Para responder à pergunta do título deste artigo, é importante analisar seus objetivos de vida porque, dependendo do que você espera, ter um espaço desse tipo pode ser uma ideia boa ou ruim. Dessa forma, vamos fazer um estudo para ver se investir em terrenos é um bom negócio.
A primeira pergunta é sobre o tempo que você tem. Se pode esperar para comprar o local e construir a sua casa, é uma ótima ideia adquirir um terreno. Assim, dá para planejar a estrutura da casa com calma, comprar os materiais necessários e contratar toda a equipe responsável pela obra.
Afinal, uma área aberta é bem mais barata que uma casa pronta. Sendo assim, investir em terrenos não é somente um dos tipos de investimento, mas uma boa aquisição para a sua vida. Você pode começar a construção quando quiser e puder, pois ele estará sempre ali.
Por outro lado, se você tem pressa para morar logo em sua casa, procure comprar a residência já pronta. O valor é bem mais alto, mas se esse é o seu objetivo, estude bem a localização e as opções de financiamento. Desse modo, a decisão fica mais fácil.
Posso financiar um terreno?
Terrenos podem ser financiados da mesma forma que casas. Há bancos que financiam até 70% do valor da área, ou seja: uma vez que o processo for aprovado, o comprador entra com 30% do preço do terreno, e a instituição financeira, com 70%.
A Caixa Econômica Federal tem propostas de financiamento que variam de 60% a 70% do valor total. Com tudo acertado, é só pagar as parcelas ao banco e já ir se preparando para adquirir os materiais de construção, a planta do imóvel e as demais providências.
Aqui, há um detalhe que deve ser levado em conta para decidir se o investimento em terrenos vale a pena: o dinheiro deve ser usado somente para o financiamento do terreno. Para construir a casa, é necessário ver outra forma de financiar a aquisição dos materiais. Então, trata-se de um planejamento de longo prazo.
Com o plano de financiamento em mãos, um detalhe importante é conhecer como os juros incidem sobre o valor total. Isso faz diferença porque se trata de uma operação a longo prazo. Então, é bom saber quanto você vai pagar no final para investir em terrenos. Vale pesquisar um pouco mais antes de fechar negócio.
Como começar a investir em terrenos?
Há uma série de detalhes que precisam ser vistos antes de aprender como investir em terrenos, bater o martelo e assinar o contrato de financiamento. Lembre-se que esse é um investimento de anos a fio, comprometendo uma parte do seu orçamento.
Portanto, um bom primeiro passo é ver o terreno ao vivo, já que uma coisa é olhar uma foto ou um anúncio e outra é pisar na terra, conhecer o tipo de solo e comprovar se ele é plano — é muito mais fácil construir em terreno plano do que em inclinado, que demanda maquinário para nivelá-lo.
Outro passo para investimento em terrenos é conferir a metragem. Aproveite que verá o terreno ao vivo e confira como as medidas são distribuídas. Um total de 500 m2 de área parece bastante, mas se ele for estreito de um lado e largo do outro pode arruinar seus planos de construir uma casa.
Outro detalhe importantíssimo é a localização, que depende do que você espera. Se quiser um lugar mais isolado, procure áreas distantes de centros comerciais. Caso busque algo perto da cidade, analise se o terreno está próximo de bairros mais populosos.
Também confira se ele tem o Registro Geral de Imóveis (RGI). Esse documento serve como o RG do terreno: significa que ele está legalizado e registrado na prefeitura. Embora sejam mais baratas, áreas irregulares não têm esse registro, então não dá para saber se elas estão em locais de mananciais ou proteção ambiental.
Quais são as vantagens de investir em terrenos?
Basicamente, há três possibilidades boas para investir em terrenos. A primeira delas é comprar a área para vendê-la no futuro. A segunda é construir seu próprio imóvel. A terceira é construir uma casa para vendê-la ou alugá-la.
Além desses motivos, investir em terrenos é um bom negócio por servir de herança para familiares e segurança financeira em caso de alguma emergência que exija uma reserva de dinheiro.
O terreno pode valorizar ainda mais se estiver próximo de projetos de novas rodovias, bairros ou estações de metrô. Outra vantagem é poder fazer o que você quiser com ele: construir uma casa, um prédio, um estabelecimento comercial, entre outras possibilidades.
Investir em terrenos também é sinônimo de economia. Mantê-lo limpo e com a grama cortada sai mais barato do que manter uma casa. O IPTU de uma área aberta também é mais baixo. Assim, é possível preservá-la por anos com um gasto relativamente pequeno.
Procure terrenos já registrados em cartório, com toda a documentação em dia. Isso é uma dor de cabeça a menos, já que você não terá trabalho em provar que ele é seu. Caso queira vendê-lo no futuro, tudo ficará mais fácil, e ele terá um valor maior.
Veja como financiar seu terreno com a Melhortaxa!
A Melhortaxa tem simuladores que calculam quanto você poderá financiar do seu terreno, em quantas parcelas e qual será o valor final. Essa é uma ótima ferramenta para já começar a planejar seu futuro com nossos especialistas.
Além disso, há muitas dicas para investir em terrenos e outras opções para fazer seu dinheiro render! Faça o cadastro em nosso site e fique por dentro das novidades.