Solicitar uma linha de crédito é uma das primeiras opções de quem está passando por dificuldades financeiras e não possui o montante à vista para quitar uma dívida. Todavia, o momento delicado pode fazer com que a pessoa ignore pontos importantes, o que resulta em um golpe de empréstimo.
Com o avanço da tecnologia e as facilidades impostas pelos serviços digitais, a contratação de crédito on-line cresceu entre os clientes que desejam adquirir um empréstimo. Porém, tamanha facilidade abre brechas para práticas suspeitas e sem regulamentação, aumentando o número de golpes pela internet.
Pensando em reforçar a sua segurança, a Melhortaxa preparou um conteúdo com os principais pontos que devem ser observados antes de você aceitar uma proposta. Confira as dicas a seguir para identificar um golpe de empréstimo pela internet e conhecer as melhores soluções para evitá-lo.
Como um golpe de empréstimo é feito?
O golpe de empréstimo é uma prática que costuma acontecer em canais on-line, como as redes sociais e os aplicativos de comunicação instantânea. A forma mais comum de aplicação ocorre por meio do envio de mensagens falsas, geralmente assinadas por contatos que se passam por empresas renomadas.
Na prática, os golpistas enviam ofertas atrativas por meio das plataformas, oferecendo juros mais baixos e liberação imediata do montante. Quando a proposta é aceita, os criminosos dão continuidade ao golpe do empréstimo pelo WhatsApp ou outros canais, solicitando um adiantamento de depósito.
O cliente envia uma quantidade X de dinheiro ao suposto representante da linha de crédito, ao passo que os cibercriminosos desaparecem e desativam os canais utilizados usados para falar com as vítimas. Como não há instrumento legal para dialogar, o solicitante se vê incapaz de recuperar o montante investido.
Sinais de fraude
Há diversos sinais que indicam que um golpe de empréstimo está sendo praticado. Entre eles, a solicitação de dinheiro via redes sociais — nenhuma empresa bancária trabalha dessa forma. Além disso, atente-se para as seguintes situações que caracterizam um golpe de empréstimo consignado, outra modalidade.
- Muita facilidade, como a ausência da necessidade de envio de documentos, especialmente para negativados;
- Taxas de juros muito baixas, principalmente quando comparadas com a média do mercado;
- Envio de uma conta bancária de pessoa física para o depósito das parcelas,
- Solicitação de depósito antecipado para a liberação do crédito solicitado.
Como proteger-se dos golpes digitais?
Infelizmente, os golpes são práticas comuns na internet, sobretudo, pela facilidade que os criminosos têm de passarem por empresas e pessoas. O primeiro sinal de que algo está errado é o contato realizado por canais não oficiais.
Se você está em dúvida sobre como fazer empréstimo pessoal, a negociação on-line é a última alternativa. Desconfie ao receber mensagens de supostas instituições financeiras pelo WhatsApp ou outras redes sociais – ainda mais se você não conhece a empresa em questão.
Recebeu uma mensagem suspeita e está em dúvida sobre a veracidade? Ligue imediatamente para o Banco Central pelo telefone 145 e solicite informações sobre a empresa. O Bacen é o órgão oficial que controla as entidades de crédito e os programas econômicos no país.
Além disso, é recomendável entrar em canais de avaliação, como o Reclame Aqui e o Procon, para procurar por relatos sobre a instituição. Outra dica é utilizar as próprias redes sociais a fim de encontrar comentários, notas e afins de clientes. Procure pelo máximo de opiniões possível.
Sofreu um golpe on-line? Saiba como agir
As dúvidas mais frequentes são em relação ao pós-golpe, ou seja, o que fazer quando cai em golpe de empréstimo? Nesse caso, se você não conseguiu identificar a ação criminosa e se tornou mais uma vítima, o primeiro passo é realizar um boletim de ocorrência na delegacia mais próxima.
Caso o criminoso seja descuidado, é possível encontrar uma maneira de rastreá-lo para reaver o dinheiro. Porém, é bastante incomum que isso aconteça. Sendo difícil de recuperar o montante transferido para o golpista, é possível assegurar ao menos a proteção dos seus documentos fornecidos.
Você também pode denunciar suspeitas de fraude pela internet. Sites como o Safe Browsing do Google oferecem uma ferramenta para relatar links suspeitos de e-mails ou mensagens recebidas. Em alguns sites de financeiras, ainda há listas de empresas fraudulentas para você evitar.
Por fim, mas não menos importante, lembre-se de que a contratação de uma linha de crédito deve ser avaliada com cautela desde o primeiro instante. Desconfie sempre de solicitação de montantes antecipados via redes sociais, essa é uma prática jamais realizada por qualquer instituição financeira séria.
Encontre a melhor linha de crédito com ajuda da Melhortaxa
Agora que você já sabe como reconhecer e se proteger de um golpe de empréstimo, a sua busca pela linha de crédito ideal ficará muito mais fácil. Além de avaliar os riscos envolvendo a solicitação on-line, é importante encontrar uma opção que se encaixe no seu orçamento.
A seção sobre crédito do blog da Melhortaxa está repleta de informações úteis para você se planejar financeiramente, além de dicas para economizar e quitar suas dívidas com as melhores taxas do mercado. Confira!