Exclusividade, segurança e alto padrão são algumas das características em torno de um imóvel em condomínio de luxo. Investir nesse tipo de propriedade é garantia de uma boa rentabilidade a longo prazo, já que ele tende a valorizar mais a cada ano.
Então, como identificar um imóvel de luxo? Há diversos fatores a considerar antes de fechar negócio. Mais que o imóvel em si, há toda uma estrutura por trás disso para oferecer maior qualidade de vida aos moradores. Descubra a seguir as particularidades que envolvem esse tipo de propriedade.
O que caracteriza um imóvel em condomínio de luxo?
Quando se fala em condomínios residenciais de luxo, logo vem à mente o tamanho dos imóveis pertencentes a esse tipo de empreendimento. Porém, não é só a metragem que faz uma residência ganhar o selo de “alto padrão” por parte do mercado imobiliário.
Quanto maior for a gama de atributos de um edifício, maior é o valor de mercado dele. Por isso, um apartamento de luxo é, antes de mais nada, completo e versátil para as famílias. Confira as principais características desse modelo de planta.
Localização privilegiada
Um fator determinante para a definição de preço de um imóvel é a localidade dele. Nesse quesito, todo condomínio de luxo oferece uma localização privilegiada para moradores e investidores. Não à toa, os bairros mais caros tendem a ser aqueles que contêm maior gama de serviços e comodidades.
Ao mesmo tempo em que devem oferecer conforto e segurança, os edifícios devem estar estrategicamente posicionados em regiões de fácil acesso logístico. Vias rápidas, comércios variados, postos de gasolina e shoppings são alguns dos atrativos que encarecem uma região.
Forte aparato de segurança
É natural que a renda per capita de moradores de prédios de luxo seja alta, o que consequentemente aumenta a necessidade por segurança reforçada. Além do imóvel em si, esse tipo de condomínio abriga automóveis de alto padrão e outros itens de grande valor para os moradores.
Por essas e outras razões, o fator segurança é uma prioridade na lista de comodidades essenciais de uma incorporadora de imóveis. Garagens bem equipadas com câmeras, portaria 24 horas e sistemas modernos de controle de entrada e saída fazem parte de um portfólio de serviços dos condomínios de luxo.
Projetos arquitetônicos de alto padrão
Uma das principais vantagens das propriedades de alto padrão são os projetos arquitetônicos bem estabelecidos, isto é, com um ambiente totalmente planejado para oferecer o maior conforto para os moradores. Boa parte dos imóveis na planta desse tipo de propriedade possuem acabamento impecável.
Por seguirem projetos modernos e sustentáveis, esses imóveis são construídos com materiais de acabamento dos melhores padrões estéticos, além de cumprirem inúmeras especificações arquitetônicas. Tudo isso para oferecer moradias inteligentes e autossustentáveis.
Tecnologia de ponta
Se há características em comum entre os imóveis de luxo, a tecnologia é uma das principais. Como dito anteriormente, esse tipo de residência exige maior investimento em segurança, além de seguir um padrão de construção moderna e tecnológica para dar conta de todo o aparato.
A automatização de sistemas é cada vez mais comum entre as propriedades de alto padrão. Iluminação, cortinas, portões, ar condicionado, câmeras, irrigação do jardim, alarmes… Tudo isso pode funcionar de maneira interligada por um simples aplicativo no celular, e toda essa comodidade tem um preço.
Áreas de lazer amplas
Independentemente de o imóvel ser um apartamento de alto padrão ou uma casa em condomínio fechado, há sempre uma área de lazer equipada para toda a família. Mesmo em edifícios prediais, é possível encontrar propriedades com varandas amplas com churrasqueira e até piscina.
Nos espaços compartilhados, jardins internos, playground, quadras poliesportivas e áreas para churrasco são frequentemente observadas – tanto no térreo como nas coberturas. Serviços extras como manobristas e concierges também são comuns nesse tipo de imóvel, tudo para garantir a melhor qualidade de vida.