Antes de comprar um imóvel, é necessário pensar em diversos detalhes que, em longo prazo, podem fazer toda a diferença no seu conforto. O tamanho do ambiente costuma ser a grande questão, levantando a velha dúvida: qual é melhor, casa ou apartamento?

A resposta é: depende. É preciso analisar diversos pontos, como estilo de vida, planos para o futuro, tamanho da família e afins. Confira, a seguir, algumas informações que podem ajudar você na escolha do seu novo lar

Razões para morar em uma casa

A primeira questão ao decidir entre morar em casa ou apartamento é a liberdade. Quem mora nesse tipo de imóvel não precisa lidar com regras impostas para a boa convivência em condomínio. Aqui, quem impõe as normas é o dono do imóvel.

Quem preza pela privacidade costuma ficar em dúvida entre apartamento ou casa. Nesse contexto, a casa oferece uma maior sensação de preservação da sua vida particular, especialmente por conta da distância entre os vizinhos. 

Barulho

E por falar na distância entre vizinhos, o barulho também pode ser um fator decisivo no momento de escolher entre morar em casa ou apartamento: a casa dará a certeza de não ser incomodado com o salto alto da vizinha ou com as unhas do cachorro no assoalho. 

Mas há outro lado. Morar em casa não tem a figura do síndico para resolver pendências entre vizinhos, e o barulho é um deles. Podem ser animais de estimação, vizinhos ouvindo música alta ou conversando até tarde da noite.

Condomínio

Entre casa ou apartamento, no caso da casa não será necessário se preocupar com o pagamento de condomínio, que pode acabar pesando no bolso em algum momento. Mesmo que a casa produza despesas, dependendo do tamanho da família elas podem ter o valor inferior ao de condomínio.

A casa oferece, ainda, maior espaço para fazer um jardim e ter animais de estimação, por exemplo. Trocar uma varanda gourmet por um quintal pode parecer muito mais atrativo, também, para quem gosta de organizar festas. 

Razões para morar em um apartamento

Na decisão entre morar em apartamento ou casa, o apartamento é muito buscado, principalmente por quem mora sozinho ou por casais. Enquanto a casa oferece maior sensação de liberdade, o apartamento dá mais segurança, especialmente para quem passa muito tempo fora.

Mas, ao contrário do que muitos pensam, morar em um condomínio também pode ser vantajoso para quem tem filhos. O lazer oferecido, somado à oportunidade de conhecer outras crianças “sem sair de casa”, dá mais tranquilidade para os pais, sem contar que os pequenos vão socializar com mais facilidade.

casa ou apartamento

Manutenção

Outro ponto favorável de morar em apartamento é não precisar se preocupar com manutenções, como problemas com abastecimento de água, reforma de fachada ou manutenção de piscina e demais áreas comuns. O próprio condomínio se encarrega de fazer esses reparos de tempos em tempos.

Lazer

O grande diferencial na batalha casa x apartamento são as opções de lazer. Em um condomínio, você pode acessar a piscina, sala de jogos, jardim e até mesmo bares e rooftop. Em uma casa, ter ao menos uma dessas opções seria muito mais caro.

Especialmente para quem trabalha em esquema home office, essas opções de lazer somam pontos. Não ter de sair de casa para levar os filhos a um parque, ou poder ir à piscina, ou a um bar, são opções de conforto.

Outros pontos a serem analisados

Não é apenas o conforto e o estilo de vida que devem ser responsáveis pela escolha de morar em apartamento ou casa. O lado financeiro também precisa ser levado em consideração. 

Para quem pretende morar de aluguel, por exemplo, é válido estudar as diversas opções e os valores disponíveis no mercado. Dependendo da localização e até mesmo das necessidades do dia a dia, pode valer mais a pena morar em um apartamento.

O que é mais barato: casa ou apartamento?

Depende. É importante considerar uma série de fatores que podem encarecer mais a casa ou apartamento. Alguns deles são o tamanho do terreno, da área construída, da localização, se há transporte público ao redor, as vias de acesso, a conservação, entre outros.

Um detalhe a ser notado na casa ou no apartamento é a idade da edificação. Casas ou apartamentos mais antigos tendem a ser mais baratos, mas é fundamental ver se o imóvel se encontra em boas condições. Geralmente eles são mais amplos, com janelas maiores, mas podem ter limitações na parte elétrica, por exemplo.

Vendo por esses ângulos, alugar uma casa pode ser mais barato que um apartamento. O mesmo vale para quem pretende comprar com a ajuda de um financiamento. É necessário avaliar todas as opções disponíveis antes de decidir se é melhor morar em casa ou apartamento.

Escolha sempre a melhor opção

Após definir se, para você, é melhor morar em casa ou apartamento, chega o momento de decidir o melhor financiamento a fazer se o plano é comprar a residência. 

Nessa questão, a Melhortaxa pesquisa, junto a instituições financeiras, os melhores juros e as condições para o seu bolso. Cadastre-se no nosso site e se surpreenda com as soluções que nós oferecemos.