Você encontrou o terreno ideal: boa localização e infraestrutura de água, esgoto e eletricidade instalada. Contudo, há um problema: você não consegue calcular a área porque as medidas dos lados do lote são diferentes. E vem a pergunta: como medir um terreno irregular?

Calcular a área de um terreno irregular e determinar quantos metros quadrados ele tem é fundamental para saber o quanto será usado de material de construção. Além disso, dá para fazer as contas e ver o valor do metro quadrado, e se ele está dentro do que é cobrado na região. Mas o terreno irregular traz alguns desafios. 

O que é um terreno irregular?

Não estamos falando de terrenos acidentados, com elevações bruscas, mas sim de um terreno com lados de medidas diferentes. É aqui que o desafio de medir terreno irregular aparece, pois não basta medir os quatro lados e somá-los em seguida.

É preciso conhecer o conceito de medição de área. Para formas retas, cujos lados formam um ângulo de 90°, multiplique o comprimento dos dois lados. Um exemplo: um terreno retangular com 4 m de um lado e 6 m do outro tem 24 m2 de área (4 x 6 = 24). Mas essa regra não é a mesma para um terreno irregular.

Como calcular a área de um terreno irregular?

O primeiro passo para calcular a área de terreno irregular é medir todos os lados do lote com uma trena. Estique-a ao máximo, de forma a evitar que se curve e dê uma medida errada. Um medidor de nível vai ajudar a mantê-la nivelada e traz mais precisão à medida.

Depois disso, meça a diagonal no terreno irregular e anote o valor. O objetivo é dividir o lote em dois triângulos que não são iguais e medir a área dessas duas formas. Para descobrir a área total do terreno, some os valores encontrados. Vamos ver como esse cálculo funciona para começar o trabalho de como medir um terreno irregular.

Fórmula de Heron – primeira parte

Ela simplifica muito o trabalho de como medir um terreno irregular. Em um dos triângulos formados com as medidas anteriores, nomeie cada lado como A, B e C. Vamos imaginar que esses valores são A = 10, B = 8 e C = 12. A primeira parte do cálculo é feita pela fórmula abaixo:

S = A + B + C

             2

S é de semiperímetro, já que estamos dividindo o terreno em 2; A, B e C, os lados do triângulo formado com a medição da diagonal. Esses valores somados são divididos por 2, para dar andamento ao trabalho de como medir um terreno irregular. Assim:

S = 10 + 8 + 12   →  S = 30  →  S = 15

              2                         2

como medir um terreno irregular

Fórmula de Heron – segunda parte

Uma vez descoberto o valor de S (15), vamos à segunda parte da fórmula, para calcular a área do primeiro triângulo. A área do triângulo é a raiz quadrada do valor do semiperímetro multiplicado pela subtração dele por cada um dos lados do triângulo; assim:

Área = S x (S-A) x (S-B) x (S-C)     

Área = 15 x (15-10) x (15-8) x (15-12)

Área = 15 x 5 x 7 x 3  → Área = 39,6 m2

Essa é a área de um dos triângulos. Agora, faça o mesmo procedimento para o outro triângulo no terreno e, por fim, some as áreas dos dois triângulos. Desse modo, você consegue saber como calcular a área de um terreno irregular. Com essa medida completa, já dá para começar a fazer os cálculos de construção.

A fórmula funciona para todos os tipos de terreno irregular?

Não. Ela depende de terrenos com lados retos para que o cálculo seja feito. Se um dos lados for arredondado, a forma de cálculo muda. Nesse caso, o ideal é consultar um engenheiro civil para fazer o cálculo de terreno irregular, pois isso envolve outras formas mais complexas de medição.

Outro detalhe que deve ser observado é se o terreno é muito inclinado ou tem desníveis acentuados. O cálculo da área total do lote é igual, mas o que interfere no resultado da área construída é como o local será aproveitado na construção. Pode ser necessário nivelar o terreno e, para isso, o indicado é contratar uma empresa especializada.

Área do terreno vs. área construída

É importante notar que a área do terreno é diferente da área construída. A do terreno compreende o do lote como um todo, cujo cálculo fizemos anteriormente quando falamos sobre como medir um terreno irregular. Já a área construída é a da construção e considera todos os pavimentos.

Isso significa que entram na conta as áreas de todos os cômodos da casa, garagem, lavanderia, e o que mais for coberto. Mas existem exceções. Como essa medição é usada como referência para o cálculo do IPTU, há locais que não são incluídos, como pergolados e coberturas de policarbonato.

Confira mais informações sobre imóveis na Melhortaxa!

Quer investir em terrenos, mas está em dúvida? Veja no blog da Melhortaxa mais informações sobre tributos, tipos de seguros residenciais, certidões, morar no campo ou na cidade, e outras, além de como medir um terreno irregular. Continue com a gente e fique por dentro!