Viver em uma cidade grande tem vantagens e desvantagens, por isso, escolher o bairro certo faz toda a diferença na hora de comprar um imóvel. Engana-se quem pensa que metrópoles possuem apenas regiões movimentadas. Se você procura por sossego, um bairro residencial é a escolha certa.
Mas, afinal, como são as características desse tipo de bairro? Geralmente, dominado por residências mais amplas e comércios regionais, ele oferece maior tranquilidade para quem busca viver em locais seguros e sem tráfego intenso de carros, por exemplo. Em contrapartida, pode ficar afastado do centro.
Você está procurando um imóvel, mas não conhece as diferenças entre bairro residencial, comercial e industrial? Acompanhe o texto a seguir e saiba quais são as vantagens de morar nesse estilo de localização.
Quais são as características de um bairro residencial?
Para você entender o que é um bairro residencial, basta imaginar regiões onde prevalecem construções de casas e/ou condomínios — ao contrário dos bairros comerciais, por exemplo, que são dominados por empreendimentos empresariais e, quando possuem residências, são focados em prédios.
Morar em bairro residencial não significa estar afastado do comércio: ao financiar uma casa nesse tipo de região, provavelmente, se deparará com estabelecimentos voltados para a venda de produtos locais. Farmácias, mercearias e padarias são frequentemente vistos em bairros com essa característica.
Quando você se pergunta o que é bairro residencial e comercial, basta levar as palavras nos sentidos literais. Enquanto o primeiro é voltado para imóveis amplos e de maior personalidade, o segundo pode, sim, possuir residências, mas geralmente é focado em edifícios, estando numa região mais central e movimentada.
Quais são os benefícios de morar em um bairro residencial?
Se você está em busca de um imóvel para chamar de seu, é muito importante pesquisar sobre o mercado imobiliário, além de analisar o orçamento para garantir que o negócio seja fechado da melhor forma. Saiba o que encontramos num bairro residencial a seguir.
Menos movimento e mais tranquilidade
Uma das principais vantagens de viver em bairro residencial é que esse tipo de região costuma oferecer menos tráfego de veículos e uma vida mais tranquila — mesmo em grandes cidades. O comércio local atende à população de maneira eficaz. Dessa forma, torna-se menor a necessidade de locomoção até o centro.
Com menos edifícios empresariais, é natural que haja silêncio até em horário comercial. Se você procura por um lugar ameno para morar, esse tipo de bairro é perfeito para as suas necessidades. Outro ponto positivo é a segurança, que se destaca quando comparada a regiões de movimentação.
Vegetação e parques para a família
Passear pelo parque aos domingos é um dos seus programas preferidos? Então, um imóvel em uma região residencial também contribuirá para uma melhor qualidade de vida para você e sua família. Isso porque é nessas regiões onde se concentram os parques públicos, além de ruas mais arborizadas.
Porém, qual a importância das áreas verdes em um bairro residencial? Para quem deseja morar bem, elas fazem toda a diferença! Por serem dominados por casas e condomínios, os bairros residenciais se beneficiam da vegetação a partir do momento que as residências se tornam mais frescas e personalizadas.
Valorização do imóvel
Por falar em imóveis bem avaliados por conta de ruas arborizadas, há outro fator que contribui para a valorização: bairros bem servidos, seguros e tranquilos. Nesse ponto, uma região residencial leva vantagem quando comparada a bairros comerciais e industriais, seja para casa ou apartamento.
Não podemos deixar de comentar que cresce a procura por famílias que desejam qualidade de vida em casas mais amplas, além de privacidade e maior metragem do imóvel. Aqui, há outro benefício para quem escolhe os bairros residenciais: o valor de um apartamento de 40 m² no centro de São Paulo, por exemplo, é maior que uma casa de 200 m² em uma residência de subúrbio.
Dicas sobre onde morar? Conte com a Melhortaxa
Agora que você conhece as principais características de um bairro residencial, fica mais fácil definir a melhor região para o seu próximo imóvel. Se ainda há dúvidas, e você deseja se informar sobre o mercado imobiliário, a Melhortaxa pode te ajudar!
Confira outros textos em nosso blog e fique por dentro de dicas sobre onde morar, quais são os principais bairros das capitais brasileiras e muito mais. Planejamento imobiliário é o primeiro passo para definir escolhas certeiras!