Uma das etapas obrigatórias para quem está tentando realizar o sonho de ter a casa própria pelo financiamento é a análise de crédito imobiliário. Mas você sabe como ele funciona?

O primeiro passo para conhecer o que é a análise de crédito imobiliário é entender que esta é uma etapa que garante a segurança do processo tanto para o contratante como para a instituição financeira. Isso porque esse estágio mostra ao banco que você tem condições de pagar as parcelas, evitando endividamentos.

Porém, mesmo entendendo o seu papel na hora de adquirir um financiamento de imóvel, nem sempre essa é uma etapa fácil. Com o objetivo de te ajudar a ter mais chances de aprovação, a seguir, explicaremos mais sobre como é feita a análise de crédito imobiliário. Confira.

Na prática, como funciona a análise?

Assim que tiver um imóvel em vista, você deverá ir até um banco e solicitar a análise de crédito. Além disso, uma série de documentos será apresentada, como o RG, CPF, comprovantes de residência, entre outras informações sobre o seu perfil financeiro — profissão, escolaridade e estado civil.

Em alguns casos, ainda é solicitada uma ficha cadastral para ser preenchida com os seus dados pessoais. Lembre-se de levar o máximo de documentos, já que é possível que peçam alguns papéis específicos, como a Carteira de Órgão, o passaporte ou a CNH. Veja, a seguir, quais os passos a serem cumpridos.

  1. Cadastro: o primeiro contato com a financeira, que irá indicar as suas informações pessoais;
  2. Documentação: a entrega de todos os documentos que comprovem a veracidade das informações que você passou;
  3. Avaliação do imóvel: um profissional da instituição financeira irá até o apartamento ou a casa para avaliar o bem;
  4. Liberação do crédito: o passo final é a realização da análise de crédito imobiliário, na qual o agente financeiro irá aprovar ou não o pedido e te indicar o número das parcelas, além de outras informações do contrato.

Atenção aos comprovantes de renda!

Outro documento importante pedido nesta análise é o comprovante de renda. Isso porque o valor das parcelas não podem comprometer mais de 30% do orçamento mensal pessoal ou familiar.

Desta forma, na hora de apresentar o seu comprovante para a análise de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal, por exemplo, lembre-se que você pode levar o holerite, a carteira de trabalho e o DIRF (Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física).

“Eu sou trabalhador autônomo, como posso comprovar renda?”. Nesse caso, você pode apresentar os recibos de serviços prestados, o Decore (Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos), além do seu extrato bancário.

Se você já contratou um crédito, o seu histórico também conta

Se este é o seu segundo imóvel adquirido por meio de um financiamento imobiliário, saiba que o histórico do pagamento também será levado em consideração na análise.

Por isso, se você optou pela amortização no primeiro crédito imobiliário, é possível que as condições do contrato sejam mais vantajosas do que se você tivesse atrasado o pagamento de algumas prestações.

O que pode dificultar a aprovação do crédito imobiliário?

Existem outros cuidados que você deve ter na análise de crédito imobiliário, além dos já citados, como ter o seu nome cadastrado em um dos órgãos de proteção, o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa, por exemplo.

Além disso, problemas com o INSS ou a Receita Federal, como atraso na declaração do Imposto de Renda, podem aumentar as chances de ter o financiamento imobiliário negado. Por isso, antes de solicitar a contratação procure resolver os problemas com os órgãos públicos.

“Mas quanto tempo dura a análise de crédito imobiliário?”. Em geral, as instituições financeiras levam cerca de 1 dia para verificar e organizar a sua documentação. Porém, se você quiser descobrir as suas chances antes, faça uma simulação com a Melhortaxa.

Na Melhortaxa, você tem uma assessoria gratuita

Se, depois de usar o simulador, estiver procurando por uma empresa que te ajude a encontrar condições de contratos que se encaixam nas suas necessidades, conte com a Melhortaxa. Aqui, você encontra uma assessoria gratuita e personalizada, venha conferir.