Quem mora em grandes cidades convive com barulho, trânsito, muita gente, poluição e insegurança, por exemplo. A partir disso, é quase inevitável não pensar em morar no interior, um lugar mais tranquilo, natural e sem tanta badalação. Porém, você tem certeza que essa é uma boa ideia?

Com a pandemia, as buscas por morar no interior cresceram ainda mais. Afinal, com muitas pessoas trabalhando em casa, em home office, não há a necessidade de se deslocar até o local de trabalho. Afinal, com internet, dá para fazer tudo em casa.

Aliás, essa tendência já ocorre entre os mais jovens. O estudo Better Living Program, publicado pelo UOL, foi feito em 13 países (incluindo o Brasil) e mostra que 46% dos entrevistados acham que uma vida mais sustentável é encontrada no interior.

A faixa etária dos participantes é de 15 a 20 anos, ou seja, um público que vai comprar imóveis em 2030 — horizonte de tempo no qual a pesquisa foi feita. Se esses jovens já pensam em sair das cidades, imagina quem é mais maduro e quer morar no interior agora?

Do que precisa para morar no interior?

Quero morar no interior, mas será que essa é uma boa ideia? Antes de fazer a mudança, é bom considerar uma série de fatores, pois uma coisa é ir para lá nos feriados, visitar familiares ou descansar durante alguns dias, outra bem diferente é viver permanentemente na região.

Então, pense em alguns detalhes antes de tomar essa decisão tão importante. Procure por uma cidade com uma infraestrutura mínima. Caso você tenha filhos, verifique se há escolas perto. Supermercados, farmácias, postos de saúde ou atendimento via convênio médico são outros detalhes que precisam ser pesquisados.

Pergunte-se: o acesso ao comércio é fácil? Há internet de boa qualidade? As vias e as estradas estão bem conservadas? Os serviços de entrega vão encontrar o endereço com facilidade?

Esse cuidado é importante porque quem quer sair da cidade se sente bastante atraído pela ideia de “larguei tudo e fui morar no interior”. No entanto, as pessoas que tomaram essa atitude pensaram muito antes de decidirem arrumar os móveis e contratar o caminhão de mudança.

morar no interior

Morar em cidade menor ou sítio?

Aqui, depende do que você espera para morar no interior. Caso queria um local menor, mas com as facilidades da cidade, vale cogitar em algo no centro do município. Pondere o que vale mais: apartamento ou casa, comprar ou alugar. Visite a região por alguns dias. Se você tiver algum amigo ou familiar que mora lá, será ainda melhor.

Outro detalhe: você quer se mudar em um curto ou longo prazo? É interessante verificar isso antes de já ir arrumando as coisas para morar no interior. Caso o tempo não esteja a seu favor, procure por casas já prontas. Por outro lado, se prefere esperar, busque terrenos para construir. 

Se a ideia é ficar em locais mais isolados, vale a pena morar no sítio. Há empreendimentos imobiliários que vêm pensando nisso e criando condomínios de sítios. Assim, dá para juntar um pouco dos dois mundos: viver no interior sem deixar o conforto da cidade.

Por fim, é hora de arrumar as malas. Classifique os itens por setores e embale os mais delicados. Com uma caneta ou um adesivo, identifique quais caixas são de quais cômodos. Procure uma empresa de transporte confiável e marque o dia da mudança. Abaixo, veja quais são as vantagens de morar no interior.

1. Facilidade de transporte

Vivendo em cidades menores, geralmente, você não leva muito tempo para ir de um lugar a outro. Portanto, dá para ir ao mercado, à farmácia, à loja de ferramentas ou material de construção sem ficar horas preso no trânsito.

2. Moradores são mais próximos

Tendo ou não vizinhos por perto, as pessoas que moram no interior gostam mais de conversar e são mais prestativas, especialmente com quem chegou há pouco tempo na região e está conhecendo a cidade.

3. Natureza perto

A região em volta da cidade tem mais área verde, e não estamos falando somente de parques. Se você escolher viver em um sítio, o contato com animais pode ser mais intenso. Assim, todo mundo sai ganhando: crianças e adultos.

4. Melhor qualidade de vida

A união de menos trânsito e poluição com mais área verde e tempo disponível proporciona uma melhor qualidade de vida. Até a violência no interior tende a ser menor que em grandes centros. 

5. Aproveite para investir

Dependendo da cidade, é possível implementar determinadas facilidades encontradas em grandes cidades. Se for o caso, investir em franquias de alimentação ou lojas especializadas é uma boa ideia.

6. Custo de vida

Geralmente, alimentação, contas de água, luz e lazer tendem a custar menos no interior do que nas grandes cidades. Porém, se você quiser algo mais específico ou diferente, pode pagar mais caro — algo que não aconteceria em uma metrópole, onde é possível encontrar muitos itens com mais facilidade.

Quer mudar-se para o interior? Faça uma simulação de financiamento imobiliário com a Melhortaxa!

Antes de chamar o caminhão de mudança para morar no interior,  simule financiamentos de casas, apartamentos ou sítios com a Melhortaxa. Assim, você não é pego de surpresa na hora de comprar seu imóvel ou terreno no campo. Com isso, já dá para começar a embalar os móveis!

Temos analistas especializados que podem orientá-lo sobre a melhor forma de financiamento e juros, além de cuidados com o futuro imóvel. Acesse e confira agora mesmo!