações entre cada instituição.

Das empresas também é exigido que, em caso de ofertas especiais ou personalizadas para a aquisição de bens, sejam apresentadas informações ao  cliente antes mesmo da assinatura do contrato. Isto é, todas as opções devem ser colocadas na mesa, além de seus prós e contras a longo prazo.

Utilize simuladores confiáveis

A pesquisa pelas melhores taxas de financiamento é facilitada por meio da utilização de simuladores online. Essa ferramenta permite ao consumidor descobrir qual instituição financeira oferece as taxas, prazos e condições mais competitivas do mercado.

Por meio desse recurso, é possível avaliar o valor das parcelas diluídas durante os anos de contrato. Vale lembrar que um financiamento pode levar até 30 anos para ser quitado, o que exige um bom planejamento orçamentário. O simulador oferece uma visão macro de todo o valor que será gasto com juros ao longo dos meses, além do CET.

A Melhortaxa, por exemplo, é uma das opções para você avaliar, de forma intuitiva e prática, os valores envolvendo um financiamento. Os simuladores da plataforma podem ser utilizados para diversas finalidades, já que apresentam uma visão clara sobre as taxas de financiamentos e empréstimos.

Entenda o cenário econômico

Para compreender, na prática, se as taxas cobradas pelo banco estão de acordo com o praticado no mercado, a dica é avaliar o cenário econômico brasileiro. Afinal, é com base nos rumos da economia que são determinadas as taxas de juros. A principal delas é a taxa básica de juros da economia, a Taxa Selic. 

Quando a Selic está em queda, outras taxas costumam acompanhar o fluxo. O mesmo vale para o inverso, que acontece em tempos de crise política, eventos externos — como pandemia e catástrofes naturais — entre outros. 

Conte com a Melhortaxa para encontrar o financiamento ideal

Com as dicas apresentadas anteriormente, a busca pelas melhores taxas de financiamento se tornará muito mais fácil. Dessa forma, você poderá realizar o sonho da casa própria ou a troca de um carro com condições que façam sentido para o seu orçamento. 
Que tal começar agora mesmo a simular o seu financiamento, com base em critérios personalizados e exclusivos? Faça um cadastro em nosso site e receba as melhores ofertas para o seu orçamento de maneira prática, rápida e sem sair de casa.