Saber avaliar os próprios objetivos é um passo importante na hora de definir um projeto de apartamento que se encaixe em um gosto ou um modo de vida específico. O planejamento de obra deve acontecer nos mínimos detalhes para entregar um resultado de acordo.

Devido à grande quantidade de opções de decoração, fica difícil escolher que estilo e quais funcionalidades adicionar ao projeto do apartamento. Por isso, a busca por referências e indicações, antes mesmo de contratar um arquiteto para construir ou reformar, faz toda a diferença. 

Com um pouco de pesquisa, é possível formar uma base de ideias para a criação do projeto. Está buscando dicas para transformar seu sonho em realidade? Acompanhe o artigo a seguir e entenda como você pode projetar um apartamento planejado com ideias interessantes e as melhores tendências do mercado.

O que avaliar para um projeto de apartamento?

O primeiro passo para traçar um projeto de apartamento ideal é observar a estrutura vazia do imóvel e, a partir disso, avaliar que opções são viáveis para a propriedade. Mesmo em imóveis pequenos, é possível estabelecer uma planta versátil, compacta e confortável que atenda às suas demandas.. 

Um apartamento pequeno planejado é o sonho de muita gente, por isso é fundamental ter a ajuda de um arquiteto para criar estruturas que se adequam a qualquer espaço. Engana-se quem pensa que comodidades como varanda, lavanderia e espaços funcionais servem apenas para grandes metragens. 

projeto de apartamento

Antes de contratar um especialista para criar um projeto para o seu imóvel, comece por avaliar o estilo de vida que pretende ter, além da quantidade de moradores, a intenção de adotar um pet e outros objetivos a longo prazo. É importante ainda analisar as regras de construção do edifício e as normas específicas de ergonomia. 

Como projetar um apartamento da melhor forma?

Agora que você já sabe o que considerar no planejamento de um apartamento, já pode passar para a próxima etapa. Independentemente dos gostos de cada morador, existem algumas dicas básicas que contribuem para uma maior otimização de espaço em qualquer metragem de imóvel. 

Ambientes multifuncionais

A busca por apartamentos grandes e espaçosos tem se tornado uma missão complicada mesmo em cidades menores. Isso porque as construtoras priorizam a construção de prédios versáteis que garantam um maior compartilhamento por andar – e, consequentemente, preços menores.

Boa parte dos projetos de apartamentos pequenos seguem a linha de espaços multifuncionais e compartilhados. Isto é, não há divisória entre os cômodos e áreas como sala e cozinha englobam um mesmo ambiente. Ao utilizar um ambiente com dois objetivos diferentes, você torna o seu lar cômodo para as suas necessidades.

Elementos que “ampliam” o espaço

Como dito anteriormente, o tamanho de um imóvel nem sempre condiz com o nosso planejamento, mas isso não significa desistir por conta da metragem. Existem alguns truques que ajudam a criar uma sensação de espaço maior, além de deixar o ambiente mais arejado e confortável.

A utilização de balcões longos e móveis adaptados gera uma sensação de amplitude ao ambiente. Armários com divisórias, prateleiras amplas e mesmo a iluminação correta podem contribuir para a ampliação dos espaços de forma inteligente, sem perder qualquer área útil em um imóvel pequeno.

Móveis retráteis

Uma alternativa para quem deseja decorar um imóvel pequeno é apostar nos móveis retráteis, que se adaptam a diferentes tipos de espaço. Se você quer aproveitar os locais pouco espaçosos da melhor maneira possível, essa ideia pode ser a salvação em seu projeto de apartamento.

Na hora de mobiliar um apartamento pequeno, incluir esse tipo de móvel contribui para a otimização de espaço, além de dar um ar moderno para a decoração – que se torna mais clean e discreta. As opções vão desde camas embutidas em armários até mesas de jantar que podem ser montadas na hora da refeição.

Portas e pisos integrados

Que tal incorporar ao seu projeto uma cozinha planejada para apartamento? A integração desses espaços com a sala de estar, por exemplo, é uma das principais tendências no mercado imobiliário. As chamadas “cozinhas americanas” são abertas e incluem um balcão que dá de cara com a sala. 

Esse modelo de planta gera uma sensação de continuidade e maior profundidade para o imóvel. Outra dica é colocar uma porta de vidro para separar a varanda da sala. Ter menos divisórias e portas, com mais integração, deixa os ambientes mais amplos e arejados.

Financie a sua reforma com a assessoria da Melhortaxa!

Agora que você já sabe o que considerar em um projeto de apartamento, nada melhor que se planejar financeiramente para realizar esse sonho. Uma das alternativas para quem não possui o montante à vista para construir e reformar é a contratação de um empréstimo ou um financiamento adequado.

Com a ajuda da Melhortaxa, é possível simular diferentes opções de linhas de crédito para encontrar a que mais se adequa ao seu orçamento. Continue acompanhando o nosso blog e saiba como funciona um financiamento para reforma, além de dicas para encontrar as melhores opções do mercado.